Pular para o conteúdo principal

FAKE: Fotos de manifestações lotadas não são de ato pró-governo de 30 de junho

Reprodução.
Por Plínio Lopes

Circulam pelas redes sociais duas fotografias de multidões que estão sendo atribuídas às manifestações que ocorreram em diversas cidades em defesa de Sergio Moro, da Operação Lava Jato e do governo de Jair Bolsonaro. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Como não se emocionar com esses Verdadeiros brasileiros que amam o Brasil e que saem às ruas para defender Moro e Bolsonaro contra fraudes e FAKE NEWS”.

Legenda da fotografia que, até as 20h do dia 01 de julho de 2019, tinha mais de 900 compartilhamentos no Facebook

FALSO
A imagem analisada pela Lupa é antiga e não foi registrada durante as manifestações do dia 30 de junho de 2019. A fotografia, que mostra a ponte que liga as cidades de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, foi publicada pela primeira vez por um perfil no Twitter no dia 21 de outubro de 2018 – ou seja, é impossível que ela seja da manifestação de 2019.

Pela data da publicação original, é provável que a fotografia retrate uma manifestação a favor de Jair Bolsonaro que aconteceu uma semana antes do segundo turno das eleições de 2018.
“Av Paulista 👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷 hoje!”
Legenda da fotografia que, até as 20h do dia 01 de julho de 2019, tinha mais de 1.200 compartilhamentos no Facebook.

FALSO
A imagem analisada pela Lupa é antiga e não foi registrada nas manifestações do dia 30 de junho de 2019. É possível encontrar réplicas da fotografia na internet desde o dia 13 de março de 2016. Ela mostra os protestos que pediam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

O pato amarelo inflável que aparece na parte inferior da imagem não é mais utilizado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) – no lugar, a entidade colocou um sapo verde inflável. Ou seja, não é possível que o ‘pato’ apareça em uma fotografia atual.

Nota 1: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook.
Nota 2: Existem ainda outras fotografias fake que, embora com menos gente em relação as outras anteriores, não vale expor. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

Na natureza, tamanho pode ser documento. A notícia que uma lula encontrada nas Ilhas Malvinas tem um pênis do comprimento do seu corpo causou certo espanto, mas ela está longe de ser exceção.

O homem Nesta proporção também se enquadra o homem. Em média, o tamanho médio dos pênis varia entre 12 e 15 centímetros em estado ereto, apesar de depender de diversos fatores como raça, biotipo, genética e tamanho da pessoa.
Portanto, não há uma definição específica para o tamanho do Pênis na nossa espécie. Segundo a enciclopédia científica, pênis apenas com 7 cm ou menos em estado de ereção são considerado pequenos.
A baleia-azul
A baleia-azul (Balaenoptera musculus), que chega a ter mais de 30 metros de comprimento, é considerada pelos cientistas a espécie mais bem dotada do reino animal, pelo menos em termos absolutos: o órgão sexual de um macho adulto atinge mais de 2 metros de comprimento -- mas isso significa apenas 7% do tamanho de seu corpo.
A Lula Na natureza, o tamanho do aparelho reprod…

PANDEMIA: Falece de covid-19 em Mossoró 3º Apodiense

Mais um apodiense faleceu vítima da COVID-19. Sidney (45), estava internado na UTI em Mossoró lutando pela vida. Foi bravo, mas foi vencido. Teve duas paradas cardíacas e não resistiu na segunda no final da tarde início da noite de hoje (22). Infelizmente. Muito triste.
Nossos pêsames aos familiares. Sidney foi o terceiro Apodiense morto pelo coronavírus. Deus proteja a nós todos.

CIÊNCIAS: Vale apena saber – Porque quando estamos gripados não sentimos o cheiro nem sabor das coisas?

Quando você está com gripe ou resfriados você quase não sente o cheiro das coisas. Quanto ao sabor é como se tivéssemos comendo palha. Mas será por que isso acontece?
Ao ficarmos gripados ou resfriados as células que formam a mucosa nasal produz excesso de muco (espécie de liquido pegajoso) na tentativa de diminuir a irritação causada pelos agentes causadores da infecção.
Dessa forma o excesso de muco dificulta a chegada das moléculas de odor, que se propagam no estado gasoso, até as células receptoras de olfato e com isso há uma diminuição nesse sentido.
Além disso, os próprios vírus afetam células olfatórias prejudicam ainda mais o funcionamento do olfato. Como o olfato interfere na identificação dos sabores esse sentido também fica prejudicado, daí você também não sentir o gosto.
É isso ai, repouso, boa alimentação e muito líquidos são fundamentais na recuperação contra gripes e resfriados. Agora você ficou sabendo por que não sentimos cheiro nem o sabor quando estamos com gripe e resf…