Projeto Mãos Criativas leva cultura e arte para bairros de Natal

Artesãos dos bairros da Ribeira e das Rocas, ambos localizados na zona Leste de Natal, receberão estímulos para o desenvolvimento e a geração de novos negócios com o projeto Mãos Criativas.

Idealizada pela artista plástica Ana Selma Galvão, a iniciativa propõe levar cultura, arte e sustentabilidade por meio de cinco oficinas consecutivas, em que serão ensinadas técnicas manuais realizadas com reciclagem de papel. A ação é contemplada pela lei de incentivo à cultura Djalma Maranhão da Prefeitura Municipal de Natal e busca o resgate da identidade visual dos bairros participantes.

O primeiro encontro está marcado para o dia 5 de agosto, na sede da Escola de Samba Balanço do Morro, na Ribeira, das 8h às 12h, quando será realizada a primeira das cinco oficinas. Serão disponibilizadas 25 vagas. Os moradores interessados na qualificação e desenvolvimento de suas habilidades podem realizar a inscrição enviando mensagem de texto para o número 98874-5301 (WhatsApp). O curso é gratuito e dá direito a certificado de conclusão. Ao final, um boneco boêmio de papel machê será produzido para homenagear o bairro histórico.

O grupo selecionado para as oficinas terá mais facilidade em agregar valor à arte por meio da produção de peças, facilitando também a criação de novas atividades artísticas, o que pode resultar no surgimento de uma nova fonte de renda. Os artesãos poderão aprender a técnica do papel machê, como uma oportunidade no mercado artesanal turístico”, diz Ana Selma.

Durante as oficinas – que também vão beneficiar artesãos das Rocas a partir do dia 2 de setembro, na Escola Municipal Henrique Castriciano, onde será entregue para o bairro um boneco pescador – os alunos participarão de palestras ministradas por convidados especiais. Para que eles deem início às suas artes, será realizada mesa redonda sobre educação ambiental.

Em contrapartida, serão distribuídas cartilhas com o passo a passo da confecção das peças. No encerramento de cada curso, uma exposição exibirá os trabalhos manuais feitos à base da reciclagem de papel, confeccionados pelos próprios participantes.

Ideia comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTA: Rio Apodi amanheceu de barreira a barreira, lagoa do Apodi tomando muita agua

EITA PIULA: Ex-secretário de turismo Júnior Costa desmente matéria da assessoria de Alan e mostra provas

NATUREZA: Praticamente 10 anos depois a Lagoa do Apodi volta a ter um grande volume d’água