Pular para o conteúdo principal

Instituto de Química lança documentário sobre a água

Imagem reprodução
O Dia Mundial da Água é comemorado hoje, 22. Para celebrar, o Instituto de Química, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulga para conhecimento da comunidade acadêmica e externa o documentário Água: Farta ou Falta? Um olhar sobre os saberes populares de um recurso escasso no Nordeste, que faz parte de um projeto educativo sobre conscientização da água no âmbito nacional, pela Agência Nacional de Águas (ANA), em todas as cinco regiões brasileiras.

De acordo com o professor Carlos Neco da Silva Júnior, do Instituto de Química, autor do documentário no âmbito do Nordeste, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a intenção é conscientizar sobre os problemas, tratamento e conservação da água, além de desfazer mitos e contrastes sobre presença e ausência da água em tempos de estiagem. A produção retrata o semiárido nordestino até cidades litorâneas, explorando cenários do Rio Grande do Norte nos municípios de Caicó, Santa Cruz e o Açude Gargalheiras, em Acari; praias de Natal, lagoa de João Pessoa e litoral do Recife.

O documentário possui depoimentos de estudantes, professores e pesquisadores. Além disso, possui relatos de moradores, agricultores, pescadores, ribeirinhos, motoristas de carro pipa e declamação de uma poesia pela ex-aluna de Comunicação Social da UFRN Manuela Freitas, filha do repentista potiguar Manoel do Côco. Segundo o autor Carlos Neco, o documentário tem como objetivo ser material educativo nas instituições.

Os documentários também exploram a água por questões religiosas, como o intitulado Toque das Águas, oriundo da região Centro-Oeste, pela Secretaria Estadual de Educação; Águas de Makunaima, produzido pela Universidade Federal de Roraima (região Norte); da região Sudeste vem o doc. Caminho das Águas, produzido pela Universidade Federal de Juiz de Fora; e na região Sul, o doc. Tuba-nharô, da Universidade Federal de Santa Catarina. Todos os documentários estão disponíveis no portal da Capes, pelo link.

Agência de Comunicação da UFRN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…

POLICIAL: Assalto no sitio Santa Cruz

Hoje (07), pela manhã, um assalto foi registrado no Sítio Santa Cruz, zona rural do Apodi.
Dois jovens estava visitando o sítio e tiveram sua moto Honda/CG 125 FAN KS, Placa NNZ6574 de cor vermelha, Apodi subtraída quando retornavam à cidade. 

Segundo informações, os assaltantes não exibiram armas, só insinuaram que estavam armados botando a mão no bolso. Quem tiver informações da moto com as credenciais acima acionar a polícia.