EDUCAÇÃO: Escola Valdemiro Pedro Viana realiza evento sobre abolição dos escravos

Na semana em que se comemora a assinatura da Lei Áurea, a Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana realizou uma palestra com os Estudantes do Ensino Médio sobre os 388 anos de escravidão oficial no Brasil.

A palestra do evento teve como foco o processo de escravidão negra no Brasil, desde a chegada dos Africanos, o trabalho forçado, passando pela formação dos Quilombos, as leis abolicionistas que antecedem a abolição, a assinatura da Lei Áurea e por ultimo foi destacado a situação dos negros pós a abolição.

"A escola tem esse papel pedagógico de mostrar aos alunos esses fatos históricos que envergonham a humanidade. Ao mesmo tempo temos que mostrar as futuras gerações a importância dos negros na formação cultural, econômica e social do Brasil", destacou a vice-diretora Fernanda Morais.

"Está é uma História de tragédia, descaso, preconceito, injustiça, e dor, que o Brasil carrega até os dias de hoje", disse o coordenador pedagógico Professor Ivanildo. No próximo dia 13 de Maio, as 15h, completarão 129 anos que a princesa Isabel assinou a lei Áurea.

A tolerância, o respeito, o reconhecimento, o pedido de desculpa, aos remanescentes dos africanos foi à tônica no encontro na escola Valdemiro Pedro Viana.

Assessoria de comunicação da escola

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador Charton Rêgo propõe inclusão do ensino de LIBRAS em escolas do Município

POLICIAL: Mais um crime de homicídio em Apodi

DENUNCIA GRAVE CONTRA O PREFEITO É PROTOCOLADA

Prefeito Alan rebate denúncia sobre suposta contratação irregular e destaca: “ele vai ter que provar na Justiça”

PRESTAR INFORMAÇÕES FALSAS É CRIME E USO DA MÁ FÉ NA GESTÃO PÚBLICA