Pular para o conteúdo principal

Últimos dias para inscrição no ProITEC

Programa, voltado a estudantes da rede pública de ensino, busca aprofundar a
aprendizagem nas disciplinas Língua Portuguesa, Matemática e
Ética e Cidadania.

Estudantes de escola pública que estejam no nono ano do ensino fundamental têm até o dia 19 de março, próxima segunda-feira, para se inscreverem no Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC). O Programa, que tem o objetivo de promover o aprofundamento da aprendizagem de estudantes da rede pública de ensino, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania, recebe inscrições, via Portal do Candidato, até as 18h do dia 19/3.

O Programa
No ProITEC, que é um curso de formação, os estudantes se inscrevem, recebem material de estudo e fazem uma prova para avaliar os conhecimentos. Essa prova busca preparar os estudantes para o processo seletivo que dá acesso aos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto, o Exame de Seleção.

Agora, nessa reta final, os inscritos devem pagar R$ 30, até o dia 20 de março, em qualquer agência bancária. O valor é utilizado para cobrir os custos de produção e realização da prova, que simula a mesma situação do processo seletivo, com fiscais de sala e horário de fechamento dos portões. O programa é exclusivo para os estudantes que estão no 9º ano ou que já concluíram o ensino fundamental, desde que tenham feitos todos os anos de ensino em escola pública.

Exame de seleção
O Exame de Seleção, realizado anualmente pelo IFRN, é a porta de entrada para os cursos técnicos integrados ao nível médio. Atualmente com 21 campi distribuídos em todo o Rio Grande do Norte, o Instituto tem oferecido mais de 3 mil vagas em aproximadamente 80 cursos. Para Everaldo Pereira, coordenador de Acesso Discente (Cadis), “O ProITEC, sendo uma preparação para o Exame, tem tido papel fundamental no reforço da aprendizagem de estudantes da rede pública. Além disso, nossas estatísticas mostram o enorme êxito de estudantes que fazem essa preparação”. Esse é o caso de Thuan Duarte e Willyam Firme: tendo passado pelo ProITEC, os estudantes concluíram em 2018 o ensino médio na modalidade Integrado.

Thuan foi aluno do curso de Multimídia, oferecido pelo Campus Natal-Cidade Alta, e Willyam Firme concluiu o curso de Meio Ambiente, ministrado no Campus São Paulo do Potengi. “A experiência do ProITEC foi fundamental para entrar no IFRN, de onde saio ciente de ter vivido a melhor época de minha vida, tanto pelos colegas, como pela estrutura e pelo aprendizado, que ampliou minha visão de mundo para sempre”, disse Firme.

Isenção
Edneide Barbosa, também da Cadis, ressalta uma informação importante: “é bom lembrar que o estudante que paga a inscrição no ProITEC já está isento do pagamento da taxa para o Exame de Seleção, ou seja, só há um pagamento. Contudo, o candidato ou candidata não pode esquecer que a nova inscrição também é necessária”.

Assessoria de Comunicação Social e Eventos
Reitoria | IFRN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APODI: Mulher dá a luz a uma Criança dentro de um carro

Há tempos prometi para mim mesmo deixar de falar aqui sobre os desmandos do Apodi. Tenho cumprido. Mas, hoje um fato me chamou atenção e é impossível não narrá-lo aqui.

Desde que convênio entre a PMA e a maternidade Claudina Pinto do Apodi deixou de existir, mães de Apodi, bem como de outros municípios que usavam os serviços da maternidade, ficaram um tanto quanto órfãos no que diz respeito à natalidade.
Na tarde deste domingo, 08, um fato triste se deu aqui em Apodi com relação a natalidade. Uma mulher deu a luz dentro de um carro aqui na cidade do Apodi. Um fato triste. Como a maternidade Claudina Pinto faz falta a uma população de 35 mil habitantes e para a região. Lamentável que, na atualidade, isso é considerado  agora normal, uma mãe parir dentro de um carro. Até algum tempo não era normal. Se acontecesse o mundo caia.
Que triste. Vir ao mundo em um carro? Acho que todos tem direito de nascer dignamente. Que saudade da atuação daqueles justiceiros que fizeram grande manifestação co…

APODI: DNIT quer demolir residência e desapropriar moradores que se encontram as margens da BR 405 no Distrito de Melancias

D. Mariana Carvalho, que mora no Distrito de Melancias, zona rural do Apodi, Oeste do RN, está aflita. Está prestes a perder sua residência e ser desapropriada.
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura do Trânsito) está querendo demolir sua residência juntamente com a residência do Pr. Gilberto de uma congregação do Distrito.

D. Mariana nos conta que há 01 ano recebeu uma visita do DNIT, notificando sua residência e a residência do Pr. Gilberto. O DNIT alega que sua casa e a do pastor na na área territorial do DNIT.
Ora, qual é esse critério do DNIT para decidir a esse respeito? Dezenas de centenas de casas em Melancias encontram-se as margens da BR 405. Muitas distantes, 05, 07, 10 metros da BR. Em Apodi mesmo, inúmeros estabelecimentos comerciais e casar estão praticamente dentro da BR 405.
Segundo nos relatou D. Mariana, sua residência encontra-se distante 28 metros da BR 405 que corta o Distrito de Melancias. Bem mais distante que diversas outras casas e estabelecimentos comerc…

INCIDENTE: Motorista mergulha carro da prefeitura do Apodi em rio