Pular para o conteúdo principal

SEGREGAÇÃO: Fala de Bolsonaro sobre Nordeste é ‘antipatriótica’, diz general; Dino rebate presidente: ‘postura beligerante’

Presidente Jair Bolsonaro. Foto: marcos correa/PR
Por Marianna Holanda

(Estadão) – De militares a governadores, foram muitas as reações às polêmicas declarações do presidente sobre governadores do Nordeste. O general da reserva, Luiz Rocha Paiva, integrante da Comissão da Anistia, disse que o comentário é “antipatriótico” e “incoerente”. Já Flávio Dino (PCdoB), tido como o “pior” dos governadores pelo presidente, criticou o que chama de “postura beligerante” e “sectária” de Bolsonaro.

Antes de iniciar café da manhã com jornalistas, nesta sexta, 19, o presidente cochichou com Onyx Lorenzoni (Casa Civil). Um microfone captou o áudio: “Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada para esse cara”, afirmou o presidente, sem saber que estava sendo gravado.

Tem que ter calma, mas mostrar pra ele o quanto perdeu com essa grosseria com que menosprezou uma região do Brasil e seus habitantes. Um comentário antipatriótico e incoerente para quem diz ‘Brasil acima de tudo’”, disse o general à Coluna.

Em seguida, ele completa que não trata-se de uma defesa dos governadores da região (em sua maioria, são de oposição), mas sim dos seus “irmãos nordestinos”. “O Nordeste é o berço de Brasil. Sabia disto presidente?”, completou.

Do outro lado do especto, Flávio Dino, alvo nº1 do comentário do presidente, disse que “se dirigir a um governador com esse nível de ódio é revelador sobre a personalidade dele”. “Bolsonaro tem uma visão muito sectária, está sempre pensando em que o acompanha. Não busca ampliar espectro, tem uma postura beligerante. É um Trump piorado”, completou.

Questionado pela Coluna se haveria algum motivo para o presidente dizer que o governo não deve “dar nada” ao Estado, se o Maranhão tinha alguma demanda com o Planalto, respondeu de pronto que não e o “espantoso” do episódio foi que foi “gratuito”, do nada.

O governador, que está no seu segundo mandato no Estado e já foi deputado federal, relembra que, mesmo nos anos de ditadura militar, Brizola e Montoro, por exemplo, faziam críticas ao governo e havia certo diálogo. “É da tradição haver diálogo entre governadores e presidente, mesmo quando são de oposição. Havia antes de Bolsonaro um patamar mínimo civilizatório”, alfinetou.

Após a reprodução do vídeo em que Bolsonaro e Onyx conversam nas redes sociais do Planalto, de pronto houve uma resposta dos governadores. Lançaram uma carta conjunta, em que disseram ter recebido com “espanto e profunda indignação” a fala do presidente.

Flávio Dino disse ainda que, quando o presidente fala que “daqueles governadores de ‘paraíba’”, Bolsonaro se refere aos nordestinos de forma pejorativa, como “paraíba”. A expressão é comumente utilizada no Rio de Janeiro.

Como há trechos inaudíveis da conversa, não é possível saber o contexto da fala do presidente. O Palácio do Planalto e a Casa Civil foram procurados pela reportagem do Estado na sexta-feira, mas não quiseram comentar o episódio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

Na natureza, tamanho pode ser documento. A notícia que uma lula encontrada nas Ilhas Malvinas tem um pênis do comprimento do seu corpo causou certo espanto, mas ela está longe de ser exceção.

O homem Nesta proporção também se enquadra o homem. Em média, o tamanho médio dos pênis varia entre 12 e 15 centímetros em estado ereto, apesar de depender de diversos fatores como raça, biotipo, genética e tamanho da pessoa.
Portanto, não há uma definição específica para o tamanho do Pênis na nossa espécie. Segundo a enciclopédia científica, pênis apenas com 7 cm ou menos em estado de ereção são considerado pequenos.
A baleia-azul
A baleia-azul (Balaenoptera musculus), que chega a ter mais de 30 metros de comprimento, é considerada pelos cientistas a espécie mais bem dotada do reino animal, pelo menos em termos absolutos: o órgão sexual de um macho adulto atinge mais de 2 metros de comprimento -- mas isso significa apenas 7% do tamanho de seu corpo.
A Lula Na natureza, o tamanho do aparelho reprod…

PANDEMIA: Falece de covid-19 em Mossoró 3º Apodiense

Mais um apodiense faleceu vítima da COVID-19. Sidney (45), estava internado na UTI em Mossoró lutando pela vida. Foi bravo, mas foi vencido. Teve duas paradas cardíacas e não resistiu na segunda no final da tarde início da noite de hoje (22). Infelizmente. Muito triste.
Nossos pêsames aos familiares. Sidney foi o terceiro Apodiense morto pelo coronavírus. Deus proteja a nós todos.

CIÊNCIAS: Vale apena saber – Porque quando estamos gripados não sentimos o cheiro nem sabor das coisas?

Quando você está com gripe ou resfriados você quase não sente o cheiro das coisas. Quanto ao sabor é como se tivéssemos comendo palha. Mas será por que isso acontece?
Ao ficarmos gripados ou resfriados as células que formam a mucosa nasal produz excesso de muco (espécie de liquido pegajoso) na tentativa de diminuir a irritação causada pelos agentes causadores da infecção.
Dessa forma o excesso de muco dificulta a chegada das moléculas de odor, que se propagam no estado gasoso, até as células receptoras de olfato e com isso há uma diminuição nesse sentido.
Além disso, os próprios vírus afetam células olfatórias prejudicam ainda mais o funcionamento do olfato. Como o olfato interfere na identificação dos sabores esse sentido também fica prejudicado, daí você também não sentir o gosto.
É isso ai, repouso, boa alimentação e muito líquidos são fundamentais na recuperação contra gripes e resfriados. Agora você ficou sabendo por que não sentimos cheiro nem o sabor quando estamos com gripe e resf…