Pular para o conteúdo principal

CIÊNCIAS E SAÚDE: Opções caseiras de remédio para micose de unha

Aprenda a fazer em casa vários tipos de remédio para tratar a desagradável micose de unha

Divulgação Ecycle.
A micose de unha é uma infecção causada por fungos como bolor ou levedura, que se alimentam da queratina que compõe as unhas. O problema, cientificamente chamado de onicomicose, deixa a unha amarela, deformada e grossa e pode acontecer nas unhas dos pés ou da mão. O tratamento da micose de unha em geral é feito com o uso de antifúngicos, que podem ser orais ou pomadas, cremes e esmaltes. Porém, para evitar o uso exagerado de produtos químicos, também é possível preparar receitas caseiras e naturais de remédio para micose de unha.

Antes de começar um tratamento a base de remédios caseiros para micose de unha, no entanto, consulte um/a dermatologista para saber qual a opção mais indicada no seu caso. Se a micose de unha estiver muito feia, e dependendo do seu quadro geral de saúde, pode ser que você precise de remédios com ação rápida, já que a micose de unha, se não for tratada, pode originar infecções como a paroníquia, que é causada por bactérias e ataca a região ao redor da unha. Em diabéticos e pessoas com o sistema imunológico comprometido, o risco de infecção é maior.

Para evitar a contaminação, algumas dicas são não andar descalço em piscinas ou banheiros públicos, evitar calçados muito apertados e tirar as meias logo após a prática de atividades físicas ou sudorese intensa, para não expor o pé ao excesso de umidade. Essas são as principais formas de contração de micose de unha no pé. A causa mais comum de micose na unha da mão, por sua vez, é o compartilhamento de materiais de manicure. Evitar o uso de toalhas compartilhadas e secar-se bem após o banho, em especial nas áreas de dobras, como o espaço entre os dedos do pé e a virilha, são outras dicas para evitar o risco de contrair micoses.

O tratamento para micose de unha pode levar até 12 meses, no caso de micose no pé, e até 6 meses, no caso de micose de unha da mão. Isso pode variar dependendo do caso e não é raro que a ferida pareça curada, mas ainda existam fungos na região afetada pela micose, então é importante fazer o acompanhamento médico. Também no caso dos remédios caseiros a frequência no tratamento é fundamental - não importa se você usa uma pomada de farmácia ou um remédio para micose feito com alho, é preciso seguir com o tratamento até que o problema se resolva. Afinal, ninguém quer fungos crescendo nas suas unhas e é preciso usar o remédio para micose até que eles tenham morrido de vez.

Tipos caseiros de remédio para micose de unha
Conheça algumas opções caseiras de remédio para micose de unha. Você pode usá-los para tratar micose no pée também na mão.

Limão
O limão possui limoneno, um terpeno que lhe confere ação bactericida e antifúngica. Além disso, o caráter ácido do limão controla o pH da pele, tornando o meio hostil à proliferação dos fungos que causam a micose de unha. Para usar o limão como remédio caseiro para micose de unha, deixe a região infectada de molho no suco de limão por cerca de cinco minutos - também é possível espremer o suco do limão diretamente na área afetada e esperar agir. Repita esse procedimento três vezes ao dia, durante uma semana.

Vinagre de maçã
O ácido acético presente no vinagre de maça ajuda a combater os fungos que causam a micose nas unhas, já que suas propriedades alcalinas neutralizam o pH da pele. Para usar esse remédio caseiro, deixe as unhas infectadas de molho em uma bacia com meio copo de vinagre de maçã e meio copo de água por 15 a 20 minutos. Seque bem a região tratada e aplique um creme hidratante - se ele for caseiro é melhor.

Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio pode ser misturado com o limão ou com o vinagre para potencializar o efeito alcalinizante das duas substâncias. Para fazer o remédio caseiro de bicarbonato com limão, faça uma pasta com os dois ingredientes e aplique na área afetada. No caso do remédio para micose com vinagre e bicarbonato, adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio em meio copo de vinagre e deixe o pé ou a mão de molho na solução por 15 a 20 minutos. Também é possível polvilhar bicarbonato dentro dos calçados, para matar os fungos eventualmente presentes ali (que em geral são os responsáveis pelo chulé).

Óleo Essencial de Melaleuca
O óleo essencial de melaleuca possui atividade antimicrobiana de amplo espectro, cujo mecanismo principal de ação atua sobre danos nas membranas das células. O terpinen-4-ol é o principal responsável pela eficácia do óleo para combater inúmeras doenças superficiais, incluindo acne, candidíase oral (sapinho) e micoses nas unhas, dentre outras.

Para usar esse remédio caseiro para micose de unha, acrescente de duas a três gotas do óleo essencial de melaleuca a um óleo vegetal ou hidratante corporal e aplique pelo menos uma vez ao dia (e no máximo três vezes ao dia). Também é possível pingar o óleo essencial diretamente na região afetada. Outra forma de usar o remédio natural é pingar algumas gotas do óleo essencial em uma bacia de água morna e deixar os pés descansando em torno de 20 minutos. Faça isso até a micose sumir completamente.

É importante ressaltar que este produto não deve ser consumido via oral, já que pode causar efeitos colaterais como confusão, incapacidade para caminhar, erupção e até coma.

