ASTRONOMIA: A lua Titã, de Saturno, pode ter o ponto de aterrissagem perfeito para espaçonaves

Reprodução NASA
A Titã, a maior lua de Saturno, é uma praia dos pesadelos gigante. Embora sua areia eletricamente carregada  não sirva para umas férias relaxantes, uma nova pesquisa sugere que o satélite talvez não seja tão hostil para visitantes robóticos como pensávamos. Apesar de seus lagos serem repletos de metano e etano líquidos ultra gelados, eles podem ser plácidos o bastante para que futuras sondas espaciais aterrissem nela (mas ainda não é muito boa para nadar).

Em um novo estudo, publicado em 29 de junho, na Earth and Planetary Science Letters, pesquisadores usaram dados de radar da sonda Cassini, da NASA, para medir a rugosidade de três lagos localizados próximos ao polo norte da lua saturniana — Kraken Mare, Ligeia Mare e Punga Mare.

O Ligeia Mare, segundo maior do bando, é maior que o maior dos cinco grandes lagos dos Estados Unidos e pode ter mais de 50 vezes as reservas de petróleo da Terra, de acordo com o Science News. Usando uma técnica chamada de reconhecimento estatístico de radar, a equipe conseguiu verificar o tamanho das ondas fracas da Titã — aparentemente, à época da medição, elas só alcançaram cerca de um centímetro de altura e 20 centímetros de comprimento.

Os dados de radar já foram usados para estudar as ondas da Titã anteriormente e forneceram resultados interessantes: em um estudo conduzido em 2014, pesquisadores afirmaram que uma "Ilha Mágica” no Ligeia Mare — que continua aparecendo e desaparecendo — é, na verdade, apenas o resultado da ação das ondas no mar de hidrocarboneto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTA: Rio Apodi amanheceu de barreira a barreira, lagoa do Apodi tomando muita agua

EITA PIULA: Ex-secretário de turismo Júnior Costa desmente matéria da assessoria de Alan e mostra provas

NATUREZA: Praticamente 10 anos depois a Lagoa do Apodi volta a ter um grande volume d’água