Pular para o conteúdo principal

SAÚDE: Especialista alerta para prevenção de dengue e síndromes gripais

Hábitos diários ajudam a combater as doenças, como higienizar as mãos, usar repelentes e não deixar água parada exposta em casa

Foto: Pixabay
O período de chuvas começa a se intensificar em boa parte do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste devido aos fatores climáticos das regiões, e algumas doenças como as Síndromes gripais (Influenza A (H1N1) e Influenza B), doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, (dengue, zika e chikungunya), são motivos de preocupação para a maioria da população, principalmente a que mora em áreas afetadas pelo grande volume de águas. 

De acordo com o Superintendente Nacional de Rede Própria do Hapvida, Anderson Nascimento, essas são doenças graves que todos os anos acometem a população e precisam de cuidados, isso porque elas podem ser confundidas com os sintomas da gripe, gerando complicações no quadro, caso não sejam tratadas. “É de fundamental importância a população reconhecer os sintomas dessas doenças e buscar atendimento médico. Os principais sintomas se manifestam, principalmente, através de dores no corpo, febre, tosse, desânimo, dor atrás dos olhos, dor de cabeça e dor de garganta. Nas crianças, pode ocorrer coriza (secreção no nariz), olhos lacrimejando e tosse. Procurar uma unidade de saúde o mais breve possível pode salvar vidas”, explica o médico.

O especialista afirma que é necessário redobrar a atenção durante o regime de chuvas e tomar as devidas precauções. “Caso o paciente tenha apresentado algum desses sintomas e tenha sido medicado no centro médico, mas não apresentou melhoras, a recomendação é voltar rapidamente para o hospital, fazer os exames necessários para que seja possível diagnosticar a enfermidade de forma acertada e ficar em observação”, esclarece Anderson.

Além disso, Anderson alerta para o público jovem estar mais atento aos sintomas e buscar atendimento médico, haja vista que essa população não se encontra no grupo prioritário de vacinação, mas quando são acometidos pelas doenças podem sofrer danos irreversíveis.

Prevenção
O médico garante que alguns cuidados básicos podem contribuir para se prevenir dessas doenças, principalmente da dengue. “Medidas simples como usar telas nas portas e janelas, evitar o acúmulo de água em recipientes e pneus, limpar calhas, piscinas e aquários e colocar areia nos vasos de plantas, são ações importantes para proteger todos da casa contra o mosquito causador da dengue. É fundamental também as famílias criarem uma rotina semanal de checar os reservatórios para evitar criadouros dentro do mosquito nas casas”, destaca Anderson.

Com relação às síndromes gripais, o especialista explica que transmissão pode ocorrer através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, espirrar e tossir ou por meio das mãos (tocando boca, nariz e olhos) após contato com locais contaminados.

Por isso, as recomendações para se prevenir são: não compartilhar alimentos, copos toalhas e objetos de uso pessoal; lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; e procurar um médico ou unidade de saúde mais próxima em caso de gripe para diagnóstico.

A influenza é uma doença transmitida através do vírus influenza e provoca febre, dores de garganta e outros sintomas. A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, podendo haver anos com maior ou menor intensidade de circulação de vírus influenza. Os sintomas da influenza A aparecem entre 3 e 7 dias após contato com o vírus. Existem outros tipos de influenza que podem trazer danos à saúde.

Já a dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue transmitidas pelo Aedes aegypti: sorotipos 1, 2, 3 e 4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
Linerik Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEGUNDA INSTÂNCIA: Ex- gestor apodiense é absolvido em segunda instancia de suposta falta de prestação de contas de recursos federais oriundo da Funasa

A assessoria jurídica do ex-prefeito Flaviano Moreira, entrou em contato com nosso blog e nos informou que, devido matéria do blog estar circulando em redes sociais da cidade onde o ex-prefeito havia sido condenado e ficado inelegível em uma ação de falta de prestação de contas de recursos da Funasa. A assessoria jurídica esclarece que o ex-gestor foi absolvido em segunda instancia da então condenação em primeira que, se deu, pelo fato do ex-prefeito supostamente não ter prestado contas de recursos federais oriundos da União, obtidos através da Funasa. Clique nesse link e acesse a matéria.a assessoria informou que recorreu ao TRF onde o recurso foi aceito e o julgamento se deu em março desse ano foi absorvido do fato de não ter remetido uma documentação. “A documentação não estava em poder dele e era referente a um contrato que tinha sido executado na gestão de 2012 para trás”, informou a acessória. “A decisão favorável provou que ele não manuseou o recurso e o TRF entendeu que o ex-ge…

