ESTUDO: CB realiza pesquisa sobre gatos em Mata Atlântica

Gato doméstico/Reprodução.
Uma pesquisa que está sendo desenvolvida pelo Departamento de Fisiologia e Comportamento (DFS) do Centro de Biociências (CB), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), busca mapear e entender os impactos socioecológicos da presença de gatos domésticos em locais que possuem Mata Atlântica. O estudo em questão é direcionado para o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

A pesquisa está precisando da ajuda de pessoas que frequentam o parque para traçar a dinâmica demográfica dos gatos no local. Para participar, os frequentadores devem fotografar os gatos que encontrarem no parque e enviar as fotos para o e-mail pauloivo@ufrn.edu.br, junto às informações sobre a localidade, onde os bichos foram vistos (pontos de referência) e, se for possível, o sexo deles.

O projeto de pesquisa, intitulado Impactos Socioecológicos da Presença de Gatos Domésticos (Felis catus) em fragmentos da Mata Atlântica, é coordenado pela professora Héredes Silva, do DFS, e pelo mestrando em Ecologia Paulo Ivo.

Nós temos estudado desde 2015 a dinâmica espaço-temporal, parasitologia e impactos ecossistêmicos de gatos domésticos abandonados em áreas florestais. Um dos resultados que vimos mostra que a população desses animais não se mantém por causa da reprodução, mas sim pelo constante ato de abandono”, explica o pesquisador.

De acordo com ele, a ideia é observar qual o papel ecossistêmico desses animais em uma Área de Proteção Permanente (APP) como essa. Outro objetivo é sensibilizar as pessoas acerca dos grandes impactos sociais e ambientais que a soltura de animais domésticos como os gatos pode ocasionar à biodiversidade.

Os estudiosos enfatizam que a pesquisa não tem o objetivo de maltratar os animais em questão e nem reprimir as ONGs e as pessoas que costumam cuidar dos bichos. A motivação é exclusivamente acadêmica. Outra observação é que não é recomendado o contato direto com os animais, pois há risco de contágio de doenças.
 Agência de Comunicação da UFRN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CIÊNCIAS: Vale apenas saber - A classificação das aves

EM TEMPO: Alan Silveira continua dando um trato na infraestrutura urbana

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

AFRODISÍACO: Galvão provou ‘Viagra Natural’ horas antes de passar mal