Pular para o conteúdo principal

CIÊNCIAS E A SAÚDE: Confira os diversos benefícios que a planta pode proporcionar

Reprodução 
Aloe succotrina e Aloe vera são espécies da planta conhecida popularmente como babosa, utilizada desde a antiguidade para fins medicinais e de beleza, oriunda do norte da África.

Cerca de 6 mil anos atrás, os egípcios a chamavam de "planta da imortalidade". A babosa é muito conhecida por seus efeitos calmantes, cicatrizantes, anestésicos, anti-térmicos e anti-inflamatórios, além de ser ótima para hidratar cabelos.

Confira aqui a lista de benefícios que essa planta pode trazer. Sempre lembrando que: se tiver suspeita ou problema sério, consulte um médico e, dependendo do caso, consulte-o a respeito da possibilidade de usar babosa ou algum produto feito com a planta.

Ajuda em problemas de pele:
Acalma e acelera a cura de problemas de pele como a acne, erupções cutâneas, feridas, cortes e arranhões e picadas de inseto.

Prisão de ventre:
Ajuda na prisão de ventre e em constipações intestinais, pois possui propriedades laxantes devido ao látex encontrado no gel da planta.

Protege os cabelos:
A babosa ajuda a proteger os cabelos como se fosse um protetor solar, cuidando do couro cabeludo contra os raios UV. Também evita danos cotidianos causados por clima seco, vento, chuva e oleosidade, deixando os cabelos mais sedosos e brilhantes.

Elimina as caspas:
Serve no tratamento de caspas e seborreias que atingem o couro cabeludo - para isso é preciso lavar o cabelo com o gel do aloe vera ou usar produtos que contenham a planta como ingrediente.
Reduz queda de cabelo:
Além de reduzir, pode até evitar a queda.

Apetite sexual:
Aumenta o apetite sexual por ser uma fonte rica de energia.

Trata queimaduras solares:
Pode tratar, prevenir ou curar queimaduras solares e até mesmo é encontrada em produtos para tratar queimaduras e em protetores solares.

Reduz a celulite:
Aliada a uma dieta e exercícios, a babosa pode reduzir a celulite.

Combate o câncer de pele:
A babosa já mostrou efeitos positivos relacionados à cura do câncer de pele e pesquisas mostram a presença de propriedades anti-cancerígenas na planta.

Baixa a febre:
A planta possui um efeito antitérmico e reduz a temperatura do corpo febril quando é ministrada em uma compressa.

Trata gripes e resfriados:
Por conter propriedades antibióticas, a babosa pode ajudar no tratamento de gripes, resfriados, asma, bronquite e rinite.

Hidrata a pele:
A planta atua como um hidratante natural, que deixa a pele mais bonita e previne o envelhecimento.

Combate dores musculares:
A babosa tem função anestésica, anti-inflamatória e cicatrizante, uma compressa de babosa pode aliviar dores musculares, dores ósseas, enxaqueca, artrite e reumatismo.

Melhora a saúde digestiva:
Por conter ácidos graxos, a planta reduz o inchaço e a irritação do estômago, intestino delgado e cólon, suas propriedades anti-ácidas auxiliam e previnem a indigestão.

Melhora a imunidade do organismo:
A planta aumenta a produção de linfócitos T e melhora a imunidade do organismo, ajudando a combater infecções.

Alivia problemas bucais:
A polpa da babosa alivia feridas como aftas, gengivites e estomatites.

Controla o colesterol:
Tem uma função ativadora da circulação sanguínea, removendo o excesso de gordura das artérias e ajudando a controlar os níveis de colesterol.

Contra pedra nos rins:
A babosa tem ação desintoxicante e elimina as toxinas, ativando as funções dos rins e do fígado.

Relaxante para o corpo:
A planta possui propriedades anestesiantes que relaxam os músculos da cabeça - na hora de lavar os cabelos com babosa é só massageá-los, não esquecendo de massagear também o couro cabeludo para obter um efeito antiestresse.

