Pular para o conteúdo principal

SIGEVENTOS: UFRN tem sistema completo para gerenciamento de eventos acadêmicos

Pensando em amenizar as dificuldades e concentrar os trâmites
burocráticos e informativos dasações em um só lugar, foi criado
em 2012, pela Superintendência de Informática da UFRN
(Sinfo), o sistema SigEventos
Por Sérgio Ricardo Jr

Gerenciar eventos não é uma missão simples para quem costumeiramente promove ações de extensão, encontros nacionais, debates, palestras e diversas outras atividades, que geram uma demanda organizacional muito elevada, como a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Pensando em amenizar as dificuldades e concentrar os trâmites burocráticos e informativos das ações em um só lugar, foi criado em 2012, pela Superintendência de Informática da UFRN (Sinfo), o sistema SigEventos.

Plataforma completa para organização de eventos institucionais, o SigEventos é o sistema responsável por toda a ordenação da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec), o maior evento que a UFRN realiza todos os anos, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Mesmo ligado à Universidade, o SigEventos permite o acesso de pessoas que não são da Instituição. Para isso, basta um cadastro simples e os usuários conseguem acessar o sistema e realizar os processos necessários para participação em qualquer atividade acadêmica cadastrada.

O sistema
O SigEventos é responsável pelo gerenciamento de tudo que envolve um evento. Os organizadores podem ofertar aos participantes meios para inscrições, submissão de trabalhos, avaliações, localização, programação e emissão de certificados, pilares importantes de qualquer evento acadêmico.

Jadson Santos, técnico em Tecnologia da Informação da Sinfo, fala sobre as atratividades do sistema para os usuários. “O SigEventos é uma ferramenta completa. Nós realizamos muitos eventos todos os meses aqui na Universidade, e eles são de naturezas diferentes, então essa é uma atratividade. Independente da proposta do evento, o sistema vai corresponder e os alunos e professores podem usufruir de uma ferramenta como essa para gerenciar as atividades”, comenta.

A experiência dos usuários
O professor Adilson José de Oliveira e a aluna Maria Augusta de Menezes Lourenço, ambos do curso de Engenharia Mecânica da UFRN foram responsáveis pela organização do XIX Colóquio de Usinagem, evento que aconteceu com apoio do SigEventos, em 2015, contam como foi utilizar a ferramenta. “A experiência foi satisfatória e o sistema foi importante no nosso evento, principalmente no desenvolvimento da página pública, que anteriormente gerava um custo adicional aos organizadores. Inclusive, ela se encontra disponível até hoje (veja aqui). Foi por lá que organizamos as informações mais importantes e por onde os participantes tiveram acesso ao que estávamos fazendo. A página foi personalizada junto com a Sinfo e a tendência é que o sistema melhore com um maior uso”, relata o professor Adilson José de Oliveira.


Melhorias
Disponível em três línguas, português, espanhol e inglês, o SigEventos recebeu, recentemente, uma atualização muito esperada pelos usuários. A versão 4.0, lançada no primeiro semestre deste ano, trouxe melhoras significativas, principalmente em relação ao processo de geração das páginas públicas dos eventos cadastrados no sistema. “As versões anteriores apresentavam uma página pública mais resumida e simplista. Essa alteração, que acontece por meio de feedback dos usuários, deixou essa parte mais completa, com a possibilidade de adição de diversas novas informações importantes do evento”, explica o técnico em TI da Sinfo, Jadson Santos.

A nova versão permite que os organizadores cadastrem notícias, fotos, patrocínios e informações sobre a localização de cada atividade, dentre outras novidades. “A opção de localização geográfica é muito importante na página pública do evento. A Cientec, por exemplo, ocorre em vários lugares ao mesmo tempo, então a página gerada pelo SigEventos ajuda na localização das atividades”, explica Jadson Santos.


Agência de Comunicação da UFRN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…

POLICIAL: Assalto no sitio Santa Cruz

Hoje (07), pela manhã, um assalto foi registrado no Sítio Santa Cruz, zona rural do Apodi.
Dois jovens estava visitando o sítio e tiveram sua moto Honda/CG 125 FAN KS, Placa NNZ6574 de cor vermelha, Apodi subtraída quando retornavam à cidade. 

Segundo informações, os assaltantes não exibiram armas, só insinuaram que estavam armados botando a mão no bolso. Quem tiver informações da moto com as credenciais acima acionar a polícia.