FAKE: É montagem cartaz de manifestantes da CUT que diz ‘não me obriguem a trabalhar’

Imagens reprodução: Yahoo.ORIGINAL.
Circula pelas redes sociais uma foto de manifestantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), segurando um cartaz com o texto “Não me obriguem a trabalhar!”.

Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado.

Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Imagens reprodução: Yahoo. FAKE.
Não me obriguem a trabalhar!”
Texto de imagem que, até as 16h de 18 de junho de 2019, tinha mais de 14 mil compartilhamentos no Facebook

FALSO

A imagem analisada pela Lupa foi alterada digitalmente. Tirada em 28 de janeiro de 2015 por Viviane Barbosa, da Mídia Consulte, a foto original apareceu em uma publicação no site da Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT de São Paulo e mostra manifestantes segurando um cartaz com a seguinte frase: “Não mexa com os meus direitos”.

Eles protestavam em defesa do emprego e contra duas medidas provisórias (664 e 665) do governo de Dilma Rousseff (PT). Batizadas como “MPs do ajuste fiscal”, alteravam a legislação trabalhista e previdenciária. O ato foi organizado por centrais sindicais como CUT, Força Sindical e União Geral dos Trabalhadores (UGT). A imagem foi utilizada em outros momentos para ilustrar manifestações da CUT contra alterações na Previdência ainda no governo Dilma, em 2016, e durante o governo de Michel Temer (MDB), em 2018.

A foto já foi utilizada em outras montagens. Em fevereiro de 2019, o cartaz modificado informava que os manifestantes iriam cometer suicídio caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não fosse solto. Na época, a Lupa mostrou que o cartaz era falso.

Nota: Esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Do Portal Yahoo Notícias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CIÊNCIAS: Vale apenas saber - A classificação das aves

EM TEMPO: Alan Silveira continua dando um trato na infraestrutura urbana

CIÊNCIAS: Vale apena saber – Porque quando estamos gripados não sentimos o cheiro nem sabor das coisas?

CIÊNCIAS: Vale apena saber – O funcionamento da bexiga natatório dos peixes