EM TEMPO: Apodi comemora emancipação política em data errada

Reprodução Tudo do Apodi
O município de Apodi foi criado no dia 11 de abril de 1833(data da emancipação), e não a 23 de março de 1835,  tendo o seu território sido desmembrado do município de Portalegre, aprovado em sessão do extinto Conselho Provincial do Rio Grande do Norte. Nesta época ainda não existia a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, a Assembleia passou a funcionar no RN apenas em 1835.

O município teve a sua instalação no dia 09 de outubro de 1833, quando foi empossada a Primeira Câmara Municipal de Apodi, sob a presidência do Alferes Reinaldo Galdêncio de Oliveira, Vice-presidente da Câmara Municipal de Portalegre a quem Apodi era subordinado. Isso mostra que Apodi já existia antes do ano de 1835.

A atual data de comemoração da  Emancipação de Apodi é considerada como um grave erro histórico do município, e já foi relatada diversas vezes por importantes conhecedores da história apodiense, dentre eles destacam-se o saudoso escritor Válter de Brito Guerra e o historiador Marcos Pinto. 

Segundo Marcos Pinto, o eminente e saudoso historiador Valter de Brito Guerra passou toda a sua existência reclamando de tão esdrúxulo erro cometido contra a história do nosso município, ele era inconformado com a comemoração errônea da emancipação política.  Marcos cita ainda o exemplo da cidade de Mossoró que também comemorava erroneamente a sua data de emancipação: "Cerrei fileiras em Mossoró para que fosse corrigido o mesmo erro histórico, sendo certo que após nota explicativa expedida por muitos historiadores e pesquisadores, o nobre Vereador Genivan Vale apresentou o Projeto de Lei corrigindo a errônea data de 09 de Novembro de 1870 para a real data histórica de 15 de março de 1852, quando a lei n° 246 concedeu autonomia ao povoado de Mossoró, que foi elevado à categoria de vila, desmembrando-se de Assu (na época "Princesa")". CONTINUE LENDO...
Reprodução Tudo do Apodi

Enviado por Tudo do Apodi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador Charton Rêgo propõe inclusão do ensino de LIBRAS em escolas do Município

POLICIAL: Mais um crime de homicídio em Apodi

POLICIAL: Acidente na BR 405 centro do Apodi

A saga do Prefeito Alan que só quer culpar os outros

“Esse Prefeito é incapaz de administrar até uma bodega”. Nilson de João Lucas, agosto de 2013