Pular para o conteúdo principal

Mossoró terá campanha de combate ao suicídio em setembro

Programação do Luz para a Vida será aberta no domingo (02/08) com o projeto Saúde na Praça

Divulgação.
Cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida, por ano, no Brasil de acordo com dados do Ministério da Saúde (MS). E o tema volta à pauta neste fim de semana com a chegada do Setembro Amarelo, campanha mundial que alerta sobre o suicídio. Em Mossoró, no dia 2 de setembro, o projeto Saúde na Praça abraça a ação “Luz para Vida” e abordará o assunto orientando e trazendo mensagens de positividade ao longo da Avenida Rio Branco. A programação começa às 16h.

Os dados do Boletim Epidemiológico sobre Suicídio do MS, divulgado em 2017, são alarmantes: entre 2011 e 2016, 62.804 pessoas cometeram suicídio. A taxa de mortes é maior entre os homens (79% dos casos), mas as mulheres são as que mais praticam a tentativa (69%). Pensando nesse cenário, o Setembro Amarelo já estava previsto no calendário do Saúde na Praça, projeto da Universidade Potiguar – integrante da rede Laureate – realizado mensalmente. Neste mês, ele se une ao Comitê do Luz para Vida que terá uma vasta programação e será aberta no domingo.


O tema remete a apontar algo contrário ao pensamento suicida: de que há luz no fim do túnel e a solução não é a morte”, afirma o Coordenador do Saúde na Praça, Prof. Wanderley Fernandes, que faz parte do comitê. Quem também integra o grupo é a personal trainer Leila Maia que, em Natal, já vinha realizando eventos ligados ao tema do suicídio como o “Ponte para Vida”. Leila estará presente em Mossoró para participar da abertura do evento que contará também com a Prefeita Rosalba Ciarlini.

Durante o mês, haverá atividades para públicos diversos como professores, supervisores e diretores, e estudantes de nível Fundamental e Médio, da rede estadual e municipal; Plantões de Atendimentos nos Centros de Apoio Psicossociais (Caps); Mobilizações nas Universidades da Cidade e treinamentos para os trabalhadores dos Cras, Creas e também da Atenção Básica.

QUALIDADE DE VIDA
Além de tratar do suicídio, como todos os meses, o Saúde na Praça mobilizará a população mossoroense em torno de atividades físicas de lazer e qualidade de vida. Os serviços estarão divididos em vários pontos na Rio Branco com apoio de alunos e professores da Escola da Saúde.

Na Praça de Esportes, haverá Campeonato de Futsal; na Praça do Memorial, Contação de Histórias realizada pelo Curso de Pedagogia e Anjos da Enfermagem; e na Praça do Teatro Dix-Huit Rosado, Aulão de Dança e a presença da dupla Deivyd e Aline, cantando ao vivo. Neste último local, também serão oferecidos diversos outros serviços de saúde com estudantes de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Serviço Social.


Saúde na Praça reúne mensalmente centenas de pessoas para atividades físicas e de lazer em Mossoró

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

Na natureza, tamanho pode ser documento. A notícia que uma lula encontrada nas Ilhas Malvinas tem um pênis do comprimento do seu corpo causou certo espanto, mas ela está longe de ser exceção.

O homem Nesta proporção também se enquadra o homem. Em média, o tamanho médio dos pênis varia entre 12 e 15 centímetros em estado ereto, apesar de depender de diversos fatores como raça, biotipo, genética e tamanho da pessoa.
Portanto, não há uma definição específica para o tamanho do Pênis na nossa espécie. Segundo a enciclopédia científica, pênis apenas com 7 cm ou menos em estado de ereção são considerado pequenos.
A baleia-azul
A baleia-azul (Balaenoptera musculus), que chega a ter mais de 30 metros de comprimento, é considerada pelos cientistas a espécie mais bem dotada do reino animal, pelo menos em termos absolutos: o órgão sexual de um macho adulto atinge mais de 2 metros de comprimento -- mas isso significa apenas 7% do tamanho de seu corpo.
A Lula Na natureza, o tamanho do aparelho reprod…