OBRAS: E o prefeito Alan Silveira deve superar gestões anteriores em termos de obras e ações

O que ninguém acreditava que poderia acontecer deve acontecer. Se fizer um apanhado de todas obras e ações até então, o atual prefeito do Apodi, Alan Silveira, já deve ter deixado para trás gestões anteriores em termos de obras e ações realizadas. Sem sacrificar setores do município, sem sacrificar o funcionalismo, sem precisar fazer economias, sem fazer chororô, sem fazer qualquer reclamação semanalmente nos programas de rádios de precatórios ou coisa do gênero – a propósito, coisa que nem se ouve mais falar como um grande empecilho aos cofres do município, o prefeito Alan vai servindo ao município do Apodi e, ao mesmo tempo, enchendo o município de obras. A isso eu chamo administrar com competência.Uma boa parte delas podemos presenciar através das redes sociais nos últimos meses através das redes sociais. É uma pena que a pandemia não tem permitido que o povo não pode comparecer a essas entregas. Mas deve vir muito mais por ai.

RENOVAÇÃO: Com nome em alta, ex-secretário Railton Diógenes se destaca entre os pré-candidatos para renovar a Câmara de Apodi

Desde que os pré-candidatos iniciaram a viabilização de seus nomes para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Apodi, o ex-secretário de Finanças e contador Railton Diógenes tem se destacado dentre todos os colegas. Ele anunciou sua pré-candidatura a vereador no mês passado e defende a renovação da Câmara.
Railton assumiu a Secretaria Municipal de Finanças no início do mandato do prefeito Alan Silveira, em 2017, e se afastou no final de março deste ano para trabalhar o seu nome. Desde então, tem conseguido apoios importantes em todas as classes da sociedade e, por conta da popularidade, chegou a ser cotado como pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Alan Silveira. 
“Apesar de estar com o nome em alta, eu sei que ainda vou enfrentar muitas dificuldades, como qualquer pré-candidato. Por isso continuo trabalhando, ouvindo as pessoas e somando ideias que possam agregar à nossa caminhada, ao nosso objetivo”, comentou Railton.
Nascido e criado na região da Areia, Railton vem de família po…

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

Na natureza, tamanho pode ser documento. A notícia que uma lula encontrada nas Ilhas Malvinas tem um pênis do comprimento do seu corpo causou certo espanto, mas ela está longe de ser exceção.

O homem Nesta proporção também se enquadra o homem. Em média, o tamanho médio dos pênis varia entre 12 e 15 centímetros em estado ereto, apesar de depender de diversos fatores como raça, biotipo, genética e tamanho da pessoa.
Portanto, não há uma definição específica para o tamanho do Pênis na nossa espécie. Segundo a enciclopédia científica, pênis apenas com 7 cm ou menos em estado de ereção são considerado pequenos.
A baleia-azul
A baleia-azul (Balaenoptera musculus), que chega a ter mais de 30 metros de comprimento, é considerada pelos cientistas a espécie mais bem dotada do reino animal, pelo menos em termos absolutos: o órgão sexual de um macho adulto atinge mais de 2 metros de comprimento -- mas isso significa apenas 7% do tamanho de seu corpo.
A Lula Na natureza, o tamanho do aparelho reprod…

CULTURA: Prefeito Alan Silveira investe 18 mil em famílias de artistas apodienses desempregadas pala pandemia

Com essa pandemia interminável, a prefeitura do Apodi estar investindo 18 mil entre classe de artistas apodienses que estão sem poder trabalhar a mais de 4 meses.

Serão 07 lives produzidas com esse investimento através de um projeto elaborado pela classe de músicos apodienses e abraçados pela prefeitura municipal do Apodi. 


É um projeto onde todos saem ganhando. Ganham os músicos parados a tanto tempo e ganha a cultura Apodiense. 


Serão 50 famílias de artistas beneficiadas. A classe de artistas apodienses, em especial os músicos, estão sendo as mais prejudicadas por esse marasmo todo. É uma atitude de extrema nobreza por parte do prefeito dessa cidade. 


Trata-se de um recurso providencial aqueles que estão a tanto tempo sem trabalho e não tiveram acesso ao auxilio emergencial do governo federal. É por essas e outras que Alan Silveira tem hoje uma liderança no patamar que se encontra. Ele tem a sensibilidade de olhar o próximo e estender a mão.