Veterinário alerta sobre perigo das madrugadas frias de Apodi para a saúde dos pets

As madrugadas de Apodi, cidade localizada no interior do Rio Grande do Norte, nunca mais foram as mesmas. As baixas temperaturas, que variam entre 20°C e 25°C, têm chamado a atenção dos moradores e deixado os veterinários em alerta. É que o tempo frio possibilita diversas doenças nos animais domésticos, como é o caso da gripe canina.

Esta doença sobe em média 80% durante o período de frio. Isto porque a baixa temperatura permite que a bactéria causadora da doença se espalhe com mais facilidade.

Segundo o veterinário Pollastry Diógenes, é importante que os donos de cães fiquem atentos aos sintomas, como tosse seca. “Além disso, o cão infectado apresenta redução do apetite e inchaço nos linfonodos maxilares do animal”, destaca.

O tratamento se dá com o uso de antibióticos, xaropes e anti-inflamatórios. A prevenção é feita através de uma vacina aplicada no cachorro, seguida de um reforço no mês seguinte, além de outros anuais.

É interesse que os donos façam um abrigo para os seus pets, pra evitar que eles sofram com o frio, ou até mesmo permitam que eles passem a noite dentro de casa”, acrescenta Pollastry Diógenes.

Além dos cães, a gripe canina também acomete os felinos. Neste caso, os donos devem prestar atenção aos espirros do gato. “Esta infecção não afeta seres humanos”, conclui o veterinário.

Êba! Agência de Mídia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROCESSO ARQUIVADO: Nada de irregularidades com a APAMI

Os maiores açudes do Nordeste

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

CELEBRIDADES: A mãe do filho de Neymar, bonita e bem paga

Secretaria de assistência social do município do Apodi afirmou que despesas do CRAS impedem festa das crianças