Pular para o conteúdo principal

JORNALISMO: UFRN celebra mais um ano de sucesso com a 2ª Semana de Jornalismo

Imagem: Reprodução.
Por Ana Luiza Paz e Hilda Vasconcelos

A 2ª Semana de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) reuniu nos dias 23, 24 e 25, estudantes, docentes e profissionais para discutir o tema: "Fake News e a Era da Pós Verdade". Durante os três dias de evento, o Departamento de Comunicação (Decom) da universidade foi sede de diversas oficinas, mostras e mini-cursos voltados à temática. O destaque desse ano foi ficou por conta da participação da jornalista Cynara Menezes durante a conferência de abertura.

A responsável pelo o do Blog Socialista Morena trouxe questões importantes sobre o panorama das chamadas “notícias falsas”. Segundo ela, as “Fake News” existem desde que o homem existe, a fofoca cotidiana é o exemplo mais simples disso, mas com a chegada das redes sociais elas se transformaram em coisas gigantescas e de impacto negativo. A edição deste ano da Semana de Jornalismo contou também com mostras audiovisual, intervenções artísticas e sarau. A programação foi encerrada com mesa-redonda intitulada “Fake news e a Era da Pós-verdade” mediada pela professora Socorro Veloso, na qual participaram João Victor Leal (Agência Saiba Mais), Ricardo Araújo (Tribuna do Norte) e Eduardo Pellejero (UFRN).

Para Daniel Dantas Lemos, coordenador geral da Semana e professor do departamento, o balanço do evento é o melhor possível, apesar dos imprevistos causados em consequência dos protestos que reivindicam a baixa no valor dos combustíveis. Ainda segundo ele, muito da Semana de Jornalismo não seria possível sem a ação voluntária dos estudantes e docentes envolvidos. A equipe organizadora contou com um total de 68 colaboradores - divididos entre as equipes de assessoria, apoio técnico, fotografia e redes sociais - que trabalharam nos bastidores por semanas a fio para garantir a dinâmica e o sucesso do encontro.

E com tanto empenho o saldo não podia ser diferente: a 2ª semana de Jornalismo da UFRN teve um total de 274 inscritos. Durante os três dias do evento estima-se que 120 pessoas movimentaram o Decom prestigiando as oficinas, mini-cursos, apresentações e exposições. A 3ª edição ainda não tem data prevista, mas deve acontecer entre 2019 e 2020.
ASCOM/Semana de Jornalismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…

POLICIAL: Assalto no sitio Santa Cruz

Hoje (07), pela manhã, um assalto foi registrado no Sítio Santa Cruz, zona rural do Apodi.
Dois jovens estava visitando o sítio e tiveram sua moto Honda/CG 125 FAN KS, Placa NNZ6574 de cor vermelha, Apodi subtraída quando retornavam à cidade. 

Segundo informações, os assaltantes não exibiram armas, só insinuaram que estavam armados botando a mão no bolso. Quem tiver informações da moto com as credenciais acima acionar a polícia.