Estudantes do IFRN conquistam prêmio em mostra científica nos Estados Unidos

Projeto de alunos do Campus Natal-Zona Norte se propõe a recuperar mananciais de água contaminados com hidrocarbonetos

Reprodução. 
Os alunos Tabita Silva (Técnico integrado em Eletrônica), Gabriel Medeiros e Mariana Lima (Técnico integrado em Informática para Internet), do Campus Natal-Zona Norte do IFRN, conquistaram, neste domingo (7), o 3º lugar da categoria Meio Ambiente na 10ª edição da I-SWEEEP, que foi realizada entre os dias 3 e 7 de maio, no Texas, Estados Unidos.

A disputa envolveu, além do Brasil, a participação de estudantes de cerca de setenta países. "Foi uma oportunidade imensa de contato com a comunidade científica. Vale salientar também que é extremamente importante o investimento do Campus para que esse tipo de ação continue e beneficie mais alunos", destacou Mariana.

A pesquisa
O projeto premiado se propõe a recuperar mananciais de água contaminados com hidrocarbonetos, oriundos do petróleo e seus derivados, através da aplicação, em meio aquoso, de argilas organofilizadas. "As argilas, extremamente abundantes no Brasil, mostram-se como uma alternativa potencial para o tratamento de meios hídricos poluídos. Isso ocorre devido à variedade de argilas existentes e também às suas propriedades", explicou o professor Roberto Lima, orientador do trabalho.

De acordo com o pesquisador, é necessário reconhecer a importância da água como recurso natural essencial para a vida dos seres humanos, visto que pode ser utilizada para diversos fins, como a agricultura, as relações comerciais e a perpetuação da vida humana, dos animais e das plantas. 

"Considerando que a água é um recurso natural que não pode ser renovado, é de fundamental importância o seu uso correto. Devido a esse e outros fatores, percebemos a necessidade de criar uma alternativa barata e eficiente e que utilizasse um material de fácil acesso para descontaminar mananciais poluídos por hidrocarbonetos de petróleo, utilizando as argilas bentonita sódica e vermiculita, que atendem os requisitos propostos pela pesquisa", complementou o professor.​
Assessoria de Comunicação Social e Eventos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Repórter Wilson Oliveira me passou informações preocupantes sobre situação da maternidade Claudina Pinto

Vereador Gilvan Alves doa um mês de salário e, consegue revitalizar Caixa D'água de comunidade do Góis

Nota de esclarecimento

ENTREVISTA: Professor Bruno Coriolano concede entrevista ao Blog