Pular para o conteúdo principal

AMBIENTE: Secretaria orienta população quanto à presença de jacarés no município

Por Samara Sibelli

A Prefeitura de Encanto recebeu parecer técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), na semana passada, em relação a vistorias realizadas em açudes municipais, ainda no mês de maio, por ocasião do aparecimento de um jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) na comunidade Ponta da Serra.

No relatório, está constatada a existência de espécimes do animal em açude do Sítio Cantinho, o qual fica em uma propriedade privada. No documento, também estão propostas alternativas e fornecidas orientações acerca da diminuição do risco de acidentes/ataques a humanos, principal preocupação do Executivo.

Segundo a secretária da pasta ambiental do município, Patrícia Nogueira, não é possível fazer a captura desses répteis no seu criadouro, portanto, alguns questionamentos foram levantados pela secretaria, culminando em esclarecimentos e sugestões expostos no Parecer Técnico nº 2/2017, emitido pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres em Natal.

Em uma das considerações, o destaque é dado ao Açude Público. “Em relação ao açude municipal, a distância existente entre o corpo d’água localizado no Sítio Cantinho dificilmente permitiria um deslocamento de animais entre os dois, sem antes ser avistado pela população”, assegura o relatório.

Patrícia, embora considerando a situação uma problemática, pois, de certo modo, amedronta os moradores, não vê o fato como uma anormalidade. “Essa situação não é só no Encanto. São em várias outras cidades que está acontecendo”, revelou.

Para a titular do Meio Ambiente, a resolutividade da questão na região está simplificada da seguinte forma: “O que o pessoal deve fazer é, se encontrar na cidade de Encanto, ligar para a secretaria [9 98117-3067]. Em outra situação, ligar para o Corpo de Bombeiros que eles fazem a captura, levam para o Ibama de Mossoró, que encaminha até o Ibama de Natal”.
Secretária de Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu a jovem Ellaine Torres

Ellaine Torres se foi... Perdeu a luta para sua enfermidade. Foi uma guerreira. Resistiu enquanto pode. Não deu. Muito jovem, deixa filhinha, familiares e um mundo de amigos órfãos.
Muito triste para todos nós a perda de uma pessoa do bem e que tinha uma vida inteira pela frente.
Que Deus possa nos conceder o conforto. O sepultamento de Ellaine Torres será às 16 horas, no cemitério parque saudade.
Este é o meu consolo no meu sofrimento: A tua promessa dá-me vida Senhor. Salmos 119:50”.

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…