SETEMBRO AMARELO: escola lança projeto de valorização à vida

Iniciativa “Mais Amor Pela Vida” estimula o amor, o respeito e a autoestima no enfrentamento das problemáticas existenciais da sociedade

Diante do crescente índice de suicídio no Brasil, com pelo menos 30 casos registrados por dia, abraçar a causa de valorização da vida torna-se cada vez mais relevante. Segundo especialistas, o suicídio já é considerado a quarta maior causa de morte no país. No mês de setembro, o trabalho de prevenção e ajuda aos que precisam são intensificados, com a campanha Setembro Amarelo, movimento mundial incentivado pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) que tem como objetivo a defesa da vida.

No Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, foi lançado o projeto “Mais Amor Pela Vida”, com a proposta de abraçar a causa e promover um ambiente mais saudável, incentivando a prática do amor, da valorização da vida, do respeito e da autoestima no enfretamento das problemáticas existenciais. 

Segundo a Psicóloga do Ensino Fundamental do Colégio, Magali Cabral, o suicídio é considerado um fenômeno complexo, multifacetado, que necessita da implicação de vários atores, unidos, pensando estratégias de intervenção e valorização à vida. “A escola é um espaço privilegiado para se debater a temática, quebrando assim, o silêncio que ronda a questão, levando em consideração a singularidade de cada nível de ensino”, explica.

Além de receberem as orientações no seio escolar, é essencial que os alunos recebam direcionamentos também na base familiar, que é a estrutura para toda uma sociedade. “Os pais não podem esquecer da importância de vivenciarem diariamente a escuta ativa, abrindo mais espaço para os filhos conversarem sobre tudo que necessitam. Além disso, devem ficar atentos, reparando quanto aos detalhes e comportamento, ficando sempre disponíveis para ajudá-los”, comenta a psicóloga da Educação Infantil, Nadja Medeiros.

As ações específicas do projeto serão realizadas nas terças-feiras do mês de setembro, intituladas “Terças da Vida”. Nesta manhã (4), aconteceu a apresentação do projeto para os alunos e colaboradores, com entrega de folders e fitas amarelas alusivas ao mês de prevenção. Na segunda semana, entre os dias 10 e 14, das 8h às 10h, na Capela do Colégio, a equipe do Serviço de Educação Religiosa (SER) e os Padres Jarbas e Motta estão disponíveis para confissões de toda a comunidade educativa. 

Na segunda-feira (10), o Padre Fabrício ministrará a palestra “A Vida é um Dom de Deus”, às 19h, no auditório Madre Francisca Lechner, voltada à comunidade escolar, aos pais e responsáveis. Na segunda ação das “Terças da Vida”, o Padre Fabrício tem um encontro marcado com os alunos do 9º ano e Ensino Médio, professores e funcionários, das 9h às 10h, em que abordará o Dom da Vida.

No domingo (16), toda a escola participará da caminhada #PonteDaVida, às 15h, na Ponte Newton Navarro. Para alegrar a todos que gostam dos ritmos, na cadência das danças, acontecerá, na terça-feira (18), a “Dança da Vida”, em um intervalo interativo com a participação da educadora física Leila Maia. Na última terça-feira do mês (25), acontecerá a escuta religiosa e psicológica, com muito acolhimento a todos os presentes. 

Ressaltamos que é um projeto contínuo, que perpassará todo o ano letivo, proporcionando aos nossos educandos e familiares a prática de atitudes que demonstrem amor ao próximo e transformem comportamentos, fortalecendo as relações de respeito e a busca do significado da vida”, comenta a psicóloga do Ensino Médio, Sheila Salustino.
Assessoria de comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CIÊNCIAS: Vale apenas saber - A classificação das aves

EM TEMPO: Alan Silveira continua dando um trato na infraestrutura urbana

CIÊNCIAS: Vale apena saber – Porque quando estamos gripados não sentimos o cheiro nem sabor das coisas?

CIÊNCIAS: Vale apena saber – O funcionamento da bexiga natatório dos peixes