LIVROS E E-BOOKS: Editora IFRN realiza o lançamento das obras editadas em 2018

O evento acontecerá no Campus Natal Cidade-Alta

Divulgação IFRN.
No dia 24 de maio a Editora IFRN realizará o lançamento dos livros editados em 2018. O evento acontecerá, entre 10 e 19h, na unidade Rio Branco do Campus Natal Cidade-Alta e terá temática relacionada a questões ambientais, natureza e sementes, numa analogia às ideias dos pesquisadores e produtores das publicações, em conformidade com a concepção da identidade visual. É esse o resumo do evento, segundo Kadydja Chagas, coordenadora da Editora. No total, serão lançadas 21 obras, entre livros impressos e e-books, produzidos em sua maioria a partir do edital de seleção de obras, que abrange as oito áreas de conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de acordo com as linhas e políticas editoriais do Instituto: acadêmica, técnico-científica, apoio didático, cultural potiguar ou artístico-literária.

Lançamento
O evento, que acontecerá no pátio e auditório da unidade, terá como convidados autores, pessoas relacionadas às publicações, como editores de revistas, servidores envolvidos com pesquisa e inovação, além de autoridades internas e externas, para que haja um momento específico de reconhecimento da obra, autógrafos e etc. além de ser aberto ao público.

No lançamento do material editado em 2017, que aconteceu na casa de recepções Átrios, cerca de 300 pessoas circularam pelos espaços, receberam as obras e conversaram com os autores. Em 2019, a proposta vai ser diferente, de acordo com Rodrigo Pessoa, revisor de textos da Editora IFRN. O motivo da mudança é mostrar que as ações da Editora vão além: “O evento também contemplará outras ações que a Editora realiza, pois ela não se relaciona apenas à publicação de livros. Há questões como a atuação em periódicos institucionais, que compreende o suporte necessário em relação à publicação, diagramação de volumes e descentralização de recursos para as revistas, além das demais ações da pasta, como eventos e comunicações técnico-científicas, bases de dados e pós-graduação”, disse.

Obras e relações interinstitucionais
Dentre as parcerias interinstitucionais, destacam-se as ações desenvolvidas em conjunto com a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, a qual terá três livros lançados pela Editora na referida cerimônia, e a produção acerca dos 20 anos da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). Além disso, será disponibilizada a terceira publicação da série ‘Manuais Institucionais’, desta vez relacionada aos projetos de extensão, a ser lançada em formato e-book. No ano passado, já haviam sido lançados os Manuais de Processos relacionados ao ecossistema de estímulo à inovação, como também à pesquisa, inovação e publicações.

Outra obra destacada é o livro da série Professus Litteratus, a qual homenageia servidores do Instituto que têm grande contribuição institucional. Este ano, será publicada uma obra da professora Maria das Graças Baracho. As demais produções da academia e de pesquisadores do instituto, selecionadas por Edital, também são apontadas como de grande importância em suas respectivas áreas e contribuições intelectuais.

Para Kadydja, "É importante ressaltar que um dos objetivos da Editora IFRN com esta nova versão para o lançamento de livros é aproximar a comunidade acadêmica da produção e publicação científica, desenvolvendo nossa função social enquanto instituição".

Serviço
O quê: lançamento dos livros da Editora IFRN
Quando: das 10h às 19h do dia 24/5
Onde: no pátio e auditório da unidade Rio Branco do Campus Natal Cidade-Alta do IFRN
Assessoria de Comunicação Reitoria | IFRN.

Comentários

Postagens mais visitadas