Pular para o conteúdo principal

PROJETOS: Penitenciária de Mossoró ativa projetos de agricultura

Credito: Assessoria.
Levar trabalho às unidades prisionais do Rio Grande dfo Norte tem sido uma das prioridades da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap). E no Complexo Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró, a terra voltou a ser semeada pelos internos. É o começo de um projeto maior que prevê novas lavouras, hortas orgânicas e o cultivo de 10 mil mudas de caju para doação aos atingidos pela seca.

O diretor da unidade penal, agente penitenciário Márcio Morais, no cargo há apenas 40 dias, explica que a terra foi preparada no dia 21 de setembro, com o arado do solo e instalação da irrigação, e que a plantação começou no dia 11 de outubro. “São cinco hectares de milho e três hectares de Jerimum cultivados por dez voluntários com experiência em agricultura. Esses internos terão direito a remição da pena de acordo com a Lei de Execuções Penais. A cada três dias de trabalho, um de remição. Esse tempo remido contará para seu livramento condicional”, falou. A ideia, explica, é replicar os conhecimentos do campo para outros internos.

A Seap tem estimulado o trabalho e a educação no Sistema Penal. O secretário Pedro Florêncio explica que o objetivo é manter o controle, a segurança e a disciplina nos presídios e levar ações que promovam a ressocialização como a realização de cursos profissionalizantes e de qualificação de mão de obra. “Estamos fazendo um convênio com a Secretaria de Agricultura para cultivo de mudas de caju na Mário Negócio. Vamos produzir mais de 10 mil mudas para doar aos municípios que tiveram prejuízo nas plantações de caju com a seca”, disse o secretário.

Os próximos passos são iniciar a cultura de melancia e mamão e uma horta orgânica no setor feminino da unidade. “Temos cerca de 500 hectares de terras férteis, água e muitos internos e internas dispostos a trabalhar. A Seap está buscando a Emater como parceiro nos projetos de agricultura”, disse Márcio Morais. Essa primeira colheita já tem destino certo. O milho será usado para alimentação do gado e porcos criados na unidade agrícola. E o jerimum doado para escolas, creches e instituições de caridade de Mossoró.  Estamos em busca de parcerias para novos projetos”, falou.  
EDUCAÇÃO
Quarenta intenos do Complexo Penal Dr. Mário Negocio deram início esta semana ao curso de qualificação de padeiro e pedreiro promovidos pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) através de contrato com o Senai. São duas turmas, uma com 20 mulheres e outra com 20 homens, inscritos nos cursos com 160 horas aula.

O contrato entre Seap e Senai, no valor de R$ 245 mil,  contemplará 12 turmas em turmas de eletricista instalador predial, pedreiro de alvenaria, pintor de obras, padeiro, mecânico de automóveis, pintor de automóveis, eletricista de automóveis, instalador hidráulico e lanterneiro de automóveis.
Assessoria de Comunicação/ SEAP-RN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

Na natureza, tamanho pode ser documento. A notícia que uma lula encontrada nas Ilhas Malvinas tem um pênis do comprimento do seu corpo causou certo espanto, mas ela está longe de ser exceção.

O homem Nesta proporção também se enquadra o homem. Em média, o tamanho médio dos pênis varia entre 12 e 15 centímetros em estado ereto, apesar de depender de diversos fatores como raça, biotipo, genética e tamanho da pessoa.
Portanto, não há uma definição específica para o tamanho do Pênis na nossa espécie. Segundo a enciclopédia científica, pênis apenas com 7 cm ou menos em estado de ereção são considerado pequenos.
A baleia-azul
A baleia-azul (Balaenoptera musculus), que chega a ter mais de 30 metros de comprimento, é considerada pelos cientistas a espécie mais bem dotada do reino animal, pelo menos em termos absolutos: o órgão sexual de um macho adulto atinge mais de 2 metros de comprimento -- mas isso significa apenas 7% do tamanho de seu corpo.
A Lula Na natureza, o tamanho do aparelho reprod…

PANDEMIA: Falece de covid-19 em Mossoró 3º Apodiense

Mais um apodiense faleceu vítima da COVID-19. Sidney (45), estava internado na UTI em Mossoró lutando pela vida. Foi bravo, mas foi vencido. Teve duas paradas cardíacas e não resistiu na segunda no final da tarde início da noite de hoje (22). Infelizmente. Muito triste.
Nossos pêsames aos familiares. Sidney foi o terceiro Apodiense morto pelo coronavírus. Deus proteja a nós todos.

CIÊNCIAS: Vale apena saber – Porque quando estamos gripados não sentimos o cheiro nem sabor das coisas?

Quando você está com gripe ou resfriados você quase não sente o cheiro das coisas. Quanto ao sabor é como se tivéssemos comendo palha. Mas será por que isso acontece?
Ao ficarmos gripados ou resfriados as células que formam a mucosa nasal produz excesso de muco (espécie de liquido pegajoso) na tentativa de diminuir a irritação causada pelos agentes causadores da infecção.
Dessa forma o excesso de muco dificulta a chegada das moléculas de odor, que se propagam no estado gasoso, até as células receptoras de olfato e com isso há uma diminuição nesse sentido.
Além disso, os próprios vírus afetam células olfatórias prejudicam ainda mais o funcionamento do olfato. Como o olfato interfere na identificação dos sabores esse sentido também fica prejudicado, daí você também não sentir o gosto.
É isso ai, repouso, boa alimentação e muito líquidos são fundamentais na recuperação contra gripes e resfriados. Agora você ficou sabendo por que não sentimos cheiro nem o sabor quando estamos com gripe e resf…