FAKE: Fotos de manifestações lotadas não são de ato pró-governo de 30 de junho

Reprodução.
Por Plínio Lopes

Circulam pelas redes sociais duas fotografias de multidões que estão sendo atribuídas às manifestações que ocorreram em diversas cidades em defesa de Sergio Moro, da Operação Lava Jato e do governo de Jair Bolsonaro. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Como não se emocionar com esses Verdadeiros brasileiros que amam o Brasil e que saem às ruas para defender Moro e Bolsonaro contra fraudes e FAKE NEWS”.

Legenda da fotografia que, até as 20h do dia 01 de julho de 2019, tinha mais de 900 compartilhamentos no Facebook

FALSO
A imagem analisada pela Lupa é antiga e não foi registrada durante as manifestações do dia 30 de junho de 2019. A fotografia, que mostra a ponte que liga as cidades de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, foi publicada pela primeira vez por um perfil no Twitter no dia 21 de outubro de 2018 – ou seja, é impossível que ela seja da manifestação de 2019.

Pela data da publicação original, é provável que a fotografia retrate uma manifestação a favor de Jair Bolsonaro que aconteceu uma semana antes do segundo turno das eleições de 2018.
“Av Paulista 👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷 hoje!”
Legenda da fotografia que, até as 20h do dia 01 de julho de 2019, tinha mais de 1.200 compartilhamentos no Facebook.

FALSO
A imagem analisada pela Lupa é antiga e não foi registrada nas manifestações do dia 30 de junho de 2019. É possível encontrar réplicas da fotografia na internet desde o dia 13 de março de 2016. Ela mostra os protestos que pediam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

O pato amarelo inflável que aparece na parte inferior da imagem não é mais utilizado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) – no lugar, a entidade colocou um sapo verde inflável. Ou seja, não é possível que o ‘pato’ apareça em uma fotografia atual.

Nota 1: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook.
Nota 2: Existem ainda outras fotografias fake que, embora com menos gente em relação as outras anteriores, não vale expor. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas