Pular para o conteúdo principal

Projeto de fotografia do RN participa de intercâmbio nos estados unidos


Divulgação|Representantes de projetos    selecionados
Por Raimundo Melo 

O Projeto Fotografia, Memória e Identidade desenvolvido em escolas públicas e comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte estará participando no período de 05 a 13 de maio de 2018 de um intercâmbio de experiência em tecnologia digital que acontecerá no MIT Media LAB em Boston nos Estados Unidos da América. A inciativa será apresentada pelos coordenadores Raimundo Melo e Talita Barbosa.

O Projeto é uma Tecnologia Social que faz uso da fotografia e do exercício do olhar na dinamização criativa do processo educativo e na produção e difusão de bens culturais. A iniciativa articula os campos da fotografia, memória e identidade, dando ênfase ao protagonismo de crianças, adolescentes e jovens de escolas públicas e Comunidades Quilombolas no Estado do Rio Grande do Norte.

A proposta trabalha a produção e difusão do conhecimento de forma colaborativa, dando ênfase ao uso das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação. A experiência incentiva a formação integral e mão na massa dos participantes, a criação de espaços de museus comunitários e o compromisso da educação com a transformação social.

A Tecnologia Social é realizada pelo Projeto RPTV – Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural que é uma iniciativa da Organização da Sociedade Civil CECOP – Centro de Documentação e Comunicação Popular e da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte.

O Projeto Fotografia, Memória e Identidade foi uma das 08 propostas selecionadas no Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil 2018, num total de 213 inscritos. Além do Rio Grande do Norte participarão do intercâmbio internacional iniciativas dos estados de São Paulo, Pará, Mato Grosso Sul, Paraná, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O desafio Aprendizagem Criativa Brasil é uma iniciativa da Fundação Lemann e do MIT Media Lab que visa fomentar a implantação de soluções inovadoras e com potencial de criar um grande impacto na educação pública do Brasil, tornando a educação brasileira mais mão na massa, colaborativa e prazerosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APODI: Mulher dá a luz a uma Criança dentro de um carro

Há tempos prometi para mim mesmo deixar de falar aqui sobre os desmandos do Apodi. Tenho cumprido. Mas, hoje um fato me chamou atenção e é impossível não narrá-lo aqui.

Desde que convênio entre a PMA e a maternidade Claudina Pinto do Apodi deixou de existir, mães de Apodi, bem como de outros municípios que usavam os serviços da maternidade, ficaram um tanto quanto órfãos no que diz respeito à natalidade.
Na tarde deste domingo, 08, um fato triste se deu aqui em Apodi com relação a natalidade. Uma mulher deu a luz dentro de um carro aqui na cidade do Apodi. Um fato triste. Como a maternidade Claudina Pinto faz falta a uma população de 35 mil habitantes e para a região. Lamentável que, na atualidade, isso é considerado  agora normal, uma mãe parir dentro de um carro. Até algum tempo não era normal. Se acontecesse o mundo caia.
Que triste. Vir ao mundo em um carro? Acho que todos tem direito de nascer dignamente. Que saudade da atuação daqueles justiceiros que fizeram grande manifestação co…

APODI: DNIT quer demolir residência e desapropriar moradores que se encontram as margens da BR 405 no Distrito de Melancias

D. Mariana Carvalho, que mora no Distrito de Melancias, zona rural do Apodi, Oeste do RN, está aflita. Está prestes a perder sua residência e ser desapropriada.
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura do Trânsito) está querendo demolir sua residência juntamente com a residência do Pr. Gilberto de uma congregação do Distrito.

D. Mariana nos conta que há 01 ano recebeu uma visita do DNIT, notificando sua residência e a residência do Pr. Gilberto. O DNIT alega que sua casa e a do pastor na na área territorial do DNIT.
Ora, qual é esse critério do DNIT para decidir a esse respeito? Dezenas de centenas de casas em Melancias encontram-se as margens da BR 405. Muitas distantes, 05, 07, 10 metros da BR. Em Apodi mesmo, inúmeros estabelecimentos comerciais e casar estão praticamente dentro da BR 405.
Segundo nos relatou D. Mariana, sua residência encontra-se distante 28 metros da BR 405 que corta o Distrito de Melancias. Bem mais distante que diversas outras casas e estabelecimentos comerc…

INCIDENTE: Motorista mergulha carro da prefeitura do Apodi em rio