CIÊNCIAS E A SAÚDE: Confira os diversos benefícios que a planta pode proporcionar

Reprodução 
Aloe succotrina e Aloe vera são espécies da planta conhecida popularmente como babosa, utilizada desde a antiguidade para fins medicinais e de beleza, oriunda do norte da África.

Cerca de 6 mil anos atrás, os egípcios a chamavam de "planta da imortalidade". A babosa é muito conhecida por seus efeitos calmantes, cicatrizantes, anestésicos, anti-térmicos e anti-inflamatórios, além de ser ótima para hidratar cabelos.

Confira aqui a lista de benefícios que essa planta pode trazer. Sempre lembrando que: se tiver suspeita ou problema sério, consulte um médico e, dependendo do caso, consulte-o a respeito da possibilidade de usar babosa ou algum produto feito com a planta.

Ajuda em problemas de pele:
Acalma e acelera a cura de problemas de pele como a acne, erupções cutâneas, feridas, cortes e arranhões e picadas de inseto.

Prisão de ventre:
Ajuda na prisão de ventre e em constipações intestinais, pois possui propriedades laxantes devido ao látex encontrado no gel da planta.

Protege os cabelos:
A babosa ajuda a proteger os cabelos como se fosse um protetor solar, cuidando do couro cabeludo contra os raios UV. Também evita danos cotidianos causados por clima seco, vento, chuva e oleosidade, deixando os cabelos mais sedosos e brilhantes.

Elimina as caspas:
Serve no tratamento de caspas e seborreias que atingem o couro cabeludo - para isso é preciso lavar o cabelo com o gel do aloe vera ou usar produtos que contenham a planta como ingrediente.
Reduz queda de cabelo:
Além de reduzir, pode até evitar a queda.

Apetite sexual:
Aumenta o apetite sexual por ser uma fonte rica de energia.

Trata queimaduras solares:
Pode tratar, prevenir ou curar queimaduras solares e até mesmo é encontrada em produtos para tratar queimaduras e em protetores solares.

Reduz a celulite:
Aliada a uma dieta e exercícios, a babosa pode reduzir a celulite.

Combate o câncer de pele:
A babosa já mostrou efeitos positivos relacionados à cura do câncer de pele e pesquisas mostram a presença de propriedades anti-cancerígenas na planta.

Baixa a febre:
A planta possui um efeito antitérmico e reduz a temperatura do corpo febril quando é ministrada em uma compressa.

Trata gripes e resfriados:
Por conter propriedades antibióticas, a babosa pode ajudar no tratamento de gripes, resfriados, asma, bronquite e rinite.

Hidrata a pele:
A planta atua como um hidratante natural, que deixa a pele mais bonita e previne o envelhecimento.

Combate dores musculares:
A babosa tem função anestésica, anti-inflamatória e cicatrizante, uma compressa de babosa pode aliviar dores musculares, dores ósseas, enxaqueca, artrite e reumatismo.

Melhora a saúde digestiva:
Por conter ácidos graxos, a planta reduz o inchaço e a irritação do estômago, intestino delgado e cólon, suas propriedades anti-ácidas auxiliam e previnem a indigestão.

Melhora a imunidade do organismo:
A planta aumenta a produção de linfócitos T e melhora a imunidade do organismo, ajudando a combater infecções.

Alivia problemas bucais:
A polpa da babosa alivia feridas como aftas, gengivites e estomatites.

Controla o colesterol:
Tem uma função ativadora da circulação sanguínea, removendo o excesso de gordura das artérias e ajudando a controlar os níveis de colesterol.

Contra pedra nos rins:
A babosa tem ação desintoxicante e elimina as toxinas, ativando as funções dos rins e do fígado.

Relaxante para o corpo:
A planta possui propriedades anestesiantes que relaxam os músculos da cabeça - na hora de lavar os cabelos com babosa é só massageá-los, não esquecendo de massagear também o couro cabeludo para obter um efeito antiestresse.

Emagrece:
A babosa contém propriedades depurativas e pode ajudar na perda de peso, mas apenas se estiver aliada a uma dieta balanceada e à prática de exercícios.

Antirrugas natural:
O gel da babosa é um ótimo hidratante natural que pode ser utilizado na pele e serve também como antirrugas.

Alivia a irritação cutânea:
Alivia a irritação cutânea após depilações com cera ou lâminas.

Cicatrização:
Utilizar babosa faz com que as feridas cicatrizem mais rápido, assim como espinhas e acnes.

Alivia a dor de cabeça:
O gel e algumas gotas de óleo essencial de menta aplicados nas têmporas e na nuca com movimentos circulares aliviam as dores de cabeça.

Contraindicações
Não há contraindicações sobre o uso externo da babosa e qualquer pessoa pode utilizá-la, inclusive crianças, só há problemas em casos de alergia, o que também é muito raro. Já a ingestão de aloe vera é contraindicada para crianças, mulheres grávidas e durante a amamentação, pessoas que tenham inflamação no útero e no ovário, hemorroidas, fissuras anais, varizes, pedra na bexiga, cistite, desinterias, nefrite, apendicite e prostatite. Algumas pessoas podem sentir efeitos colaterais como cólicas e diarreia - se começar a sentir estes sintomas interrompa o uso da babosa imediatamente.

Do Ecycle

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador Charton Rêgo propõe inclusão do ensino de LIBRAS em escolas do Município

Lei N. 10. 246/2017 para política de conscientização sobre lúpus leva o nome em homenagem a apodiense Ellaíne Torres

DENUNCIA GRAVE CONTRA O PREFEITO É PROTOCOLADA

Prefeito Alan rebate denúncia sobre suposta contratação irregular e destaca: “ele vai ter que provar na Justiça”

PRESTAR INFORMAÇÕES FALSAS É CRIME E USO DA MÁ FÉ NA GESTÃO PÚBLICA