Pular para o conteúdo principal

CULTURA: Feira de Livros da Cooperativa Cultural movimenta a UFRN até próxima sexta (7/04)

Divulgação.
Por Sheyla de Azevedo

A Feira de Livros da Cooperativa Cultural Edição 2017 continua ocorrendo das 9h até às 21h no Centro de Convivência do Campus da UFRN até a próxima sexta-feira. Além de vários estandes montados de editoras e sebos da cidade, a Feira tem uma vasta programação cultural e é um evento que dá o pontapé para as comemorações esse ano dos 40 anos da Cooperativa Cultural, uma livraria que vem resistindo e se mantendo na contra-tendência do que vem ocorrendo com livrarias no nosso país.

Começamos as comemorações justamente dando ênfase a uma atividade que exalta o livro, em parceria com a editoras e sebos de nossa Cidade, além disso, aliamos com uma programação cultural e artística em parceria com o NAC. E eu gostaria de frisar a importância de resistirmos a essa tendência de livrarias fecharem em todo o mundo. A Cooperativa permanece há 40 anos sendo um bom lugar para a pessoa, para o leitor comprar um livro; meditar sobre autores, se encontrar com amigos. A Cooperativa é um espaço de rosto conhecido, que não se perdeu nas multidões dos grandes shoppings. Eu acho que isso é resistência cultural”, diz o presidente do Conselho Administrativo da Cooperativa, o professor Alex Galeno.

Nessa quinta, 6 de abril, pela manhã vai ter o relançamento de um livro raro do Estado: “Holandeses no Seridó Colonial”, de Olavo de Medeiros Filho. À tarde, dentro da programação sob a responsabilidade do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da UFRN, vai ter Sarau Poético com alunos do curso de Letras, mais lançamento de livros e também a exibição de curta-metragem, na Galeria do NAC.

PROGRAMAÇÃO DE QUINTA E SEXTA
Quinta, 6/04
Sexta, 7/04
9h30 - Mesa Redonda - A arte potiguar que ganhou o mundo
Com os artistas Oi, Aure e IlustraLu
Local: Cooperativa Cultural
11h
Lançamento do livro:
Holandeses no Seridó colonial – Olavo de Medeiros Filho
Local: Cooperativa Cultural

11h30
Grupo Potibones 
Palco do NAC

17h - Sarau Poético com discentes de Letras  / Poesia Itinerante
Palco do NAC

18h
Lançamento dos livros:
Fé versus razão ou fé mais razão?, de Francisco Canindé dos Santos
O prisma social da Bíblia, Francisco Canindé dos Santos
Local: Cooperativa Cultural
18h30
Exibição de curtas
A concha e o clérigo - Dir. Germaine Dulac
Roda de conversa Cinema e literatura: os impossíveis de Antonin Artaud – Fagner França
Local: Galeria Conviv'art
9h30 - Insurgências Poéticas - Especial poesia RN. Com Felipe Nunes, Marina Rabelo, Thereza Nunes e Thiago Medeiros
Local: Cooperativa Cultural

11h - Lançamento de livro
A geografia do Cangaço, de Paulo Medeiros Gastão
Local: Cooperativa Cultural

11h30 - Big Band Jerimum Jazz 
Palco do NAC

17h - Grupo de Dança da UFRN  / Grupo Musical Acorde
Palco do NAC

18h30
Lançamento do livro - Contos de uma Terra Desnuda
Jádson S. Pereira
Local: Cooperativa Cultural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APODI: Mulher dá a luz a uma Criança dentro de um carro

Há tempos prometi para mim mesmo deixar de falar aqui sobre os desmandos do Apodi. Tenho cumprido. Mas, hoje um fato me chamou atenção e é impossível não narrá-lo aqui.

Desde que convênio entre a PMA e a maternidade Claudina Pinto do Apodi deixou de existir, mães de Apodi, bem como de outros municípios que usavam os serviços da maternidade, ficaram um tanto quanto órfãos no que diz respeito à natalidade.
Na tarde deste domingo, 08, um fato triste se deu aqui em Apodi com relação a natalidade. Uma mulher deu a luz dentro de um carro aqui na cidade do Apodi. Um fato triste. Como a maternidade Claudina Pinto faz falta a uma população de 35 mil habitantes e para a região. Lamentável que, na atualidade, isso é considerado  agora normal, uma mãe parir dentro de um carro. Até algum tempo não era normal. Se acontecesse o mundo caia.
Que triste. Vir ao mundo em um carro? Acho que todos tem direito de nascer dignamente. Que saudade da atuação daqueles justiceiros que fizeram grande manifestação co…

Vereador Charton Rêgo propõe inclusão do ensino de LIBRAS em escolas do Município

Aconteceu nesta noite de terça-feira 14/11/2017 as 19hs na sede da Câmara Municipal de Apodi-RN, uma reunião convocada pelo Vereador da Política com Seriedade Charton Rêgo. Alunos apodienses do Curso de Libras (UFERSA, Campus Caraúbas) e membros da Comunidade Surda de Apodi, foram convidados para debater sobre o Projeto de Lei 136/2017 de autoria do Vereador Charton Rêgo que propõe a inclusão da Língua Brasileira de Sinais no currículo escolar no âmbito municipal.
A PL (Projeto de Lei) que na sessão desta quinta-feira 16/11/17 será encaminhada as comissões, foi apresentada ao grupo que compareceu a reunião. Se aprovada e posteriormente sancionada pelo Executivo, a partir de 2018 a Secretaria de Educação terá obrigatoriedade de garantir acesso das pessoas surdas à comunicação, à informação e à educação, como rege a legislação federal que determina que uma série de medidas sejam tomadas pelos Estados e Municípios que visem tais garantias.
A PL ainda trata sobre a promoção de cursos de c…

INCIDENTE: Motorista mergulha carro da prefeitura do Apodi em rio