Pular para o conteúdo principal

CIÊNCIAS E A SAÚDE: Pesquisa – Medida de fala desorganizada prevê diagnóstico de esquizofrenia e gravidade dos sintomas em primeiro contato clínico

Um discurso menos conectado também foi indicativo de

sintomas negativos mais graves, tais como
emoções embotadas e falta de
motivação”, explica

a pesquisadora Natália
Mota.
Foto/Wallacy Medeiros.
Por Williane Silva

O discurso anormal em pacientes com sinais recentes de psicose pode ajudar no diagnóstico psiquiátrico da esquizofrenia. Publicada na Revista NPJ Schizophrenia, do grupo Nature, a descoberta foi feita por pesquisadores do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O estudo de autoria de Natália Mota (UFRN), Sidarta Ribeiro (UFRN) e Mauro Copelli (UFPE) observou que pessoas diagnosticadas com esquizofrenia exibiram já no primeiro contato com a equipe médica um discurso mais desorganizado, o que não aconteceu com os pacientes diagnosticados mais tarde com transtorno bipolar do humor. “Um discurso menos conectado também foi indicativo de sintomas negativos mais graves, tais como emoções embotadas e falta de motivação”, explica Natália Mota.

Com o estudo iniciado em 2014, os pesquisadores entrevistaram 21 pacientes em seu primeiro contato clínico, buscando ajuda para sintomas de psicose de início recente, além de outros 21 participantes saudáveis, como grupo controle da pesquisa.

Acompanhados durante seis meses para estabelecer um diagnóstico mais formal, os cientistas utilizaram a análise de grafos de discurso – ferramenta computacional que caracteriza a trajetória de palavras usadas para relatar sonhos ou memórias recentes – como avaliação psiquiátrica complementar dos voluntários.

Pesquisa foi publicada na Revista NPJ
Schizophrenia, do grupo Nature
Foi então possível observar com precisão que, desde o primeiro contato clínico, os pacientes que após seis meses receberam o diagnóstico de esquizofrenia já falavam de maneira menos conectada e mais desorganizada, sendo essa conectividade frequentemente semelhante ao que se poderia encontrar ao acaso, diferente do que foi observado nos demais sujeitos. Além disso, quanto mais desorganizado era o discurso, mais graves eram os sintomas negativos.

Também foi observado que os relatos de sonhos, assim como relatos de uma imagem negativa recém-apresentada, foram mais úteis para o diagnóstico de esquizofrenia do que os relatos de memórias mais antigas.

Entre as limitações do estudo, os cientistas citaram o pequeno número de participantes e sugeriram replicar os achados em falantes nativos de outros idiomas para confirmar se as descobertas podem ser generalizadas.

Já como diferencial, o trabalho fez uso de estratégias computacionais para mensurar, de forma precisa e sem interpretações, sintomas psiquiátricos importantes, o que é realizado nas clínicas psiquiátricas há décadas, porém, de forma subjetiva. A análise de grafos é rápida e de baixo custo, o que possibilita seu uso como exame complementar para a avaliação psiquiátrica.

O método da pesquisa é uma tradução matemática para a descrição psicopatológica das desordens do pensamento comuns na esquizofrenia, mostrando poder discriminativo substancial, e representando a tradução bem-sucedida de ciência básica para a aplicação de tecnologia capaz de fomentar a avaliação clínica”, analisa a neurocientista.

Agência de Comunicação da UFRN 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…

POLICIAL: Assalto no sitio Santa Cruz

Hoje (07), pela manhã, um assalto foi registrado no Sítio Santa Cruz, zona rural do Apodi.
Dois jovens estava visitando o sítio e tiveram sua moto Honda/CG 125 FAN KS, Placa NNZ6574 de cor vermelha, Apodi subtraída quando retornavam à cidade. 

Segundo informações, os assaltantes não exibiram armas, só insinuaram que estavam armados botando a mão no bolso. Quem tiver informações da moto com as credenciais acima acionar a polícia.