Pular para o conteúdo principal

SERVIÇOS: Cooperativas oferecem serviços gratuitos de saúde, cidadania e educação

Em 6 de julho, Dia de Cooperar pretende atender 600 pessoas na Cidade da Esperança

Divulgação.
Por Rildan Marinho Fernandes

As cooperativas, presentes em todo o país, contribuem com a transformação das realidades ao estimular o desenvolvimento sustentável, colaborar na construção de um mundo mais justo e ao realizar atividades de responsabilidade social. Uma dessas ações transformadoras é o Dia de Cooperar (Dia C), movimento em que as cooperativas desempenham iniciativas voluntárias diferenciadas, tendo atendido mais de 10 milhões de atendimentos nos últimos dez anos no Brasil.

Em 2019, as ações do Dia de Cooperar acontecerão no dia 06 de julho. Em Natal, a Escola Municipal Professora Ivonete Maciel, localizada no bairro Cidade Esperança, sediará o evento, que começa às 08h. A programação contará com serviços gratuitos de saúde, cidadania e educação. No Rio Grande do Norte, cerca de 200 voluntários (de seis cooperativas unidas) pretendem beneficiar até 600 pessoas durante o evento de celebração.

O cooperativismo trabalha na linha de frente do desenvolvimento socioeconômico do país. Celebrar as importantes conquistas que tivemos nos últimos dez anos é a prova de que precisamos acender a fagulha do cooperativismo nas pessoas que estão à nossa volta’’, destaca Roberto Coelho, presidente do Sistema OCERN-SESCOOP/RN. A iniciativa conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Norte.

Para participar, os interessados só precisam ir até a escola – entre 8h e 12h do sábado, 6 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo.

Sobre o Dia C:
O Dia C é um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas. Dez anos após sua criação, o movimento já faz parte da agenda estratégica do cooperativismo brasileiro e transforma realidades em todo o Brasil. Em 2018, 1.706 cooperativas, com o apoio de quase 120 mil voluntários, dedicaram tempo, talento e trabalho para beneficiar mais de 2,2 milhões de pessoas com iniciativas que melhoram a qualidade de vida, a saúde, a educação, o meio ambiente e que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ODS/ONU).

SERVIÇO:
Data da Celebração: sábado, 6 de julho
Horário: 8h às 12h
Local: Escola Municipal Professora Ivonete Maciel – Natal/RN
Público Alvo: Alunos da escola e comunidade

Cooperativas e Serviços Confirmados:
UNIMED NATAL
Serviços Médicos variados
COOPMED
Serviços Médicos variados
COOPERN ENFERMAGEM
Aferição de pressão arterial
Índice de Massa Corpórea – IMC
Aferição de Glicemia Capilar
Consulta de enfermagem
COOPANEST
Treinamento salve uma vida - Exposição em Suporte Básico de Vida com foco no diagnóstico e procedimento de reanimação cardiorrespiratória.
COOPERFISIO
Orientações sobre postura e uso de mochila pelas crianças.
UNIODONTO
Palestra orientação bucal
Aplicação de flúor + escova
SEC. SAÚDE
Cartão do SUS
SEC. MOBILIDADE
Cartão do idoso
Assessoria de comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

Na natureza, tamanho pode ser documento. A notícia que uma lula encontrada nas Ilhas Malvinas tem um pênis do comprimento do seu corpo causou certo espanto, mas ela está longe de ser exceção.

O homem Nesta proporção também se enquadra o homem. Em média, o tamanho médio dos pênis varia entre 12 e 15 centímetros em estado ereto, apesar de depender de diversos fatores como raça, biotipo, genética e tamanho da pessoa.
Portanto, não há uma definição específica para o tamanho do Pênis na nossa espécie. Segundo a enciclopédia científica, pênis apenas com 7 cm ou menos em estado de ereção são considerado pequenos.
A baleia-azul
A baleia-azul (Balaenoptera musculus), que chega a ter mais de 30 metros de comprimento, é considerada pelos cientistas a espécie mais bem dotada do reino animal, pelo menos em termos absolutos: o órgão sexual de um macho adulto atinge mais de 2 metros de comprimento -- mas isso significa apenas 7% do tamanho de seu corpo.
A Lula Na natureza, o tamanho do aparelho reprod…

PANDEMIA: Falece de covid-19 em Mossoró 3º Apodiense

Mais um apodiense faleceu vítima da COVID-19. Sidney (45), estava internado na UTI em Mossoró lutando pela vida. Foi bravo, mas foi vencido. Teve duas paradas cardíacas e não resistiu na segunda no final da tarde início da noite de hoje (22). Infelizmente. Muito triste.
Nossos pêsames aos familiares. Sidney foi o terceiro Apodiense morto pelo coronavírus. Deus proteja a nós todos.

CIÊNCIAS: Vale apena saber – Porque quando estamos gripados não sentimos o cheiro nem sabor das coisas?

Quando você está com gripe ou resfriados você quase não sente o cheiro das coisas. Quanto ao sabor é como se tivéssemos comendo palha. Mas será por que isso acontece?
Ao ficarmos gripados ou resfriados as células que formam a mucosa nasal produz excesso de muco (espécie de liquido pegajoso) na tentativa de diminuir a irritação causada pelos agentes causadores da infecção.
Dessa forma o excesso de muco dificulta a chegada das moléculas de odor, que se propagam no estado gasoso, até as células receptoras de olfato e com isso há uma diminuição nesse sentido.
Além disso, os próprios vírus afetam células olfatórias prejudicam ainda mais o funcionamento do olfato. Como o olfato interfere na identificação dos sabores esse sentido também fica prejudicado, daí você também não sentir o gosto.
É isso ai, repouso, boa alimentação e muito líquidos são fundamentais na recuperação contra gripes e resfriados. Agora você ficou sabendo por que não sentimos cheiro nem o sabor quando estamos com gripe e resf…