Pular para o conteúdo principal

CAMPEÕES: Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana deu um verdadeiro show na IX Feira de Ciências do Semiárido Potiguar 2019

CAMPEÕES (I): Euforia marcou premiação dos alunos da escola Valdemiro Viana





É possível trazer para a sala de aula as etapas da metodologia científica e incentivar a curiosidade dos estudantes produzindo conhecimentos de grandes utilidades aos alunos e beneficiando a comunidade onde estão inseridos? Alunos e educadores da escola Valdeiro Pedro Viana, localizada na comunidade de Santa Rosa, na zona rural do Apodi mostraram que sim.

Na edição 2019 da feira do semiárido Potiguar, os projetos da escola Valdemiro Pedro Viana, sob a orientação as professoras Eleneide Gurgel e Joelina Góis, obtiveram grandioso êxito.

No projeto, 'a líder indígena Luiza Cantofa: a desconstrução da lenda', que teve como alunos pesquisadores Ana Beatriz e Aurélia Tuwany e como professora orientadora Joelina Góis, conquistou 2°lugar na IX Feira de Ciências do Oeste Potiguar e foi Destaque na categoria Ciências Sociais Aplicadas na IX Feira de Ciências do Semiárido Potiguar.

No projeto, 'Avaliação da citogenotoxicidade nas água do município de Apodi', que teve como alunos pesquisadores Jasmine Cristina, Myrelle Kauany e Edilson Fernandes e como professora orientadora Eleniede Gurgel, conquistou o 1° Lugar na Feira de Ciências do Oeste Potiguar e foi Destaque na categoria Metodologia Científica na  IX Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. De quebra esse projeto conseguiu Credencial para a FEBRACE em São Paulo.

Por sua vez, o projeto 'Levantamento etnobotânico de plantas medicinais em área da caatinga', que teve como alunos pesquisadores Lara Fabia, Larissa Fernandes e Mara Aline e como professora orientadora Eleneide Gurgel e ainda o projeto a 'Problemática dos resíduos sólidos domésticos na área rural em torno da Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana', que teve como alunos pesquisadores Francisco Gabriel, Júllyo César e Felipe Nunes e, como professora orientadora Eleneide Gurgel, em um universo de mais de 3 mil projetos, conseguiram ficar entre os 200 melhores classificados.

Para a orientadora Eleneide Gurgel, doutoranda em fitotecnia (UFERSA), a feira do semiárido 2019 foi um momento único para a vida dos alunos da escola. “Os alunos tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos científicos para ajudar a solucionar problemas da comunidade onde estão inseridos, a crescente poluição da água, por exemplo tem se tornado uma preocupação universal”, enfatizou Eleneide.

Para Eleneide, a superação foi a marca dos alunos da escola. “Nossos alunos também superam seus limites face a grande dedicação que desempenharam. As premiações foi apenas uma consequência. Todos estão de parabéns pois não foi fácil chegar até aqui” finalizou a professora Eleneide.

Ensino de qualidade, empenho, superação e produção de conhecimento cientifico é na escola Valdemiro Viana. Quem está dizendo não sou eu, são os resultados práticos. Parabéns a todos.

Fotos da premiação da Escola Estadual Valdemiro Viana (Clique nas imagens para ampliar)








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

Na natureza, tamanho pode ser documento. A notícia que uma lula encontrada nas Ilhas Malvinas tem um pênis do comprimento do seu corpo causou certo espanto, mas ela está longe de ser exceção.

O homem Nesta proporção também se enquadra o homem. Em média, o tamanho médio dos pênis varia entre 12 e 15 centímetros em estado ereto, apesar de depender de diversos fatores como raça, biotipo, genética e tamanho da pessoa.
Portanto, não há uma definição específica para o tamanho do Pênis na nossa espécie. Segundo a enciclopédia científica, pênis apenas com 7 cm ou menos em estado de ereção são considerado pequenos.
A baleia-azul
A baleia-azul (Balaenoptera musculus), que chega a ter mais de 30 metros de comprimento, é considerada pelos cientistas a espécie mais bem dotada do reino animal, pelo menos em termos absolutos: o órgão sexual de um macho adulto atinge mais de 2 metros de comprimento -- mas isso significa apenas 7% do tamanho de seu corpo.
A Lula Na natureza, o tamanho do aparelho reprod…

PANDEMIA: Falece de covid-19 em Mossoró 3º Apodiense

Mais um apodiense faleceu vítima da COVID-19. Sidney (45), estava internado na UTI em Mossoró lutando pela vida. Foi bravo, mas foi vencido. Teve duas paradas cardíacas e não resistiu na segunda no final da tarde início da noite de hoje (22). Infelizmente. Muito triste.
Nossos pêsames aos familiares. Sidney foi o terceiro Apodiense morto pelo coronavírus. Deus proteja a nós todos.

CIÊNCIAS: Vale apena saber – Porque quando estamos gripados não sentimos o cheiro nem sabor das coisas?

Quando você está com gripe ou resfriados você quase não sente o cheiro das coisas. Quanto ao sabor é como se tivéssemos comendo palha. Mas será por que isso acontece?
Ao ficarmos gripados ou resfriados as células que formam a mucosa nasal produz excesso de muco (espécie de liquido pegajoso) na tentativa de diminuir a irritação causada pelos agentes causadores da infecção.
Dessa forma o excesso de muco dificulta a chegada das moléculas de odor, que se propagam no estado gasoso, até as células receptoras de olfato e com isso há uma diminuição nesse sentido.
Além disso, os próprios vírus afetam células olfatórias prejudicam ainda mais o funcionamento do olfato. Como o olfato interfere na identificação dos sabores esse sentido também fica prejudicado, daí você também não sentir o gosto.
É isso ai, repouso, boa alimentação e muito líquidos são fundamentais na recuperação contra gripes e resfriados. Agora você ficou sabendo por que não sentimos cheiro nem o sabor quando estamos com gripe e resf…