EM TEMPO: Apodi comemora emancipação política em data errada

Reprodução Tudo do Apodi
O município de Apodi foi criado no dia 11 de abril de 1833(data da emancipação), e não a 23 de março de 1835,  tendo o seu território sido desmembrado do município de Portalegre, aprovado em sessão do extinto Conselho Provincial do Rio Grande do Norte. Nesta época ainda não existia a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, a Assembleia passou a funcionar no RN apenas em 1835.

O município teve a sua instalação no dia 09 de outubro de 1833, quando foi empossada a Primeira Câmara Municipal de Apodi, sob a presidência do Alferes Reinaldo Galdêncio de Oliveira, Vice-presidente da Câmara Municipal de Portalegre a quem Apodi era subordinado. Isso mostra que Apodi já existia antes do ano de 1835.

A atual data de comemoração da  Emancipação de Apodi é considerada como um grave erro histórico do município, e já foi relatada diversas vezes por importantes conhecedores da história apodiense, dentre eles destacam-se o saudoso escritor Válter de Brito Guerra e o historiador Marcos Pinto. 

Segundo Marcos Pinto, o eminente e saudoso historiador Valter de Brito Guerra passou toda a sua existência reclamando de tão esdrúxulo erro cometido contra a história do nosso município, ele era inconformado com a comemoração errônea da emancipação política.  Marcos cita ainda o exemplo da cidade de Mossoró que também comemorava erroneamente a sua data de emancipação: "Cerrei fileiras em Mossoró para que fosse corrigido o mesmo erro histórico, sendo certo que após nota explicativa expedida por muitos historiadores e pesquisadores, o nobre Vereador Genivan Vale apresentou o Projeto de Lei corrigindo a errônea data de 09 de Novembro de 1870 para a real data histórica de 15 de março de 1852, quando a lei n° 246 concedeu autonomia ao povoado de Mossoró, que foi elevado à categoria de vila, desmembrando-se de Assu (na época "Princesa")". CONTINUE LENDO...
Reprodução Tudo do Apodi

Enviado por Tudo do Apodi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTA: Rio Apodi amanheceu de barreira a barreira, lagoa do Apodi tomando muita agua

EITA PIULA: Ex-secretário de turismo Júnior Costa desmente matéria da assessoria de Alan e mostra provas

NATUREZA: Praticamente 10 anos depois a Lagoa do Apodi volta a ter um grande volume d’água