Pular para o conteúdo principal

AUTISMO – Dia Mundial de Conscientização do Autismo: Saiba como identificar se o seu filho é autista

Divulgação.

Hoje é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Nesta entrevista, a terapeuta ocupacional Isis Falcão, do Hapvida, explica o que é o autismo e mostra como os pais podem identificar se o filho é autista, entre outras informações importantes.

1. O que é o autismo?
É um transtorno global do desenvolvimento caracterizado pelo comprometimento na comunicação, podendo ter dificuldade de interação social e presença de comportamento repetitivo e restritivo. Normalmente, os sintomas surgem nos primeiros anos de vida e há vários graus de intensidades de comprometimentos. Esse conjunto de características comportamentais são definidas como Transtorno do Espectro Autismo (TEA).

2. Quais as causas?
Não há uma causa definida para o autismo. Há estudos que apontam que um conjunto de fatores pode estar relacionado com o diagnóstico como, por exemplo, componentes genéticos e fatores sociais.

3. Como os pais podem identificar que o (a) filho (a) é autista? Se possível, falar os sintomas.
A pessoa com Transtorno do Espectro Autista tem um comportamento diferente. Costumamos dizer que se trata de um jeito diferente de compreender e interagir com o mundo. Os pais devem começar a observar as dificuldades que surgem durante o desenvolvimento infantil. Entre os sintomas pode-se perceber: dificuldade de interagir com outras crianças, dificuldade ou atraso na fala, rejeição ao contato físico, ausência de expressão das emoções, apego a objetos diferentes, sensibilidade a sons, dificuldade de mudar a rotina e não responder aos comandos verbais.

4. Como é o comportamento de uma criança autista, sua interação social e as brincadeiras?
 O comportamento da criança autista pode variar conforme o grau de comprometimento.  As brincadeiras e restrições e a interação social também variam, mas dentre as características das crianças do espectro podem surgir as brincadeiras com luzes,  apego a objetos diferentes, gostar de enfileirar os brinquedos, preferência por  brincar girando os objetos e rejeição a brincadeiras com alguns texturas diferentes (por exemplo: tinta, massa de modelar, materiais ásperos). Essas crianças tendem ao isolamento, muitas vezes, não gostam de interagir com as crianças da mesma idade e podem rejeitar a presença de uma pessoa estranha.

5.Quais habilidades uma criança autista tem?
As habilidades da criança do Espectro Autista variam conforme o comprometimento de cada criança, mas no geral tendem a ter uma boa capacidade de memorização e organização. Vale considerar o contexto que essa criança está inserida (escola, domicílio e família).  As habilidades podem  ser estimuladas e conquistadas com um tratamento multidisciplinar e mudanças no cotidiano da criança.
Assessor de Imprensa Hap vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…

POLICIAL: Assalto no sitio Santa Cruz

Hoje (07), pela manhã, um assalto foi registrado no Sítio Santa Cruz, zona rural do Apodi.
Dois jovens estava visitando o sítio e tiveram sua moto Honda/CG 125 FAN KS, Placa NNZ6574 de cor vermelha, Apodi subtraída quando retornavam à cidade. 

Segundo informações, os assaltantes não exibiram armas, só insinuaram que estavam armados botando a mão no bolso. Quem tiver informações da moto com as credenciais acima acionar a polícia.