MISTÉRIOS DO MUNDO: Milhares de ‘bolhas de gás’ prestes a explodir surgem no solo da Sibéria

Imagem: TASS
Milhares de protuberâncias gigantes apareceram no solo da Sibéria – e os cientistas acreditam que quase 7 mil bolhas cheias de gás podem estar prestes a explodir.

Acredita-se que as “bolhas” possam ter surgido como consequência do aquecimento global, que causa o descongelamento do permafrost (solo permanentemente congelado) e libera metano.

De acordo com o Siberian Times, as bolhas deixam grandes crateras na paisagem quando explodem, e podem liberar gás metano na atmosfera. Alexey Titovsky, diretor do departamento de ciências de Iamal, disse: “A princípio a protuberância é uma bolha, ou ‘bulgunyakh’ na linguagem yakut local”. “Com o tempo a bolha explode, liberando gás. É assim que são formados funis gigantes”. “Nós precisamos saber quais protuberâncias são perigosas e quais não são”. “Os cientistas estão trabalhando para detectar e estruturar sinais de possíveis ameaças, como a altura máxima de uma protuberância e a pressão que a terra pode suportar”.

As protuberâncias nas penínsulas de Iamal e Guida podem ter sido causadas pelo descongelamento do permafrost, liberando metano. Um porta-voz da Academia de Ciências da Rússia disse: “Bolhas de gás foram descobertas durante uma expedição à Ilha Belyi no verão de 2016”.

Seu surgimento em latitudes tão altas provavelmente está associado ao descongelamento do permafrost, que, por sua vez, está vinculado ao aumento geral da temperatura no norte da Eurásia ao longo das últimas décadas.
Vídeo de expedição ao local:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTREVISTA: Professor Bruno Coriolano concede entrevista ao Blog

Repórter Wilson Oliveira me passou informações preocupantes sobre situação da maternidade Claudina Pinto

Vereador Gilvan Alves doa um mês de salário e, consegue revitalizar Caixa D'água de comunidade do Góis

Nota de esclarecimento