Pular para o conteúdo principal

AMBIENTE: Especialistas defendem uso de biocombustíveis e veículos elétricos para reduzir CO2

Projeto relatado pelo senador Jean Paul Prates estimula o uso de veículos elétricos no Brasil

Foto: Vinicius Borba
Representantes do Governo Federal e do setor elétrico nacional defenderam, nesta segunda-feira, 7 de outubro, o aperfeiçoamento do uso do combustível no país. Eles participaram de audiência pública no Senado que debateu o Projeto de Lei 454/2017, que estimula o uso de veículos elétricos e daqueles movidos exclusivamente por biocombustíveis.

O texto apresentado pelo senador Telmário Mota (Pros-RR) proíbe, a partir de 2060, a comercialização de veículos novos ligados a combustíveis fósseis no Brasil. A projeto estabelece ainda um escalonamento a partir de 2030.

A medida apresentada pelo parlamentar roraimense segue a tendência mundial. Países como França e Reino Unido estabeleceram que até 2040 deixarão de ser vendidos carros novos a diesel ou gasolina. Já na Noruega, o prazo fixado foi até 2025.

Segundo o relator da proposta, senador Jean Paul Prates (PT-RN), o país precisar criar mecanismos que incentive o uso veículos híbridos e conciliem a eletromobilidade com os biocombustíveis. “Vamos caminhar para o debate sobre a mobilidade sustentável e renovável. As nossas matrizes e fontes devem se mesclar para que façamos um uso ideal delas”, afirmou.


Setor


A comercialização de veículos híbridos e elétricos vem crescendo nos últimos anos no país. Dados divulgados pelo diretor de estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) vinculada ao Ministério de Minas e Energia, José Mauro Ferreira Coelho, apontam um crescimento no número de veículos elétricos no país nos próximos anos.

Os números mostram que até 2030, o Brasil terá 1 milhão de veículos elétricos. Em 2016, o país teve apenas 1.091 veículos licenciados. A tendência, até 2030, é de 180 mil por ano. 

Durante o debate, o presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Ricardo Guggisberg, defendeu a criação de um plano nacional de eletromobilidade no país. “Todos os países que avançaram na eletromobilidade seguiram um conjunto coerente e consistente de medidas, em todos os níveis de governo, para atingir um duplo objetivo: reduzir as emissões dos gases do efeito estufa e cortar os poluentes atmosféricos das grandes cidades”, disse.
Assessoria de comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

Na natureza, tamanho pode ser documento. A notícia que uma lula encontrada nas Ilhas Malvinas tem um pênis do comprimento do seu corpo causou certo espanto, mas ela está longe de ser exceção.

O homem Nesta proporção também se enquadra o homem. Em média, o tamanho médio dos pênis varia entre 12 e 15 centímetros em estado ereto, apesar de depender de diversos fatores como raça, biotipo, genética e tamanho da pessoa.
Portanto, não há uma definição específica para o tamanho do Pênis na nossa espécie. Segundo a enciclopédia científica, pênis apenas com 7 cm ou menos em estado de ereção são considerado pequenos.
A baleia-azul
A baleia-azul (Balaenoptera musculus), que chega a ter mais de 30 metros de comprimento, é considerada pelos cientistas a espécie mais bem dotada do reino animal, pelo menos em termos absolutos: o órgão sexual de um macho adulto atinge mais de 2 metros de comprimento -- mas isso significa apenas 7% do tamanho de seu corpo.
A Lula Na natureza, o tamanho do aparelho reprod…

ENQUETES: Enquetes mostram pouca reprovação do gestor Alan Silveira

Tudo bem que enquetes não representam o pensamento cientifico estatístico na sua essência, no entanto, elas, servem como um pré-parametro, podemos assim dizer, para termos uma base de um pleito.
E elas, as enquetes, nos dão uma ideia da pouca ou quase nenhuma reprovação do prefeito do Apodi, Alan Silveira, nesse inicio de campanha aqui em Apodi. Enquetes aponta larga vantagem de Alan Silveira.  Pelo menos todas que já li assim mostram.
Agora é esperar pelas primeiras pesquisas devidamente registrada no TRE, que possuem um valor cientifico mais apurado para confirmação.

NOTA DE PESAR: Faleceu Isaias

Cleber Isaías, foi a 30º vítima de covid em Apodi. Talvez por esta ligado a família foi a perda que mais nos deixou sentimento. 
A vida impôs desafios a Isaias, ele aceitou e os enfrentou com muita honra. Seu alto astral nos serviu como um espelho para a vida. Difícil encontrar uma foto sua séria para colocar em momento solene como esse. 
Meus mais sinceros sentimentos ao amigo Filhinho, pai de Isaias e família.

RECURSOS HÍDRICOS: Dessalinizadores implantados pela Semarh garantem água potável à famílias do semiárido

Levar o acesso à água potável e de boa qualidade para o consumo humano é uma das premissas do Governo do RN e para alcançar esse objetivo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) prossegue implantando sistemas de dessalinização de água no interior potiguar. Na atual fase do Programa Água Doce (PAD), iniciada na gestão da governadora Fátima Bezerra, já foram instaladas 23 tecnologias que atenderão a mais de 5 mil pessoas no semiárido.
Ter água doce em casa diariamente era o sonho das 160 famílias da comunidade Logradouro, em Porto do Mangue. Para a moradora Jaqueline Costa, a máquina chegou para mudar completamente a vida dos moradores. “Sem água doce aqui a gente tinha que comprar água mineral com um custo alto. Nossa saúde e qualidade de vida vão melhorar bastante” comemora Jaqueline, que também é a operadora do sistema.
Para o secretário de estado do meio ambiente e dos recursos hídricos, João Maria Cavalcanti, o PAD é um dos programas mais bonitos exec…

PRÉ-CAMPANHA: MDB no corpo a corpo

Percorrendo casas de pessoas simples, como nunca deixou de fazer. O atual prefeito do Apodi Alan Silveira e seu vice Neilton Diógenes nesse período de pré-campanha estão firmes e fortes em seu projeto de reeleição.