Emagrece:
A babosa contém propriedades depurativas e pode ajudar na perda de peso, mas apenas se estiver aliada a uma dieta balanceada e à prática de exercícios.

Antirrugas natural:
O gel da babosa é um ótimo hidratante natural que pode ser utilizado na pele e serve também como antirrugas.

Alivia a irritação cutânea:
Alivia a irritação cutânea após depilações com cera ou lâminas.

Cicatrização:
Utilizar babosa faz com que as feridas cicatrizem mais rápido, assim como espinhas e acnes.

Alivia a dor de cabeça:
O gel e algumas gotas de óleo essencial de menta aplicados nas têmporas e na nuca com movimentos circulares aliviam as dores de cabeça.

Contraindicações
Não há contraindicações sobre o uso externo da babosa e qualquer pessoa pode utilizá-la, inclusive crianças, só há problemas em casos de alergia, o que também é muito raro. Já a ingestão de aloe vera é contraindicada para crianças, mulheres grávidas e durante a amamentação, pessoas que tenham inflamação no útero e no ovário, hemorroidas, fissuras anais, varizes, pedra na bexiga, cistite, desinterias, nefrite, apendicite e prostatite. Algumas pessoas podem sentir efeitos colaterais como cólicas e diarreia - se começar a sentir estes sintomas interrompa o uso da babosa imediatamente.

Do Ecycle

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APODI: Mulher dá a luz a uma Criança dentro de um carro

Há tempos prometi para mim mesmo deixar de falar aqui sobre os desmandos do Apodi. Tenho cumprido. Mas, hoje um fato me chamou atenção e é impossível não narrá-lo aqui.

Desde que convênio entre a PMA e a maternidade Claudina Pinto do Apodi deixou de existir, mães de Apodi, bem como de outros municípios que usavam os serviços da maternidade, ficaram um tanto quanto órfãos no que diz respeito à natalidade.
Na tarde deste domingo, 08, um fato triste se deu aqui em Apodi com relação a natalidade. Uma mulher deu a luz dentro de um carro aqui na cidade do Apodi. Um fato triste. Como a maternidade Claudina Pinto faz falta a uma população de 35 mil habitantes e para a região. Lamentável que, na atualidade, isso é considerado  agora normal, uma mãe parir dentro de um carro. Até algum tempo não era normal. Se acontecesse o mundo caia.
Que triste. Vir ao mundo em um carro? Acho que todos tem direito de nascer dignamente. Que saudade da atuação daqueles justiceiros que fizeram grande manifestação co…

APODI: DNIT quer demolir residência e desapropriar moradores que se encontram as margens da BR 405 no Distrito de Melancias

D. Mariana Carvalho, que mora no Distrito de Melancias, zona rural do Apodi, Oeste do RN, está aflita. Está prestes a perder sua residência e ser desapropriada.
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura do Trânsito) está querendo demolir sua residência juntamente com a residência do Pr. Gilberto de uma congregação do Distrito.

D. Mariana nos conta que há 01 ano recebeu uma visita do DNIT, notificando sua residência e a residência do Pr. Gilberto. O DNIT alega que sua casa e a do pastor na na área territorial do DNIT.
Ora, qual é esse critério do DNIT para decidir a esse respeito? Dezenas de centenas de casas em Melancias encontram-se as margens da BR 405. Muitas distantes, 05, 07, 10 metros da BR. Em Apodi mesmo, inúmeros estabelecimentos comerciais e casar estão praticamente dentro da BR 405.
Segundo nos relatou D. Mariana, sua residência encontra-se distante 28 metros da BR 405 que corta o Distrito de Melancias. Bem mais distante que diversas outras casas e estabelecimentos comerc…

INCIDENTE: Motorista mergulha carro da prefeitura do Apodi em rio