Pular para o conteúdo principal

PREMIAÇÃO: Projeto de mineração do IFRN conquista prêmio em São Paulo

APL mineral/Divulgação IFRN.
O Núcleo de Extensão e Práticas em Processamento Mineral (Nepprom), coordenado pelo servidor Elias Nunes, do Campus Avançado Parelhas do IFRN, conquistou o 2º lugar no Prêmio Nacional de Melhores Práticas da Rede APL Mineral. O projeto, que tem como finalidade a prestação de serviços gratuitos na área de processamento mineral - para os mineradores de pequeno porte e garimpeiros do município de parelhas/RN e cidades circunvizinhas -, foi premiado em solenidade durante o XVI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, nesta quarta-feira (20), juntamente com o XIII Encontro do Comitê Temático Rede APL Mineral, realizado esta semana, em São Paulo, na cidade de Santa Gertrudes.

Sobre o Núcleo
No Núcleo são realizados ensaios de cominuição, direcionada a processos de britagem e moagem de minérios; preparação de amostras (homogeneização e quarteamento); classificação mineral, com peneiramento via úmido e seco, análise granulométrica, classificador espiral; hidrociclonagem; concentração mineral - através de separação magnética e eletrostática -, além de concentração gravimétrica, centrífuga e flotação; e ensaios físico-químicos, como secagem, pesagem, queima, e caracterização tecnológica.

O Núcleo é composto por uma equipe de alunos e servidores, que fornecendo meios e recursos para superar esse enorme gargalo ainda existente na região. Mantendo e incrementando um relacionamento transparente entre o IFRN e os garimpeiros da região, baseando-se sempre na responsabilidade e confiança, ampliando o alcance da atuação do Campus Parelhas, no que diz respeito à ensino, pesquisa e extensão, além de atuar na formação acadêmica e contribuir com a prática profissional dos alunos do curso técnico em mineração que prestam os serviços no Núcleo.

Ninguém faz nada sozinho! Esse prêmio é de todos aqueles que estão comigo, diariamente, desenvolvendo essa prática. É o reconhecimento de um trabalho coletivo, e de dedicação no Nepprom. É de vocês, para vocês!”, disse Elias Nunes, referindo-se aos alunos bolsistas e voluntários envolvidos no projeto.

O prêmio APL
O Prêmio Melhores Práticas em APL de base mineral é uma realização do Governo Federal através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, que busca chancelar, reconhecer e disseminar as atividades e/ou projetos exitosos implementados por empresas e seus profissionais, no segmento da mineração em pequena escala, organizadas sob a forma de APL de base mineral, mediante esforços próprios ou em parcerias com outras entidades - empresas, universidades, centros de P&D, consultoria técnica, laboratórios, agências de fomento, cujos resultados apresentam ganhos ambientais, financeiros e de mercado, dando visibilidade à sociedade, sensibilizando e estimulando outros atores da cadeia produtiva da indústria mineral do país a replicarem esse tipo de ação.
Assessoria de Comunicação Reitoria | IFRN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREVISÕES: Base do prefeito Alan deverá ter maioria maciça na câmara no pleito 2020

Com a gestão Alan Silveira indo de vento em poupa e, com expectativa de um dos pleitos mais fáceis de todos em tempos, aqui em Apodi, a base do prefeito Alan deve deslanchar e fazer uma maioria massiva na câmara de vereadores para a próxima legislatura, entre 08 a 09 edis. Quem sabe mais. A base do prefeito Alan é composta por 03 partidos na nominata: MDB, PL e SOLIDARIEDADE. O MDB municipal deverá eleger entre 05 a 06 vereadores, o PL deve eleger 02 e o SOLIDARIEDADE deverá eleger 01.Por sua vez, a oposição deverá ficar com um restrito numero de representantes na câmara indo de vez a bancarrota, não ultrapassando 04 representantes. Quem sabe até menos.

