AMBIENTE: Dia da Árvore, 21 de setembro

Reprodução. 21 de setembro, dia da árvore.
Dia da Árvore, 21 de setembro: No dia 21 de setembro, é comemorado no Brasil o dia da árvore. No hemisfério sul o dia 23 de setembro marca a chegada da primavera.

De acordo com o Decreto Federal nº 55.795 de 24 de fevereiro de 1965, foi instituída em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado dia da árvore.

Dia da Árvore, 21 de setembro
Como forma de ampliar a conscientização ambiental na população no Brasil formalizou-se através do Decreto Federal nº 55.795 de 24 de fevereiro de 1965 a Festa Anual das Árvores em detrimento ao Dia da árvore que era comemorado informalmente no dia 21 de setembro.

Segundo este decreto temos que:
em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, será comemorada durante a última semana do mês de Março nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí,Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia; Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia. Na semana com início no dia 21 de setembro, nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.”

Em razão das diferenças fisiográfico-climáticas do Brasil, a Festa Anual das Árvores é comemorada durante a última semana do mês de março nos estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia , Ceará, Maranhão, Paraíba, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Em Portugal, que se encontra no hemisfério norte, o dia da árvore festeja-se no dia 21 de março.

Importância das Árvores – Dia da Árvore, 21 de setembro
As árvores desempenham um importante papel na produção de oxigênio. Estudos demonstram que florestas antigas, equilibradas, produzem a mesma quantidade de oxigênio e gás carbônico, sendo por isso importante o plantio de novas áreas verdes, pois árvores jovens produzem mais oxigênio do que gás carbônico.

Possuem ainda grande importância para a manutenção da paisagem natural devido ao grande papel contra a erosão exercido por elas, seja graças à absorção da água das chuvas por suas raízes, uma árvore adulta pode absorver até 250 litros de água por dia, ou a grande fixação exercida ao solo por essas mesmas raízes, ou ainda a formação de barreiras contra a ação de enxurradas.

Esse efeito anti-erosivo é de suma importância para a manutenção dos nutrientes no solo, que seriam lixiviados pela ação das chuvas, além de diminuir o efeito de assoreamento dos rios, daí a grande importância da manutenção das matas ciliares.
Outros benefícios – Dia da Árvore, 21 de setembro

Outro efeito benéfico ao ambiente é a facilidade da penetração da água em solos cobertos de vegetação do que em solos nus, facilitando a alimentação dos lençóis freáticos.

Um benefício ligado diretamente à qualidade de vida da população está na retirada de poluentes do ar, pois no processo de transpiração das árvores as partículas de água se aderem aos poluentes que serão transportados e acumulados nas nuvens quando então cairão sob a forma de chuva.

"Desde os primórdios a humanidade tem utilizado as árvores em seu benefício, seja para a utilização da madeira para a construção de abrigos, obtenção de lenha, fabricação de armas e utensílios".

Com o desenvolvimento de técnicas foi possível a obtenção de diversos outros produtos como a celulose (matéria-prima para a obtenção de papel), a cortiça, resinas, látex para a orientação da borracha, gomas, tanino e outros. Além do uso das espécies frutíferas para alimentação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RETROSPECTIVA 2013/ 2016: APAMI e a gestão de Castelo

SURPRESA: Grande festa das crianças terá início logo mais as 17 h

O funcionamento da maternidade ou festa para as crianças?

MENSAGEM: Apodienses vencedores

CHARTON REGO: “Faça o repasse e tudo fica em dias. E deixe a fiscalização para, ou quer ser Vereador agora senhor prefeito?”