Pular para o conteúdo principal

RN INCLUSIVO: Governo do Estado lança Plano RN Inclusivo nesta sexta-feira (19)

Reprodução.
Nesta sexta-feira (19), às 9h, na Escola de Governo, a governadora Fátima Bezerra lança o “Plano RN Inclusivo: Políticas Públicas e Inclusão Social”. Na ocasião, serão assinados o Protocolo de Intenções, entre o Governo do Estado e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), e o Termo de Acordo de Cooperação Técnica, entre a Secretaria da Administração (Sead) e cada uma das prefeituras municipais que já aderirem ao Plano.

O Plano RN Inclusivo, por meio de acordos de cooperação entre o Governo do Estado e prefeituras municipais, levará uma série de atividades voltadas para qualificação profissional, melhoria da gestão pública, consolidação da cidadania e ações de voluntariado das instituições de ensino superior públicas do RN, que serão levadas a todas as regiões geográficas do Estado, incluindo Natal e Região Metropolitana, conforme adesão dos gestores municipais.

A Rede de Voluntariado de instituições públicas de ensino superior, composta por professores voluntários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa); Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Instituto Kennedy, integra o Plano RN Inclusivo realizando ações de ensino, pesquisa e extensão, sob a responsabilidade de professores voluntários.

A proposta do Plano está alicerçada no programa de Governo, que estabelece como prioridade a execução das políticas públicas junto aos 167 municípios do Rio Grande do Norte. O objetivo principal do Plano é estabelecer um diálogo permanente entre os agentes públicos e a comunidade, por meio da promoção de capacitação e realização de eventos com foco nas políticas públicas e ações de inclusão, aprimorando e ampliando a consciência social, e o aperfeiçoamento profissional como instrumento de promoção institucional para a construção de uma sociedade mais consciente, justa e igualitária.

As atividades propostas nessa primeira etapa marcam o início de uma ação governamental cuja expectativa é a melhoria da qualidade de vida dos potiguares, de maneira que, no médio e longo prazo, as ações do Plano RN Inclusivo interfiram positivamente nos índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e na qualidade de vida em todo o território potiguar.

A Sead, que coordena o Plano e conduz a política de capacitação e formação de gestores e servidores públicos estaduais por meio da Escola de Governo, já dispõe de seu programa de ações. Sua equipe técnica identificará, juntamente com os demais atores que conduzem o Plano, as demandas prioritárias, proporá e executará as capacitações necessárias para os multiplicadores das ações nos municípios que aderirem ao RN Inclusivo. Outras secretarias e órgãos envolvidos ficarão responsáveis por elaborarem os seus programas.

O lançamento do Plano RN Inclusivo: Políticas Públicas e Inclusão Social ocorrerá primeiro em Natal, nesta sexta (19), e posteriormente em três municípios polos: Mossoró, no dia 22 de julho, às 9h, no Teatro Lauro Monte; Currais Novos, no dia 24 de julho no auditório da AMSO, às 14h30; e Caicó, no dia 25 de julho, às 9h, no auditório da 10ª DIREC.
SEAD–Assessoria de Comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

Na natureza, tamanho pode ser documento. A notícia que uma lula encontrada nas Ilhas Malvinas tem um pênis do comprimento do seu corpo causou certo espanto, mas ela está longe de ser exceção.

O homem Nesta proporção também se enquadra o homem. Em média, o tamanho médio dos pênis varia entre 12 e 15 centímetros em estado ereto, apesar de depender de diversos fatores como raça, biotipo, genética e tamanho da pessoa.
Portanto, não há uma definição específica para o tamanho do Pênis na nossa espécie. Segundo a enciclopédia científica, pênis apenas com 7 cm ou menos em estado de ereção são considerado pequenos.
A baleia-azul
A baleia-azul (Balaenoptera musculus), que chega a ter mais de 30 metros de comprimento, é considerada pelos cientistas a espécie mais bem dotada do reino animal, pelo menos em termos absolutos: o órgão sexual de um macho adulto atinge mais de 2 metros de comprimento -- mas isso significa apenas 7% do tamanho de seu corpo.
A Lula Na natureza, o tamanho do aparelho reprod…

PANDEMIA: Falece de covid-19 em Mossoró 3º Apodiense

Mais um apodiense faleceu vítima da COVID-19. Sidney (45), estava internado na UTI em Mossoró lutando pela vida. Foi bravo, mas foi vencido. Teve duas paradas cardíacas e não resistiu na segunda no final da tarde início da noite de hoje (22). Infelizmente. Muito triste.
Nossos pêsames aos familiares. Sidney foi o terceiro Apodiense morto pelo coronavírus. Deus proteja a nós todos.

CIÊNCIAS: Vale apena saber – Porque quando estamos gripados não sentimos o cheiro nem sabor das coisas?

Quando você está com gripe ou resfriados você quase não sente o cheiro das coisas. Quanto ao sabor é como se tivéssemos comendo palha. Mas será por que isso acontece?
Ao ficarmos gripados ou resfriados as células que formam a mucosa nasal produz excesso de muco (espécie de liquido pegajoso) na tentativa de diminuir a irritação causada pelos agentes causadores da infecção.
Dessa forma o excesso de muco dificulta a chegada das moléculas de odor, que se propagam no estado gasoso, até as células receptoras de olfato e com isso há uma diminuição nesse sentido.
Além disso, os próprios vírus afetam células olfatórias prejudicam ainda mais o funcionamento do olfato. Como o olfato interfere na identificação dos sabores esse sentido também fica prejudicado, daí você também não sentir o gosto.
É isso ai, repouso, boa alimentação e muito líquidos são fundamentais na recuperação contra gripes e resfriados. Agora você ficou sabendo por que não sentimos cheiro nem o sabor quando estamos com gripe e resf…