Alho
O alho possui propriedades antibióticas e antimicrobianas que favorecem a eliminação de fungos e demais micro-organismos responsáveis pela micose de unha. Para fazer esse remédio caseiro, esmague dez dentes de alho até formar uma pasta, coloque em um recipiente com água morna e espere alguns minutos antes de mergulhar as partes afetadas. Deixe o pé ou mão com micose de molho por 15 minutos. Continue lendo...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

Na natureza, tamanho pode ser documento. A notícia que uma lula encontrada nas Ilhas Malvinas tem um pênis do comprimento do seu corpo causou certo espanto, mas ela está longe de ser exceção.

O homem Nesta proporção também se enquadra o homem. Em média, o tamanho médio dos pênis varia entre 12 e 15 centímetros em estado ereto, apesar de depender de diversos fatores como raça, biotipo, genética e tamanho da pessoa.
Portanto, não há uma definição específica para o tamanho do Pênis na nossa espécie. Segundo a enciclopédia científica, pênis apenas com 7 cm ou menos em estado de ereção são considerado pequenos.
A baleia-azul
A baleia-azul (Balaenoptera musculus), que chega a ter mais de 30 metros de comprimento, é considerada pelos cientistas a espécie mais bem dotada do reino animal, pelo menos em termos absolutos: o órgão sexual de um macho adulto atinge mais de 2 metros de comprimento -- mas isso significa apenas 7% do tamanho de seu corpo.
A Lula Na natureza, o tamanho do aparelho reprod…

DESCENTRALIZAÇÃO: Apodi tem a gestão mais descentralizada da história

Imagine o tipo de gestão engessada, onde para comprar até uma caixa de fósforo, você teria que esperar um tempão até a liberação da parte de um chefe subalterno ao gestor maior. Uma situação assim trava o andamento de uma gestão e atrasa as atividades dos que dela fazem parte. E tudo reflete na insatisfação do povo.Observando essa possibilidade, o gestor Alan Silveira, atual prefeito do Apodi, vez justamente o oposto. Apodi tem a gestão mais descentralizada de sua história. As atribuições são dadas pelo gestor maior. São dadas condições para que secretários, subsecretários ou responsáveis façam sua parte. E, a partir daí a coisa anda, flui. Com a descentralização, ganha-se também em autonomia e rapidez na tomada de decisão. Isso é possível porque os processos se tornam menos engessados e a necessidade de aprovação direta é menor, passando a ser importante apenas em situações estratégicas e urgentes.E o gestor? Confia nos seus e apenas administra as situações, ficando livre para um ate…

CIÊNCIAS: Vale apensa saber - Por que as minhocas saem para fora da terra em tempos de chuva?

Apesar de ser indispensável à sobrevivência das minhocas, a umidade no ambiente deve ter certo equilíbrio.

Matéria relacionada:
CIÊNCIAS – VALE APENA SABER: Como as minhocas se reproduzem?

Quando o solo está encharcado demais por causa de chuvas, elas acabam abandonando suas galerias em busca de oxigênio. O excesso de água no solo diminui o oxigênio presente no mesmo dificultando a respiração das minhocas.

Ai, agora você sabe por que em tempos de chuva é fácil encontrar minhocas fora da terra.

VACINA: Oxford tem tido "resposta imune correta" em vacina, diz cientista

Sarah Gilbert, professora de vacinologia, afirmou que o estudo recrutou 8 mil voluntários para a fase 3 de testes do potencial imunizante contra a covid-19(Portal R7) – Uma das cientistas por trás do potencial vacina para covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, disse nesta quarta-feira (1º) que a equipe tem obtido o tipo certo de resposta imune em testes, que entraram no estágio clínico de fase 3. Falando em uma audiência parlamentar, Sarah Gilbert, professora de vacinologia da universidade, afirmou que o estudo recrutou 8 mil voluntários para a fase 3 de seu teste da vacina AZD1222, que foi licenciada para a AstraZeneca.A pesquisadora acrescentou que não poderia apresentar um cronograma sobre quando a vacina pode estar pronta, pois a previsão depende dos resultados do ensaio.Brasil assina acordo para produzir vacinaO governo federal assinou no sábado (27) um acordo para produzir no Brasil vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em p…

30 DE JUNHO: Alan Silveira “Mês de grandes conquistas e realizações de sonhos para o povo de Apodi”

Em suas redes sociais, gestor Alan Silveira, prefeito do Apodi, celebrou Dia 30 de junho como sendo de grandes conquistas de uma gestão que trabalha para o povo. “Um dia marcante para o Apodi. Nesta data, em 2018, nossa gestão inaugurava um dos maiores sonhos do Distrito de Melancias. A Escola Raimunda Florêncio de Oliveira, mais de R$ 400 mil reais investidos com recursos próprios”, lembrou.“E ontem, dia 30 de junho de 2020, inauguramos o novo Centro de Saúde - Dr. José da Silveira Pinto, obra com quase R$ 700mil reais investidos, entre recursos próprios e federal. Mais que duas obras, uma realização de dois sonhos”, enfatizou.“Dia 30 de junho marca, portanto, grandes conquistas de uma gestão que trabalha para o povo”, celebrou o gestor.