Cosern reforça dicas de segurança para evitar acidentes no uso de energia elétrica

Com o objetivo de priorizar a segurança das pessoas e prevenir acidentes, a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, reforça constantemente as dicas de uso seguro de energia elétrica entre os seus mais de 1.400.000 clientes. Além de valorizar a vida acima de tudo, a disseminação dessas informações contribui para que todos possam usufruir com segurança dos benefícios e confortos proporcionados pela energia elétrica.

De acordo com levantamento da Fundação COGE, instituição que reúne empresas públicas e privadas do setor elétrico, as principais causas de acidentes envolvendo energia são:

·Acidentes na construção civil e manutenção civil;
·Escalagem de postes e/ou estruturas da Cosern;
·Contatos de pipas/papagaios com a rede elétrica;
·Fio ou cabo energizado no solo;
·Rede atingida por veículos;
·Furtos/intervenções indevidas na rede, incluindo tentativas de furtos de cabos de telecomunicação instalados em postes de energia elétrica;

Para prevenir esses ricos, a Cosern reforça as seguintes orientações de segurança:
                                                
•         Não fazer ligações clandestinas de energia elétrica:

Ao tentar fazer os chamados “gatos”, as pessoas correm riscos de sofrer choques elétricos, estão praticando uma contravenção penal com pena de 1 a 4 anos de reclusão e prejudicam a qualidade do fornecimento de energia elétrica sua e dos vizinhos. A “conta” do desvio, ao final, é paga por todos. 

•         Nunca construir perto dos fios da rede elétrica:

É preciso respeitar um limite de distância entre o imóvel e a rede elétrica, que varia de acordo com cada situação, especialmente as que envolvam conduções de materiais metálicos (fixação de chapas, calhas, placas de publicidade etc.). Isso deve ser observado também quando o morador for construir varandas, “bater laje”, pintar ou rebocar fachada de imóveis.

•         Não se aproximar de fios caídos no chão:

Caso visualize um fio caído, se afaste do local, ligue imediatamente para a Cosern (116) e alerte aos demais para que ninguém se aproxime do local.

•         Não instalar antenas de TV próximas aos fios de rede elétrica:

Verifique a distância da antena para a rede de energia elétrica. Ela pode pender para o lado e tocar na rede, provocando o choque em quem estiver segurando-a.

•         Não ligar ou manipular aparelhos elétricos com as mãos molhadas:

A água, por ser um bom condutor de energia elétrica, torna um eventual choque muito mais perigoso.

•         Não subir em postes ou estruturas da Cosern:

      Somente técnicos devidamente treinados e autorizados podem subir em postes.

•         Não energizar cercas nem se aproximar das energizadas:

Energizar cerca por contra própria é perigoso. Toda intervenção elétrica deve ser realizada por profissional qualificado. Caso a cerca esteja energizada, é preciso manter distância para evitar choques.

•         Não cortar árvores próximas à rede:

O consumidor pode solicitar o serviço de poda à Prefeitura ou, se a árvore estiver tocando na rede elétrica, pode solicitar à própria Cosern (Telefone 116). A empresa tem profissionais especializados para isso.

•         Não operar equipamentos próximos da rede elétrica:

Não é aconselhável a operação de equipamentos (retroescavadeira, guindastes etc.) nas proximidades da rede elétrica. Contrate sempre mão de obra qualificada.

•         Não instalar outdoors próximos à rede elétrica

Consulte a distância mínima entre o outdoor e a rede elétrica, determinada pela Norma Regulamentadora NR10, do Ministério do Trabalho.

•         Não soltar pipas perto da rede:

As crianças precisam ser alertadas sobre o perigo de empinar pipas próximas à rede elétrica da Cosern. Oriente-as a procurar lugares abertos e espaços livres tais como praias, campos de futebol, praças e parques. Se a pipa enganchar na rede elétrica não tente recuperá-la de forma alguma.

•         Não fazer queimadas de nenhum tipo próximo à rede elétrica:

As queimadas, feitas em áreas rurais e canaviais, representam uma das principais causas das faltas de energia elétrica no Brasil, comprometendo a qualidade no fornecimento aos consumidores. Evite também queimar lixo doméstico em quintais ou em frente à sua casa, pois o fogo pode atingir a rede elétrica.

Comunicação Cosern

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTA: Rio Apodi amanheceu de barreira a barreira, lagoa do Apodi tomando muita agua

EITA PIULA: Ex-secretário de turismo Júnior Costa desmente matéria da assessoria de Alan e mostra provas

NATUREZA: Praticamente 10 anos depois a Lagoa do Apodi volta a ter um grande volume d’água