Pular para o conteúdo principal

Projeto Mãos Criativas leva cultura e arte para bairros de Natal

Artesãos dos bairros da Ribeira e das Rocas, ambos localizados na zona Leste de Natal, receberão estímulos para o desenvolvimento e a geração de novos negócios com o projeto Mãos Criativas.

Idealizada pela artista plástica Ana Selma Galvão, a iniciativa propõe levar cultura, arte e sustentabilidade por meio de cinco oficinas consecutivas, em que serão ensinadas técnicas manuais realizadas com reciclagem de papel. A ação é contemplada pela lei de incentivo à cultura Djalma Maranhão da Prefeitura Municipal de Natal e busca o resgate da identidade visual dos bairros participantes.

O primeiro encontro está marcado para o dia 5 de agosto, na sede da Escola de Samba Balanço do Morro, na Ribeira, das 8h às 12h, quando será realizada a primeira das cinco oficinas. Serão disponibilizadas 25 vagas. Os moradores interessados na qualificação e desenvolvimento de suas habilidades podem realizar a inscrição enviando mensagem de texto para o número 98874-5301 (WhatsApp). O curso é gratuito e dá direito a certificado de conclusão. Ao final, um boneco boêmio de papel machê será produzido para homenagear o bairro histórico.

O grupo selecionado para as oficinas terá mais facilidade em agregar valor à arte por meio da produção de peças, facilitando também a criação de novas atividades artísticas, o que pode resultar no surgimento de uma nova fonte de renda. Os artesãos poderão aprender a técnica do papel machê, como uma oportunidade no mercado artesanal turístico”, diz Ana Selma.

Durante as oficinas – que também vão beneficiar artesãos das Rocas a partir do dia 2 de setembro, na Escola Municipal Henrique Castriciano, onde será entregue para o bairro um boneco pescador – os alunos participarão de palestras ministradas por convidados especiais. Para que eles deem início às suas artes, será realizada mesa redonda sobre educação ambiental.

Em contrapartida, serão distribuídas cartilhas com o passo a passo da confecção das peças. No encerramento de cada curso, uma exposição exibirá os trabalhos manuais feitos à base da reciclagem de papel, confeccionados pelos próprios participantes.

Ideia comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APODI: Mulher dá a luz a uma Criança dentro de um carro

Há tempos prometi para mim mesmo deixar de falar aqui sobre os desmandos do Apodi. Tenho cumprido. Mas, hoje um fato me chamou atenção e é impossível não narrá-lo aqui.

Desde que convênio entre a PMA e a maternidade Claudina Pinto do Apodi deixou de existir, mães de Apodi, bem como de outros municípios que usavam os serviços da maternidade, ficaram um tanto quanto órfãos no que diz respeito à natalidade.
Na tarde deste domingo, 08, um fato triste se deu aqui em Apodi com relação a natalidade. Uma mulher deu a luz dentro de um carro aqui na cidade do Apodi. Um fato triste. Como a maternidade Claudina Pinto faz falta a uma população de 35 mil habitantes e para a região. Lamentável que, na atualidade, isso é considerado  agora normal, uma mãe parir dentro de um carro. Até algum tempo não era normal. Se acontecesse o mundo caia.
Que triste. Vir ao mundo em um carro? Acho que todos tem direito de nascer dignamente. Que saudade da atuação daqueles justiceiros que fizeram grande manifestação co…

APODI: DNIT quer demolir residência e desapropriar moradores que se encontram as margens da BR 405 no Distrito de Melancias

D. Mariana Carvalho, que mora no Distrito de Melancias, zona rural do Apodi, Oeste do RN, está aflita. Está prestes a perder sua residência e ser desapropriada.
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura do Trânsito) está querendo demolir sua residência juntamente com a residência do Pr. Gilberto de uma congregação do Distrito.

D. Mariana nos conta que há 01 ano recebeu uma visita do DNIT, notificando sua residência e a residência do Pr. Gilberto. O DNIT alega que sua casa e a do pastor na na área territorial do DNIT.
Ora, qual é esse critério do DNIT para decidir a esse respeito? Dezenas de centenas de casas em Melancias encontram-se as margens da BR 405. Muitas distantes, 05, 07, 10 metros da BR. Em Apodi mesmo, inúmeros estabelecimentos comerciais e casar estão praticamente dentro da BR 405.
Segundo nos relatou D. Mariana, sua residência encontra-se distante 28 metros da BR 405 que corta o Distrito de Melancias. Bem mais distante que diversas outras casas e estabelecimentos comerc…

INCIDENTE: Motorista mergulha carro da prefeitura do Apodi em rio