DESCENTRALIZAÇÃO: Apodi tem a gestão mais descentralizada da história

Imagine o tipo de gestão engessada, onde para comprar até uma caixa de fósforo, você teria que esperar um tempão até a liberação da parte de um chefe subalterno ao gestor maior. Uma situação assim trava o andamento de uma gestão e atrasa as atividades dos que dela fazem parte. E tudo reflete na insatisfação do povo.Observando essa possibilidade, o gestor Alan Silveira, atual prefeito do Apodi, vez justamente o oposto. Apodi tem a gestão mais descentralizada de sua história. As atribuições são dadas pelo gestor maior. São dadas condições para que secretários, subsecretários ou responsáveis façam sua parte. E, a partir daí a coisa anda, flui. Com a descentralização, ganha-se também em autonomia e rapidez na tomada de decisão. Isso é possível porque os processos se tornam menos engessados e a necessidade de aprovação direta é menor, passando a ser importante apenas em situações estratégicas e urgentes.E o gestor? Confia nos seus e apenas administra as situações, ficando livre para um ate…

CIÊNCIAS: Vale apensa saber - Por que as minhocas saem para fora da terra em tempos de chuva?

Apesar de ser indispensável à sobrevivência das minhocas, a umidade no ambiente deve ter certo equilíbrio.

Matéria relacionada:
CIÊNCIAS – VALE APENA SABER: Como as minhocas se reproduzem?

Quando o solo está encharcado demais por causa de chuvas, elas acabam abandonando suas galerias em busca de oxigênio. O excesso de água no solo diminui o oxigênio presente no mesmo dificultando a respiração das minhocas.

Ai, agora você sabe por que em tempos de chuva é fácil encontrar minhocas fora da terra.

VACINA: Oxford tem tido "resposta imune correta" em vacina, diz cientista

Sarah Gilbert, professora de vacinologia, afirmou que o estudo recrutou 8 mil voluntários para a fase 3 de testes do potencial imunizante contra a covid-19(Portal R7) – Uma das cientistas por trás do potencial vacina para covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, disse nesta quarta-feira (1º) que a equipe tem obtido o tipo certo de resposta imune em testes, que entraram no estágio clínico de fase 3. Falando em uma audiência parlamentar, Sarah Gilbert, professora de vacinologia da universidade, afirmou que o estudo recrutou 8 mil voluntários para a fase 3 de seu teste da vacina AZD1222, que foi licenciada para a AstraZeneca.A pesquisadora acrescentou que não poderia apresentar um cronograma sobre quando a vacina pode estar pronta, pois a previsão depende dos resultados do ensaio.Brasil assina acordo para produzir vacinaO governo federal assinou no sábado (27) um acordo para produzir no Brasil vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em p…

30 DE JUNHO: Alan Silveira “Mês de grandes conquistas e realizações de sonhos para o povo de Apodi”

Em suas redes sociais, gestor Alan Silveira, prefeito do Apodi, celebrou Dia 30 de junho como sendo de grandes conquistas de uma gestão que trabalha para o povo. “Um dia marcante para o Apodi. Nesta data, em 2018, nossa gestão inaugurava um dos maiores sonhos do Distrito de Melancias. A Escola Raimunda Florêncio de Oliveira, mais de R$ 400 mil reais investidos com recursos próprios”, lembrou.“E ontem, dia 30 de junho de 2020, inauguramos o novo Centro de Saúde - Dr. José da Silveira Pinto, obra com quase R$ 700mil reais investidos, entre recursos próprios e federal. Mais que duas obras, uma realização de dois sonhos”, enfatizou.“Dia 30 de junho marca, portanto, grandes conquistas de uma gestão que trabalha para o povo”, celebrou o gestor.