É possível uma barata entrar no crânio pelo nariz; e não é só ela

Reprodução/todayifoundout
Por Fernando Cymbaluk

Uma criança chega ao hospital reclamando de dor no ouvido. O médico enxerga algo lá dentro. Pode ser um feijão ou uma pilha, que foi parar ali em alguma brincadeira. Mas quando puxa com uma pinça: é uma barata!

Casos de insetos que penetram no corpo humano existem, apesar de não serem tão comuns. Em uma cidade na Índia, foi retirada uma barata viva dos seios da face de uma mulher. Ela entrou pelo nariz e caminhou dentro do crânio, pelos canais da face. A indiana conta que sentia o bicho se mexendo lá dentro.

As baratas e alguns insetos gostam de locais escuros e estreitos e podem penetrar em orifícios naturais." Vidal Haddad Jr., professor da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu

A lista de invasores não é pequena. Baratas, besouros, tesourinhas, larvas de moscas (miíases e bernes), bicho de pé (que é uma pulga), vermes e peixes, lista o médico.

Eles saem de seus esconderijos para entrar por qualquer porta: nariz, ouvido, genitais, ânus e até na boca.

"Aquela velha frase da sua mãe que dizia para lavar bem a boca e não deixar restos de açúcar por que as baratas vêm à noite roer, por incrível que pareça, é verdade. Já vimos crianças com erosões nos cantos dos lábios por ação de baratas", conta Haddad.

Há casos documentados de infestação por larvas de mosca varejeira, doença chamada de miíase e popularmente batizado de bicheira. As moscas colocam ovos em tecidos da boca. Em pessoas doentes, ovulam em machucados, tumores e outras áreas necróticas, que viram alimento para as larvas quando os ovos eclodem.

Segundo Patricia Thyssen, bióloga e professora do Instituto de Biologia da USP, um problema anatômico, como a falta de cobertura de palato, agrava o problema. Ela conta que em um dos casos documentados, "a pessoa cuspia e vomitava larvas. Assoava o nariz, e tinha larva de mosca".

Insetos pequenos também podem até entrar nos olhos. "Fica ali como se fosse um cisco, na região anterior do olho", diz Thyssen. CONTINUE LENDO...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECOMENDAÇÃO: Ministério Público recomenda que Prefeitura de Apodi cancele todos os convênios que possui com APAMI

EM TEMPO: Negócios – Apesar do pouco tempo no mercado a San Valle já é sucesso em toda região

Sem ter o que comemorar, Prefeitura de Apodi encerra ano entregando pintos

Finalmente, o que dizer sobre nossa triste realidade?