Pular para o conteúdo principal

LIVROS E E-BOOKS: Editora IFRN realiza o lançamento das obras editadas em 2018

O evento acontecerá no Campus Natal Cidade-Alta

Divulgação IFRN.
No dia 24 de maio a Editora IFRN realizará o lançamento dos livros editados em 2018. O evento acontecerá, entre 10 e 19h, na unidade Rio Branco do Campus Natal Cidade-Alta e terá temática relacionada a questões ambientais, natureza e sementes, numa analogia às ideias dos pesquisadores e produtores das publicações, em conformidade com a concepção da identidade visual. É esse o resumo do evento, segundo Kadydja Chagas, coordenadora da Editora. No total, serão lançadas 21 obras, entre livros impressos e e-books, produzidos em sua maioria a partir do edital de seleção de obras, que abrange as oito áreas de conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de acordo com as linhas e políticas editoriais do Instituto: acadêmica, técnico-científica, apoio didático, cultural potiguar ou artístico-literária.

Lançamento
O evento, que acontecerá no pátio e auditório da unidade, terá como convidados autores, pessoas relacionadas às publicações, como editores de revistas, servidores envolvidos com pesquisa e inovação, além de autoridades internas e externas, para que haja um momento específico de reconhecimento da obra, autógrafos e etc. além de ser aberto ao público.

No lançamento do material editado em 2017, que aconteceu na casa de recepções Átrios, cerca de 300 pessoas circularam pelos espaços, receberam as obras e conversaram com os autores. Em 2019, a proposta vai ser diferente, de acordo com Rodrigo Pessoa, revisor de textos da Editora IFRN. O motivo da mudança é mostrar que as ações da Editora vão além: “O evento também contemplará outras ações que a Editora realiza, pois ela não se relaciona apenas à publicação de livros. Há questões como a atuação em periódicos institucionais, que compreende o suporte necessário em relação à publicação, diagramação de volumes e descentralização de recursos para as revistas, além das demais ações da pasta, como eventos e comunicações técnico-científicas, bases de dados e pós-graduação”, disse.

Obras e relações interinstitucionais
Dentre as parcerias interinstitucionais, destacam-se as ações desenvolvidas em conjunto com a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, a qual terá três livros lançados pela Editora na referida cerimônia, e a produção acerca dos 20 anos da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). Além disso, será disponibilizada a terceira publicação da série ‘Manuais Institucionais’, desta vez relacionada aos projetos de extensão, a ser lançada em formato e-book. No ano passado, já haviam sido lançados os Manuais de Processos relacionados ao ecossistema de estímulo à inovação, como também à pesquisa, inovação e publicações.

Outra obra destacada é o livro da série Professus Litteratus, a qual homenageia servidores do Instituto que têm grande contribuição institucional. Este ano, será publicada uma obra da professora Maria das Graças Baracho. As demais produções da academia e de pesquisadores do instituto, selecionadas por Edital, também são apontadas como de grande importância em suas respectivas áreas e contribuições intelectuais.

Para Kadydja, "É importante ressaltar que um dos objetivos da Editora IFRN com esta nova versão para o lançamento de livros é aproximar a comunidade acadêmica da produção e publicação científica, desenvolvendo nossa função social enquanto instituição".

Serviço
O quê: lançamento dos livros da Editora IFRN
Quando: das 10h às 19h do dia 24/5
Onde: no pátio e auditório da unidade Rio Branco do Campus Natal Cidade-Alta do IFRN
Assessoria de Comunicação Reitoria | IFRN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

Na natureza, tamanho pode ser documento. A notícia que uma lula encontrada nas Ilhas Malvinas tem um pênis do comprimento do seu corpo causou certo espanto, mas ela está longe de ser exceção.

O homem Nesta proporção também se enquadra o homem. Em média, o tamanho médio dos pênis varia entre 12 e 15 centímetros em estado ereto, apesar de depender de diversos fatores como raça, biotipo, genética e tamanho da pessoa.
Portanto, não há uma definição específica para o tamanho do Pênis na nossa espécie. Segundo a enciclopédia científica, pênis apenas com 7 cm ou menos em estado de ereção são considerado pequenos.
A baleia-azul
A baleia-azul (Balaenoptera musculus), que chega a ter mais de 30 metros de comprimento, é considerada pelos cientistas a espécie mais bem dotada do reino animal, pelo menos em termos absolutos: o órgão sexual de um macho adulto atinge mais de 2 metros de comprimento -- mas isso significa apenas 7% do tamanho de seu corpo.
A Lula Na natureza, o tamanho do aparelho reprod…

PANDEMIA: Falece de covid-19 em Mossoró 3º Apodiense

Mais um apodiense faleceu vítima da COVID-19. Sidney (45), estava internado na UTI em Mossoró lutando pela vida. Foi bravo, mas foi vencido. Teve duas paradas cardíacas e não resistiu na segunda no final da tarde início da noite de hoje (22). Infelizmente. Muito triste.
Nossos pêsames aos familiares. Sidney foi o terceiro Apodiense morto pelo coronavírus. Deus proteja a nós todos.

CIÊNCIAS: Vale apena saber – Porque quando estamos gripados não sentimos o cheiro nem sabor das coisas?

Quando você está com gripe ou resfriados você quase não sente o cheiro das coisas. Quanto ao sabor é como se tivéssemos comendo palha. Mas será por que isso acontece?
Ao ficarmos gripados ou resfriados as células que formam a mucosa nasal produz excesso de muco (espécie de liquido pegajoso) na tentativa de diminuir a irritação causada pelos agentes causadores da infecção.
Dessa forma o excesso de muco dificulta a chegada das moléculas de odor, que se propagam no estado gasoso, até as células receptoras de olfato e com isso há uma diminuição nesse sentido.
Além disso, os próprios vírus afetam células olfatórias prejudicam ainda mais o funcionamento do olfato. Como o olfato interfere na identificação dos sabores esse sentido também fica prejudicado, daí você também não sentir o gosto.
É isso ai, repouso, boa alimentação e muito líquidos são fundamentais na recuperação contra gripes e resfriados. Agora você ficou sabendo por que não sentimos cheiro nem o sabor quando estamos com gripe e resf…