Pular para o conteúdo principal

Estudantes do IFRN conquistam prêmio em mostra científica nos Estados Unidos

Projeto de alunos do Campus Natal-Zona Norte se propõe a recuperar mananciais de água contaminados com hidrocarbonetos

Reprodução. 
Os alunos Tabita Silva (Técnico integrado em Eletrônica), Gabriel Medeiros e Mariana Lima (Técnico integrado em Informática para Internet), do Campus Natal-Zona Norte do IFRN, conquistaram, neste domingo (7), o 3º lugar da categoria Meio Ambiente na 10ª edição da I-SWEEEP, que foi realizada entre os dias 3 e 7 de maio, no Texas, Estados Unidos.

A disputa envolveu, além do Brasil, a participação de estudantes de cerca de setenta países. "Foi uma oportunidade imensa de contato com a comunidade científica. Vale salientar também que é extremamente importante o investimento do Campus para que esse tipo de ação continue e beneficie mais alunos", destacou Mariana.

A pesquisa
O projeto premiado se propõe a recuperar mananciais de água contaminados com hidrocarbonetos, oriundos do petróleo e seus derivados, através da aplicação, em meio aquoso, de argilas organofilizadas. "As argilas, extremamente abundantes no Brasil, mostram-se como uma alternativa potencial para o tratamento de meios hídricos poluídos. Isso ocorre devido à variedade de argilas existentes e também às suas propriedades", explicou o professor Roberto Lima, orientador do trabalho.

De acordo com o pesquisador, é necessário reconhecer a importância da água como recurso natural essencial para a vida dos seres humanos, visto que pode ser utilizada para diversos fins, como a agricultura, as relações comerciais e a perpetuação da vida humana, dos animais e das plantas. 

"Considerando que a água é um recurso natural que não pode ser renovado, é de fundamental importância o seu uso correto. Devido a esse e outros fatores, percebemos a necessidade de criar uma alternativa barata e eficiente e que utilizasse um material de fácil acesso para descontaminar mananciais poluídos por hidrocarbonetos de petróleo, utilizando as argilas bentonita sódica e vermiculita, que atendem os requisitos propostos pela pesquisa", complementou o professor.​
Assessoria de Comunicação Social e Eventos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APODI: Mulher dá a luz a uma Criança dentro de um carro

Há tempos prometi para mim mesmo deixar de falar aqui sobre os desmandos do Apodi. Tenho cumprido. Mas, hoje um fato me chamou atenção e é impossível não narrá-lo aqui.

Desde que convênio entre a PMA e a maternidade Claudina Pinto do Apodi deixou de existir, mães de Apodi, bem como de outros municípios que usavam os serviços da maternidade, ficaram um tanto quanto órfãos no que diz respeito à natalidade.
Na tarde deste domingo, 08, um fato triste se deu aqui em Apodi com relação a natalidade. Uma mulher deu a luz dentro de um carro aqui na cidade do Apodi. Um fato triste. Como a maternidade Claudina Pinto faz falta a uma população de 35 mil habitantes e para a região. Lamentável que, na atualidade, isso é considerado  agora normal, uma mãe parir dentro de um carro. Até algum tempo não era normal. Se acontecesse o mundo caia.
Que triste. Vir ao mundo em um carro? Acho que todos tem direito de nascer dignamente. Que saudade da atuação daqueles justiceiros que fizeram grande manifestação co…

Vereador Charton Rêgo propõe inclusão do ensino de LIBRAS em escolas do Município

Aconteceu nesta noite de terça-feira 14/11/2017 as 19hs na sede da Câmara Municipal de Apodi-RN, uma reunião convocada pelo Vereador da Política com Seriedade Charton Rêgo. Alunos apodienses do Curso de Libras (UFERSA, Campus Caraúbas) e membros da Comunidade Surda de Apodi, foram convidados para debater sobre o Projeto de Lei 136/2017 de autoria do Vereador Charton Rêgo que propõe a inclusão da Língua Brasileira de Sinais no currículo escolar no âmbito municipal.
A PL (Projeto de Lei) que na sessão desta quinta-feira 16/11/17 será encaminhada as comissões, foi apresentada ao grupo que compareceu a reunião. Se aprovada e posteriormente sancionada pelo Executivo, a partir de 2018 a Secretaria de Educação terá obrigatoriedade de garantir acesso das pessoas surdas à comunicação, à informação e à educação, como rege a legislação federal que determina que uma série de medidas sejam tomadas pelos Estados e Municípios que visem tais garantias.
A PL ainda trata sobre a promoção de cursos de c…

INCIDENTE: Motorista mergulha carro da prefeitura do Apodi em rio