SOCIOLOGIA: ‘Vocês estão vivendo um novo tipo de ditadura’, diz sociólogo Manuel Castells

Referência no estudo das redes, sociólogo espanhol critica Bolsonaro e projeto do governo para educação. Para Manuel Castells, disseminação de informações falsas conduz país ao totalitarismo e educação é única via para reverter o quadro

Reprodução.
(O Globo/RIO) — O Brasil está vivendo um novo tipo de ditadura, que tem como pilares a disseminação de notícias falsas e sucessivos ataques à Educação. Essa é a visão do sociólogo espanhol Manuel Castells, um dos principais teóricos da comunicação e autor de livros como “A Sociedade em Rede” e “Galáxia da Internet”.

Em entrevista ao Globo, ele afirmou que o país só conseguirá evitar um futuro totalitário caso as escolas desempenhem bem seu papel. Nesse sentido, criticou o projeto do governo Bolsonaro de criar escolas militares, com foco na disciplina. Ele diz ainda que os cidadãos que “querem estabelecer a verdade” precisam retomar o protagonismo nas redes.

Castells também defendeu o legado de Paulo Freire, que conheceu na Universidade Stanfford, e falou sobre a influência das redes na eleição de Jair Bolsonaro . CLIQUE AQUI e leia entrevista completa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APODI: Ex-prefeito de Apodi é condenado a devolver mais de R$ 500 mil e está inelegível

MISTÉRIO: OVNI vem aparecendo com frequência na comunidade de livramento, Caraúbas/RN

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

LOUCURA: Senador Cid Gomes avança com retroescavadeira para cima de policiais amotinado e leva dois tiros

A HORA DO ESPANTO: Fátima Bezerra, além de não repassa piso do governo federal, apresenta proposta pífia