60 ANOS: CIENTEC e congresso brasileiro de extensão universitária celebram os 60 anos da UFRN

Cientec 2018 é dividida em três eventos: Mostra da Cientec, Reunião
Acadêmico-Científica e Cientec Culturalfoto: Anastácia Vaz
Por Henrique Câmara


A Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é o maior evento científico do Estado. Com o tema UF e RN do Ontem ao Amanhã - 60 anos de Evoluções, a Cientec 2018 tem a proposta de mostrar como a Universidade se relaciona com o Rio Grande do Norte ao longo da história, contribuindo para o desenvolvimento e evoluções que acompanham a sociedade norte-riograndense.

Anualmente a Cientec acontece em outubro, mas este ano foi antecipada para os dias 28 a 30 de junho, tornando-se parte das comemorações do aniversário dos 60 anos da UFRN. Segundo Leonardo Mendes, da Comissão de Logística e Infraestrutura da Cientec 2018, este ano, especialmente, além de considerar discussões nacionais, o tema se alinha aos 60 anos da Universidade. “Estamos comemorando 60 anos de atividade da UFRN e a Cientec não poderia passar alheia a isso, inclusive porque é um evento que há 24 anos  faz parte dessa história”, afirma.

Em sua 24ª edição, a Cientec 2018 é dividida em três eventos: Mostra da Cientec, Reunião Acadêmico-Científica e Cientec Cultural. A Mostra da Cientec, organizada em pavilhões que abrigam exposições interativas e transdisciplinares, é um espaço de troca de conhecimento e do diálogo de ideias. Na Reunião Acadêmico-Científica serão realizados congressos, seminários, oficinas, cursos e exposição de pôsteres.


A Cientec Cultural é voltada à produção e à integração acadêmico-cultural, com eventos artísticos, apresentações e exposições e suas discussões pedagógico-culturais. A programação detalhada da Cientec pode ser obtida neste LINK.


Este ano, a UFRN foi escolhida para sediar o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), que será realizada junto com a Cientec. Com os dois eventos acontecendo ao mesmo tempo, a expectativa é que mais de 20 mil pessoas visitem a UFRN nesse período.

Congresso Brasileiro de Extensão Universitária
O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) é o maior encontro brasileiro de extensão em Instituições Públicas de Ensino Superior. Em 2018, a UFRN sediará a 8º edição do CBEU, durante a Cientec. Extensão e Sociedade: Contextos e Potencialidades é o tema deste ano.

O 8º CBEU propõe uma discussão sobre a Extensão Universitária na sua relação com a sociedade e como as universidades, por meio de projetos com a participação ativa de professores e alunos, têm construído e consolidado a Extensão.

A 8° edição do CBEU dá continuidade à tradição dos Congressos Brasileiros de Extensão como espaço adequado para formalizar o debate nas diversas áreas de atuação da Extensão Universitária brasileira.


60 anos

Comemorando 60 anos, a UFRN prepara um ano com eventos para valorizar sua memória e projetar o seu futuro. O período traduz não apenas a expressão do desempenho acadêmico da Instituição, mas a importância no desenvolvimento do Rio Grande do Norte em que atua desde o ano de sua criação, ainda como universidade estadual, em 1958.

Atualmente, com cerca de 44 mil e 5.500 servidores, entre docentes e técnicos-administrativos, a UFRN projeta suas ações em municípios onde atua com unidades acadêmicas e hospitalares e em mais 18 pólos de educação a distância. 
Agência de Comunicação da UFRN

Comentários