Pular para o conteúdo principal

SETEMBRO CIDADÃO: Centros socioeducativos realizam exposição em Mossoró

Crédito da foto: Assessoria.
Por Isabela Santos

As três unidades socioeducativas da Fundase/RN situadas em Alto Oeste potiguar se reuniram para a exposição dos trabalhos feitos em torno da campanha Setembro Cidadão. O evento foi realizado na manhã da terça-feira (24), no Case Mossoró.

A programação musical ficou por conta do Casep Oeste, que levou música com apresentação de rap, e o Casemi Santa Delmira apresentou recital de cordel e jogos de tabuleiro confeccionados pelos adolescentes. O Case Mossoró, unidade anfitriã do evento, apresentou a peça teatral “Os animais têm razão”, inspirada em texto homônimo do poeta Antônio Francisco.

O evento foi aberto para familiares de adolescentes, convidados, imprensa e Poder Judiciário, com as presenças da juíza da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Mossoró Anna Isabel e do defensor público estadual Alexander Diniz. Na ocasião também foram expostos a Cartilha Cidadã, feita pelos jovens com base no Manual do Socioeducando, e trabalhos manuais, como uma maquete do Museu de Mossoró, luminárias de barbante e outros artesanatos.

O presidente da Fundase/RN, Herculano Campos, assistiu às apresentações e destacou a integração entre os educadores e os adolescentes. “Foi uma festa muito bonita, com conteúdo de muita qualidade. A minha expectativa é que a gente possa ampliar atividades assim em novas oportunidades. Fiquei encantado e hoje conversando com a juíza reiteramos a beleza da festa”, contou. “Os adolescentes compreenderam o conceito de cidadania e isso ficou evidente no rap, no cordel, na cartilha, na dança, na exposição. O brilho no olhar dos adolescentes e a alegria dos convidados mostram que estamos no caminho certo”, afirmou a gerente do Case Mossoró, Maria dos Aflitos.

Para o agente socioeducativo Antônio Nielson, o momento foi “memorável” e muito gratificantes para todos os profissionais que trabalham diariamente nos centros e que participaram do evento. Foi um momento ímpar e muito significante para todos que estavam hoje no evento, principalmente para os adolescentes. Foi satisfatório perceber a interação dos jovens com cada atividade, o orgulho das mães novamente reascendendo. Foi satisfatório presenciar também que todos os que trabalham nessa árdua missão da ressocialização e que lá estavam saíram maravilhados”, disse o agente. 
Assessoria - Fundase/RN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

Na natureza, tamanho pode ser documento. A notícia que uma lula encontrada nas Ilhas Malvinas tem um pênis do comprimento do seu corpo causou certo espanto, mas ela está longe de ser exceção.

O homem Nesta proporção também se enquadra o homem. Em média, o tamanho médio dos pênis varia entre 12 e 15 centímetros em estado ereto, apesar de depender de diversos fatores como raça, biotipo, genética e tamanho da pessoa.
Portanto, não há uma definição específica para o tamanho do Pênis na nossa espécie. Segundo a enciclopédia científica, pênis apenas com 7 cm ou menos em estado de ereção são considerado pequenos.
A baleia-azul
A baleia-azul (Balaenoptera musculus), que chega a ter mais de 30 metros de comprimento, é considerada pelos cientistas a espécie mais bem dotada do reino animal, pelo menos em termos absolutos: o órgão sexual de um macho adulto atinge mais de 2 metros de comprimento -- mas isso significa apenas 7% do tamanho de seu corpo.
A Lula Na natureza, o tamanho do aparelho reprod…

DESCENTRALIZAÇÃO: Apodi tem a gestão mais descentralizada da história

Imagine o tipo de gestão engessada, onde para comprar até uma caixa de fósforo, você teria que esperar um tempão até a liberação da parte de um chefe subalterno ao gestor maior. Uma situação assim trava o andamento de uma gestão e atrasa as atividades dos que dela fazem parte. E tudo reflete na insatisfação do povo.Observando essa possibilidade, o gestor Alan Silveira, atual prefeito do Apodi, vez justamente o oposto. Apodi tem a gestão mais descentralizada de sua história. As atribuições são dadas pelo gestor maior. São dadas condições para que secretários, subsecretários ou responsáveis façam sua parte. E, a partir daí a coisa anda, flui. Com a descentralização, ganha-se também em autonomia e rapidez na tomada de decisão. Isso é possível porque os processos se tornam menos engessados e a necessidade de aprovação direta é menor, passando a ser importante apenas em situações estratégicas e urgentes.E o gestor? Confia nos seus e apenas administra as situações, ficando livre para um ate…

CIÊNCIAS: Vale apensa saber - Por que as minhocas saem para fora da terra em tempos de chuva?

Apesar de ser indispensável à sobrevivência das minhocas, a umidade no ambiente deve ter certo equilíbrio.

Matéria relacionada:
CIÊNCIAS – VALE APENA SABER: Como as minhocas se reproduzem?

Quando o solo está encharcado demais por causa de chuvas, elas acabam abandonando suas galerias em busca de oxigênio. O excesso de água no solo diminui o oxigênio presente no mesmo dificultando a respiração das minhocas.

Ai, agora você sabe por que em tempos de chuva é fácil encontrar minhocas fora da terra.

VACINA: Oxford tem tido "resposta imune correta" em vacina, diz cientista

Sarah Gilbert, professora de vacinologia, afirmou que o estudo recrutou 8 mil voluntários para a fase 3 de testes do potencial imunizante contra a covid-19(Portal R7) – Uma das cientistas por trás do potencial vacina para covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, disse nesta quarta-feira (1º) que a equipe tem obtido o tipo certo de resposta imune em testes, que entraram no estágio clínico de fase 3. Falando em uma audiência parlamentar, Sarah Gilbert, professora de vacinologia da universidade, afirmou que o estudo recrutou 8 mil voluntários para a fase 3 de seu teste da vacina AZD1222, que foi licenciada para a AstraZeneca.A pesquisadora acrescentou que não poderia apresentar um cronograma sobre quando a vacina pode estar pronta, pois a previsão depende dos resultados do ensaio.Brasil assina acordo para produzir vacinaO governo federal assinou no sábado (27) um acordo para produzir no Brasil vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em p…

30 DE JUNHO: Alan Silveira “Mês de grandes conquistas e realizações de sonhos para o povo de Apodi”

Em suas redes sociais, gestor Alan Silveira, prefeito do Apodi, celebrou Dia 30 de junho como sendo de grandes conquistas de uma gestão que trabalha para o povo. “Um dia marcante para o Apodi. Nesta data, em 2018, nossa gestão inaugurava um dos maiores sonhos do Distrito de Melancias. A Escola Raimunda Florêncio de Oliveira, mais de R$ 400 mil reais investidos com recursos próprios”, lembrou.“E ontem, dia 30 de junho de 2020, inauguramos o novo Centro de Saúde - Dr. José da Silveira Pinto, obra com quase R$ 700mil reais investidos, entre recursos próprios e federal. Mais que duas obras, uma realização de dois sonhos”, enfatizou.“Dia 30 de junho marca, portanto, grandes conquistas de uma gestão que trabalha para o povo”, celebrou o gestor.