CIÊNCIAS – VALE APENA SABER: Como as minhocas se reproduzem?

Reprodução.
As minhocas não são apenas boas iscas, são também animais indispensáveis a qualidade do solo, visto que, escavam galerias em seu interior, contribuindo para o arejamento, além do que, suas fezes são riquíssimas em nutrientes.

Mas, como esses animais subterrâneos se reproduzem? Para isso acontecer, o tempo tem que está favorável. Como sabemos, as minhocas são animais hermafroditas, ou seja, num mesmo individuo está presente ambos os sexos, masculino e feminino.

No entanto, as minhocas não conseguem se auto fecundar (fecundar a si próprias). Os poros genitais das minhocas se encontram numa parte espessada do corpo chamado clitelo.

O poro genital masculino da mesma minhoca se encontra muito perto do seu poro genital feminino não sendo possível um encontrar o outro. Assim, quando vão se reproduzir, as minhocas precisam de parceiros em que ambos estejam ovulando.

Assim, a reprodução das minhocas é sexuada do tipo fecundação cruzada. O poro genital masculino de uma penetra no poro genital feminino da outra e vice versa. Há assim uma troca de sêmen entre ambas.

Dessa forma, falando num linguajar bem simples, as duas minhocas que cruzaram saem grávidas na relação.

Após a fecundação, os óvulos fecundados são liberados no solo numa espécie de casulo, onde os futuros filhotes se desenvolverão e serão liberados após a eclosão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CIÊNCIAS: Vale apenas saber - A classificação das aves

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

PARA QUE FÔRO? Coaf aponta 48 depósitos suspeitos na conta de Flávio Bolsonaro

CIÊNCIAS: Vale apensa saber - Por que as minhocas saem para fora da terra em tempos de chuva?

CIÊNCIAS: Vale apenas saber – O que é um falso fruto?