Pular para o conteúdo principal

PALEONTOLOGIA: Fóssil de cogumelo da era dos dinossauros é descoberto no Brasil

Um grupo de cientistas encontrou um fóssil de um cogumelo de 115 milhões de anos, muito mais antigo que o exemplar com mais anos encontrado até agora e que existiu na era dos dinossauros.

O fungo, de apenas cinco centímetros de comprimento e idêntico aos seus descendentes contemporâneos, foi descoberto no Brasil, que naquele momento fazia parte do supercontinente Gondwana. Esta enorme massa continental posteriormente se fragmentou para formar a América do Sul, a África, a Antártica, a Índia e a Austrália.

Uma observação com um microscópio eletrônico revelou que o espécime tinha brânquias sob sua tampa, assim como esporos, que ajudam a identificar espécies de fungos, disse Sam Heads, paleontólogo da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e coautor do estudo, publicado na edição de 7 de junho da revista científica PLOS One.

Os pesquisadores classificaram este fungo na ordem Agaricales e o batizaram de "Gondwanagaricites magnificus".

Depois de cair em um rio possivelmente durante uma inundação, o fungo foi arrastado para uma lagoa, onde ficou enterrado sob sedimentos e fossilizado.
Segundo Heads, a água dessa lagoa devia ser salgada e conter pouco oxigênio, impedindo toda forma de vida no seu fundo. "Este fóssil é bastante surpreendente porque os cogumelos são efêmeros", aponta o pesquisador. "Assim que eles emergem do solo, crescem e geralmente desaparecem dentro de poucos dias".

Por outro lado, suas estruturas são frágeis e se degradam rapidamente, de modo que as possibilidades de fossilização são extremamente baixas, explica.

Anteriormente foram descobertos filamentos fúngicos fossilizados de milhões de anos, mas só dez cogumelos inteiros haviam sido encontrados, o mais antigo deles de 99 milhões de anos. Todos esses cogumelos foram fossilizados em âmbar.

Os fungos evoluíram antes das plantas terrestres e são responsáveis pela sua transição a partir de um ambiente aquático, disseram os cientistas. Quando os "Gondwanagaricites magnificus" estavam crescendo, as primeiras plantas com flores estavam aparecendo, passando por uma grande evolução, disse Heads.

"Havia dinossauros pisoteando nestes lugares e pterossauros voando pelo céu, ou seja, muita fauna diferente" acrescentou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…

POLICIAL: Assalto no sitio Santa Cruz

Hoje (07), pela manhã, um assalto foi registrado no Sítio Santa Cruz, zona rural do Apodi.
Dois jovens estava visitando o sítio e tiveram sua moto Honda/CG 125 FAN KS, Placa NNZ6574 de cor vermelha, Apodi subtraída quando retornavam à cidade. 

Segundo informações, os assaltantes não exibiram armas, só insinuaram que estavam armados botando a mão no bolso. Quem tiver informações da moto com as credenciais acima acionar a polícia.