Pular para o conteúdo principal

Semeia renova práticas de convivência e manejo com a Caatinga

Por Carlos Henrique Silva 

Comemorada no início do mês, a Semana do Meio Ambiente (Semeia) se expandiu, e continua repercutindo no pensamento e na prática de famílias agricultoras e sociedade do Sertão do Pajeú (PE) e Oeste Potiguar (RN). Em cada região, a Diaconia se articulou com diversas instituições parceiras na promoção e defesa da convivência com o bioma da Caatinga, através do tema “Caatinga: Guardiã da Vida do Semiárido”.

No Rio Grande do Norte, um seminário contou com a participação de vários agricultores e agricultoras, integrantes de associações comunitárias e grupos de mulheres, no município de Caraúbas. Um dos destaques foi à palestra do engenheiro agrônomo João Macedo Moreira, consultor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), que trouxe, além dos dados técnicos, diversas dicas de preservação e recuperação de áreas degradadas pela desertificação.

Os agricultores ficaram bastante entusiasmados, e pediram para que o professor voltasse para demonstrar diversas práticas, como o raleamento, defensivos naturais, água de vidro e renques de contenção”, afirma à assessora político-pedagógica Ana Paula Gomes. O resultado foi a volta do técnico nos dias 20 e 21 para uma oficina de campo com as famílias da comunidade Cajazeiras, zona rural do município de Umarizal.

Na área urbana, uma parceria com o Centro Presbiteriano de Apoio à Criança (CEPAC) está promovendo a implantação de uma horta urbana comunitária no quintal da instituição. A capacitação envolve adolescentes, jovens e adultos da Igreja Presbiteriana de Umarizal, e da comunidade do entorno. “Têm sido dias de muito aprendizado e troca de conhecimento”, lembra o auxiliar técnico José Edson Silva.

A campanha também busca pressionar o poder público a cumprir seu papel de fiscalizar e combater os crimes contra o meio ambiente. Cartazes espalhados por diversos locais públicos mostram os principais espaços seguros para denunciar o desmatamento, as queimadas e a caça ilegal nos ambientes de preservação.

Assessor de Comunicação – D I A C O N I A

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…

POLICIAL: Assalto no sitio Santa Cruz

Hoje (07), pela manhã, um assalto foi registrado no Sítio Santa Cruz, zona rural do Apodi.
Dois jovens estava visitando o sítio e tiveram sua moto Honda/CG 125 FAN KS, Placa NNZ6574 de cor vermelha, Apodi subtraída quando retornavam à cidade. 

Segundo informações, os assaltantes não exibiram armas, só insinuaram que estavam armados botando a mão no bolso. Quem tiver informações da moto com as credenciais acima acionar a polícia.