Pular para o conteúdo principal

Lei N. 10. 246/2017 para política de conscientização sobre lúpus leva o nome em homenagem a apodiense Ellaíne Torres

Sancionada Nova Lei do Deputado Carlos Augusto para política de conscientização sobre lúpus, que leva o nome em homenagem a apodiense Ellaíne Torres.

O Rio Grande do Norte ganha um importante aliando para conscientização e orientação sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) e Lúpus Eritematoso Discóide (LED), a Lei nº. 10.246/2017.

O documento foi publicado n edição 14.020, página 27, do Diário Oficial do Estado (DOE).

A política, de acordo com o texto, inclui realização de campanha de divulgação com objetivo de explicar sobre a doença, informar sobre as precauções aos pacientes portadores, disponibilizar orientação psicológica e ainda tratamento médico adequado.

O trabalho deve contar com a confecção e distribuição de cartazes, panfletos e folders para divulgação; e ainda promover encontros visando a "conscientização e preservação da autoestima no tratamento da doença".

Clique e amplie
A lei também determina a implantação de um "sistema de coleta de dados sobre os portadores das patologias" por meio de informações repassadas por hospitais públicos, postos de saúde e entidades privadas de saúde. A ideia com isso é contribuir para "o aprimoramento das pesquisas científicas" sobre o assunto.

Deputado Carlos Augusto consegui que a Lei levasse o nome da Jovem Apodiense Ellaíne Torres, falecida em 09 de maio de 2017, vítima do desconhecimento da doença.

Sobre o lúpus

O lúpus eritematoso sistêmico (LES), conhecido somente como lúpus, é uma doença inflamatória autoimune que pode se manifestar em diversos órgãos de forma lenta ou de forma agressiva.

A doença provoca uma inflamação nos vasos sanguíneos, e por estarem em todo o corpo, pode disseminar para qualquer lugar do organismo, tendo consequências mais sérias quando atinge os rins e o sistema neurológico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…

POLICIAL: Assalto no sitio Santa Cruz

Hoje (07), pela manhã, um assalto foi registrado no Sítio Santa Cruz, zona rural do Apodi.
Dois jovens estava visitando o sítio e tiveram sua moto Honda/CG 125 FAN KS, Placa NNZ6574 de cor vermelha, Apodi subtraída quando retornavam à cidade. 

Segundo informações, os assaltantes não exibiram armas, só insinuaram que estavam armados botando a mão no bolso. Quem tiver informações da moto com as credenciais acima acionar a polícia.