Pular para o conteúdo principal

Sociólogo da USP aborda violência em Aula Magna da UFRN

Reprodução. 
"Não há soluções fáceis e rápidas para problemas complexos, como a violência que afeta não só o Rio Grande do Norte, mas o país”. A argumentação do vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, justifica o tema da Aula Magna do primeiro semestre letivo de 2017: A violência na sociedade brasileira contemporânea: tendências, dinâmicas e respostas do Estado.

Para falar sobre o assunto foi convidado o professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e coordenador científico do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), Sérgio Adorno. Doutor em Sociologia, com pós-doutorado pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales (Cesdip), da França, e referência em estudos sobre violência, Adorno defende a escrita da história do Brasil como uma história social da violência, fomentada pelas desigualdades sociais.

Chamamento
Os índices desse fenômeno social espelham o RN como o estado mais violento do país. Matança de presos, como ocorreu em janeiro deste ano, no Presídio de Alcaçuz, e mortes diárias de jovens vulneráveis de bairros periféricos da cidade, reforçam a imagem negativa da cidade. No último final de semana, por exemplo, foram 30 casos de mortes por violência.

As soluções para esse fenômeno social que atinge a todas as classes exigem a contribuição de toda a sociedade, e nós, universidades públicas, formadoras de pessoas e produtoras de conhecimento, temos um papel social a cumprir”, declarou a reitora, Ângela Maria Paiva Cruz, nesta quarta-feira, pela manhã, ao convidar a comunidade acadêmica, empresarial, gestores públicos, órgãos de segurança, igreja, e representações de classe, como a OAB e sindicatos, a participar do debate na próxima segunda-feira, 17, às 9h, no Auditório da Reitoria.

Atividade de extensão aberta ao público, a Aula Magna será transmitida via web para os Polos de Educação a Distância (EaD) da UFRN, no interior do Estado.

Agência de Comunicação da UFRN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APODI: Mulher dá a luz a uma Criança dentro de um carro

Há tempos prometi para mim mesmo deixar de falar aqui sobre os desmandos do Apodi. Tenho cumprido. Mas, hoje um fato me chamou atenção e é impossível não narrá-lo aqui.

Desde que convênio entre a PMA e a maternidade Claudina Pinto do Apodi deixou de existir, mães de Apodi, bem como de outros municípios que usavam os serviços da maternidade, ficaram um tanto quanto órfãos no que diz respeito à natalidade.
Na tarde deste domingo, 08, um fato triste se deu aqui em Apodi com relação a natalidade. Uma mulher deu a luz dentro de um carro aqui na cidade do Apodi. Um fato triste. Como a maternidade Claudina Pinto faz falta a uma população de 35 mil habitantes e para a região. Lamentável que, na atualidade, isso é considerado  agora normal, uma mãe parir dentro de um carro. Até algum tempo não era normal. Se acontecesse o mundo caia.
Que triste. Vir ao mundo em um carro? Acho que todos tem direito de nascer dignamente. Que saudade da atuação daqueles justiceiros que fizeram grande manifestação co…

Vereador Charton Rêgo propõe inclusão do ensino de LIBRAS em escolas do Município

Aconteceu nesta noite de terça-feira 14/11/2017 as 19hs na sede da Câmara Municipal de Apodi-RN, uma reunião convocada pelo Vereador da Política com Seriedade Charton Rêgo. Alunos apodienses do Curso de Libras (UFERSA, Campus Caraúbas) e membros da Comunidade Surda de Apodi, foram convidados para debater sobre o Projeto de Lei 136/2017 de autoria do Vereador Charton Rêgo que propõe a inclusão da Língua Brasileira de Sinais no currículo escolar no âmbito municipal.
A PL (Projeto de Lei) que na sessão desta quinta-feira 16/11/17 será encaminhada as comissões, foi apresentada ao grupo que compareceu a reunião. Se aprovada e posteriormente sancionada pelo Executivo, a partir de 2018 a Secretaria de Educação terá obrigatoriedade de garantir acesso das pessoas surdas à comunicação, à informação e à educação, como rege a legislação federal que determina que uma série de medidas sejam tomadas pelos Estados e Municípios que visem tais garantias.
A PL ainda trata sobre a promoção de cursos de c…

INCIDENTE: Motorista mergulha carro da prefeitura do Apodi em rio