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

Na natureza, tamanho pode ser documento. A notícia que uma lula encontrada nas Ilhas Malvinas tem um pênis do comprimento do seu corpo causou certo espanto, mas ela está longe de ser exceção.

O homem Nesta proporção também se enquadra o homem. Em média, o tamanho médio dos pênis varia entre 12 e 15 centímetros em estado ereto, apesar de depender de diversos fatores como raça, biotipo, genética e tamanho da pessoa.
Portanto, não há uma definição específica para o tamanho do Pênis na nossa espécie. Segundo a enciclopédia científica, pênis apenas com 7 cm ou menos em estado de ereção são considerado pequenos.
A baleia-azul
A baleia-azul (Balaenoptera musculus), que chega a ter mais de 30 metros de comprimento, é considerada pelos cientistas a espécie mais bem dotada do reino animal, pelo menos em termos absolutos: o órgão sexual de um macho adulto atinge mais de 2 metros de comprimento -- mas isso significa apenas 7% do tamanho de seu corpo.
A Lula Na natureza, o tamanho do aparelho reprod…

CIÊNCIAS: Vale apensa saber - Por que as minhocas saem para fora da terra em tempos de chuva?

Apesar de ser indispensável à sobrevivência das minhocas, a umidade no ambiente deve ter certo equilíbrio.

Matéria relacionada:
CIÊNCIAS – VALE APENA SABER: Como as minhocas se reproduzem?

Quando o solo está encharcado demais por causa de chuvas, elas acabam abandonando suas galerias em busca de oxigênio. O excesso de água no solo diminui o oxigênio presente no mesmo dificultando a respiração das minhocas.

Ai, agora você sabe por que em tempos de chuva é fácil encontrar minhocas fora da terra.

Ministério público do RN torna pública diversas ações por improbidade contra ex-gestores do Apodi

Desde a semana passada, a MPRN protocolou uma série de ações de improbidade administrativa contra a ex-gestão do Apodi dos idos de 2009 a 2012. São ações de improbidade, danos ao erário, ressarcimento de recursos ao cofres públicos dentre outros. Essa ações, repito, não foram protocoladas nem por mim, nem por você, por vereador ou qualquer outra. São ações de autoria do Próprio ministério público do RN.
Veja a abaixo o scalt (resumo) das ações do MP: No processo de Nº 0101510-57.2015.8.20.0112, por improbidade, o valor da ação é da ordem de R$ 594.568,00 (quinhentos e noventa e quatro mil, quinhentos e sessenta e oito Reais). Além da ex-gestora, Gorete Pinto, são réus na ação do PM inclusive vereadores com mandato atualmente. É o caso de Nilson Fernandes, Laete Oliveira, que participaram ativamente da gestão anterior. Ainda o ex-chefe de Gabinete, Klinger Péricles também é parte do processo (Clique AQUI e confira – para conferir nomes, no item: partes do processo, clique em "exibir…

CORONAVÍRUS: Kelps solicita leitos de UTI para Hospital de Apodi

A fim de ampliar a assistência à saúde da população, o deputado Kelps Lima (SDD) está solicitando ao Governo do RN, por meio da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), a implementação de leitos no Hospital Regional Hélio Morais Marinho, no município de Apodi. “Mesmo sediando o Hospital Regional Hélio Marinho, o município tem déficit de leitos de UTI para o tratamento dos infectados com o novo coronavírus. Além disso, o investimento em novos leitos vai contribuir para evitar que as cidades próximas fiquem com seus hospitais sobrecarregados”, defende o parlamentar. O deputado Kelps também argumenta que ao ampliar seus leitos, o hospital de Apodi pode contribuir na assistência a pacientes de municípios próximos com serviços mais precários. “O ultimo boletim informa 818 casos confirmados na cidade, com 9 hospitalizados, então é importante essa ampliação para reforçar o número de leitos disponíveis”, afirma. Assessoria ALERN