Por que mesmo chovendo menos na cidade do Apodi em relação a 2016 os efeitos das chuvas estão bem mais visíveis em 2017?

Visão panorâmica da lagoa do Apodi. Imagem do dia 21/02/2016.
Clique para ampliar.
Até essa altura, Fevereiro do ano passado, 2016, aqui na ‘cidade do Apodi’, havia chovido algo em torno de 400 mm. Nesse ano de 2017, choveu bem menos 223,2 mm. No entanto, mesmo chovendo menos em relação ao ano passado, os efeitos da quantidade de chuvas são bem mais fusíveis aos olhos de todo. Mas por que mesmo chovendo menos, os efeitos estão bem mais visíveis?

A resposta é bem simples. As chuvas em 2017, quando caem, estão caindo mais fortes (maior volume) e bem distribuídas. No ultimo final de semana, por exemplo, levando em consideração uma região pela outra do Apodi, choveu em média 150 mm em todo município, coisa que não aconteceu o ano passado quando as chuvas foram localizadas. O mesmo pode ser aplicado a todo RN. Em todo estado as chuvas estão mais generalizadas e generosas em relação ao ano de 2016 quando estão caindo.

A emparn ontem divulgou que aqui na região as chuvas em 2017 continuarão abaixo das médias históricas (algo em torno de 600 a 700 mm/ano). A emparn divulgou ontem (21), que as medias de chuvas para os próximos meses (Março, Abril e Maio) ficarão em torno dos 500 mm, um pouco abaixo da média por tanto.

Mesmo com as previsões de chuvas abaixo da média para os próximos três meses a torcida é de que as chuvas continuem caindo com as mesmo características, isto é, mais fortes e gerais. Esse é o tipo de chuva que faz água para encher os reservatórios em colapso, mesmo com essa famigerada seca verde insistindo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador Charton Rêgo propõe inclusão do ensino de LIBRAS em escolas do Município

Lei N. 10. 246/2017 para política de conscientização sobre lúpus leva o nome em homenagem a apodiense Ellaíne Torres

DENUNCIA GRAVE CONTRA O PREFEITO É PROTOCOLADA

Prefeito Alan rebate denúncia sobre suposta contratação irregular e destaca: “ele vai ter que provar na Justiça”

PRESTAR INFORMAÇÕES FALSAS É CRIME E USO DA MÁ FÉ NA GESTÃO PÚBLICA