CIÊNCIAS – VALE APENSA SABER: Morcegos, nossos grandes aliados

Reprodução.
Existem 180 espécies de morcegos no Brasil, sendo que 80 são encontradas em uma só região: a nossa caatinga nordestina. Pela aparência, causam repulsa em algumas pessoas e, ai mesmo tempo medo por que pessoa os associam a capacidade de chupar sangue.

No entanto, nesse universo apenas três são consideradas hematófagas, ou seja, que realmente se alimentam de sangue. As espécies que precisam do sangue para sobreviver são popularmente conhecidas ainda como morcegos-vampiros, são elas: morcego-vampiro-comum (nome científico: Desmodus rotundus), O morcego-vampiro-de-asas-brancas (nome científico: Diaemus youngi) e morcego-vampiro-de-pernas-peludas (nome científico: Diphylla ecaudata). É bem verdade que boa parte dos morcegos nos causam problemas e transmitem doenças como a raiva.

Matéria relacionadas:

Porém, assim como todos os seres vivos, os morcegos têm o seu papel na manutenção e equilíbrio dos ecossistemas, trabalhando ao nosso favor. A maioria das espécies de morcegos que existem no Brasil são frugívoras, ou seja, se alimentam de frutos, ajudando na dispersão de sementes.

Há também insetívoros, ou seja, se alimentam de insetos inclusive se alimentam de insetos, como o vilão aedes aegypti, mosquito causador de várias doenças. Além disso, as quais predam com muita eficiência pragas urbanas e agrícolas

Por fim, nesse grupo de morcegos benéficos encontram-se as espécies nectarívoras, seja, se alimentam de néctar e pólen, desta forma realizam a polinização de diversas espécies de flores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CIÊNCIAS: Vale apenas saber - A classificação das aves

EM TEMPO: Alan Silveira continua dando um trato na infraestrutura urbana

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

AFRODISÍACO: Galvão provou ‘Viagra Natural’ horas antes de passar mal