Pular para o conteúdo principal

Fórum sobre cinema infantil e educação acontece pela primeira vez em Natal

Reprodução.
O papel educativo do cinema será discutido no Fórum Pensar a Infância, que acontece de 6 a 9 de novembro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Copacabana Filmes e a Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura.

O evento integra o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), realizado pela primeira vez em uma cidade nordestina. A abertura será às 19h da segunda-feira, 6, no Cinemark Midway Mall shopping, que sediará o Prêmio Brasil de Cinema Infantil. A escolha dos filmes vencedores será feita por um júri de crianças de escolas públicas potiguares. 

Debates, painéis, rodas de conversa e projeções fílmicas mediadas constituem a programação do fórum, que busca contribuir para as futuras iniciativas de cineastas brasileiros, a formação de educadores, além de possibilitar a formação de grupos de trabalho para estudos e pesquisas sobre a temática. 

O evento ainda tem como objetivo estimular a troca de experiências entre educadores e realizadores locais e nacionais, com presença internacional do cineasta chileno Andrés Waissbluth. Os painéis envolvem discussões sobre a produção cultural para a infância e suas políticas públicas, narrativas, educação, diversidade, acessibilidade, desenvolvimento de inteligências e sensibilidades infantis. 

Entre os participantes estão a coordenadora de Audiovisual do grupo Nós do Morro, Luciana Bezerra (RJ); o integrante do Programa de Alfabetização pelo Audiovisual, Gabriel de Andrade (RS); o produtor cultural e idealizador do projeto Playground Natal, Marcílio Amorim (RN) e a diretora da organização Mais Diferenças, Carla Mauch (SP), além de outros nomes de relevância na educação, pesquisa e produção cultural infantil. 

As inscrições para o Fórum Pensar a Infância são gratuitas e limitadas, por meio do link: https://goo.gl/Qrs6pP.
ASCOM – Reitoria/UFRN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APODI: Mulher dá a luz a uma Criança dentro de um carro

Há tempos prometi para mim mesmo deixar de falar aqui sobre os desmandos do Apodi. Tenho cumprido. Mas, hoje um fato me chamou atenção e é impossível não narrá-lo aqui.

Desde que convênio entre a PMA e a maternidade Claudina Pinto do Apodi deixou de existir, mães de Apodi, bem como de outros municípios que usavam os serviços da maternidade, ficaram um tanto quanto órfãos no que diz respeito à natalidade.
Na tarde deste domingo, 08, um fato triste se deu aqui em Apodi com relação a natalidade. Uma mulher deu a luz dentro de um carro aqui na cidade do Apodi. Um fato triste. Como a maternidade Claudina Pinto faz falta a uma população de 35 mil habitantes e para a região. Lamentável que, na atualidade, isso é considerado  agora normal, uma mãe parir dentro de um carro. Até algum tempo não era normal. Se acontecesse o mundo caia.
Que triste. Vir ao mundo em um carro? Acho que todos tem direito de nascer dignamente. Que saudade da atuação daqueles justiceiros que fizeram grande manifestação co…

APODI: DNIT quer demolir residência e desapropriar moradores que se encontram as margens da BR 405 no Distrito de Melancias

D. Mariana Carvalho, que mora no Distrito de Melancias, zona rural do Apodi, Oeste do RN, está aflita. Está prestes a perder sua residência e ser desapropriada.
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura do Trânsito) está querendo demolir sua residência juntamente com a residência do Pr. Gilberto de uma congregação do Distrito.

D. Mariana nos conta que há 01 ano recebeu uma visita do DNIT, notificando sua residência e a residência do Pr. Gilberto. O DNIT alega que sua casa e a do pastor na na área territorial do DNIT.
Ora, qual é esse critério do DNIT para decidir a esse respeito? Dezenas de centenas de casas em Melancias encontram-se as margens da BR 405. Muitas distantes, 05, 07, 10 metros da BR. Em Apodi mesmo, inúmeros estabelecimentos comerciais e casar estão praticamente dentro da BR 405.
Segundo nos relatou D. Mariana, sua residência encontra-se distante 28 metros da BR 405 que corta o Distrito de Melancias. Bem mais distante que diversas outras casas e estabelecimentos comerc…

INCIDENTE: Motorista mergulha carro da prefeitura do Apodi em rio