PRIMAVERA: MCC participa da 13ª edição da Primavera dos Museus

Reprodução: Alexandre Santos.
O Museu Câmara Cascudo (MCC) da UFRN participa da 13ª Primavera dos Museus. Em 2019, o evento aborda o tema Museus por dentro, por dentro dos museus.

A programação deste ano acontece entre os dias 24 e 29 de setembro e conta com mesas-redondas, feira de artes, oficina de horta urbana e de slackline, teatro de bonecos, contações de histórias e a realização do I Encontro de Educação Museal do RN.

A Primavera dos Museus é promovida em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A abertura oficial ocorre nesta terça-feira, 24, às 18h30, com apresentação do grupo Bando de Sax.

Segundo o diretor do MCC, Everardo Araújo Ramos, a proposta é atrair o público com atividades diferentes das que já acontecem no local, para que as pessoas se sintam atraídas e visitem o Museu. “São dois momentos anuais bem importantes para os museus de todo o país, organizados pelo Ibram, que é a Semana de Museus, em maio, e a Primavera dos Museus, em setembro”, ressalta.




Nestes eventos, o MCC recebe um fluxo muito intenso de visitantes, fazendo com que “as pessoas conheçam, se interessem, visitem o museu, preservem a memória”, destaca o diretor do Museu. Para o Ibram, a iniciativa permite que as instituições museológicas alcancem um número maior de público de forma mais sustentável e dinâmica.

Além dos espaços de exposições, nesta semana da Primavera, o Museu Câmara Cascudo irá promover também ações voltadas para o bem-estar, que acontecerão no Parque Raimundo Teixeira da Rocha (Parque do Museu), área com aproximadamente 7 mil quadrados.

No local acontecerá o Respiro no Parque, atividade que vai contar com atendimentos em terapias integrativas, como Reiki, Reflexologia e Auriculoterapia.

O Planetário Móvel da UFRN - Barca dos Céus também fará parte da programação. O projeto levará a mostra Ora Direis, Ouvir Estrelas!, em que serão apresentadas interpretações e conhecimentos sobre os céus construídos por diferentes culturas, em particular a grega (e seu legado na ciência ocidental) e a guarani.

A programação completa da Primavera dos Museus no MCC está disponível AQUI.
Agecom/UFRN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CIÊNCIAS: Vale apenas saber - A classificação das aves

EM TEMPO: Alan Silveira continua dando um trato na infraestrutura urbana

CIÊNCIAS: Vale apena saber – Porque quando estamos gripados não sentimos o cheiro nem sabor das coisas?

CIÊNCIAS: Vale apena saber – O funcionamento da bexiga natatório dos peixes