"DISTRITO DE CÓRREGO”: Comunidade quer a promoção da comunidade do Córrego a Distrito

Sugestão à vereadora Soneth Ferreira - Criação/Transformação da Comunidade de Córrego em "DISTRITO DE CÓRREGO”

Imagem reprodução.
Córrego é uma comunidade polo que centraliza as áreas circunvizinhas: Retiro, Largo, Lagoa do Mato, Lagoa Amarela, Urbano, Pé de Serra, Barra e Largo na região da Areia e está localizada há 10 km a oeste da sede do município de Apodi (RN). O número de domicílios residenciais existente na comunidade e vizinhança é de 177 e a população da área de atuação corresponde a 973 pessoas, com uma distribuição média de 5,5 pessoas por família. 

A região Areia tem suas potencialidades focadas na agricultura familiar e agro industrialização da produção familiar. É uma região que tem suas riquezas particulares, produtora de frutas, mel de abelha, castanha de caju, artesanato e tem água de boa qualidade no seu subsolo.

O Sítio Córrego já tem mais do que capacidade de ser transformado em um Distrito municipal, dando assim maior visibilidade para a comunidade e demais sítios da região da Areia. essa comunidade é de maior destaque dentre todas que formam a Areia de Apodi, conhecida como "Capital da Vassoura", grande produtora de sachê de mel de castanha de caju.

A comunidade dispõe de
- 01 Escola Municipal - Escola Municipal Isabel Aurélia Torres(EMIAT)
- 01 Escola Estadual - Atualmente desativada.... 
- Associação de Mini-Produtores de Córrego e Sítios Reunidos(AMPC 
- Centro Comunitário
- Unidade de Beneficiamento de Castanha de Caju
- Fábrica de Mel 
- Fábrica de Doces 
- Fábrica de Sucos Naturais 
- Estação Digital 
- 02 (duas) Capelas: - Capela de São Pedro e Capela de São Francisco, portanto dois padroeiros. 
- Grupo de Jovens São Pedro(Grujosp) 
- 01 (uma Unidade Básica de Saúde - "UBS Maria Vinda de Oliveira 
- Igrejas Evangélicas: Congregação Batista, Igreja Plebisteriana do Brasil(IPB), Assembleia de Deus, 
- COMÉRCIO: Bares, Quiosque, Budegas, Sorveteria 
- Grupo de Mulheres 
- Casarão do Forró 
- Açudes
- Oficinas 
- Casarões antigos

A vereadora Soneth Ferreira como representante do Córrego, poderia apresentar à Câmara Municipal de Apodi um projeto de lei(PL) para tornar isso uma realidade, restando para a CMA aprovar e depois passar para a sanção do poder executivo.

Isso com certeza daria maior visibilidade para o Córrego, que passaria a se tornar Distrito de Apodi, juntamente a Soledade e Melancias. Os Distritos de Soledade e Melancias foram criados no ano de 1997, através de lei municipal aprovada pela Câmara Municipal e sancionado a época pelo prefeito Evandro Marinho de Paiva (Vandinho).

Os Distritos são territórios em que se subdividem os municípios, e costumam se subdividir em bairros. Os distritos dispõem obrigatoriamente de cartórios de ofícios de registro civil e, nos municípios maiores, podem sediar subprefeituras ou administrações regionais. Os distritos são submetidos ao poder da prefeitura. A criação, a organização e a supressão de Distritos se dá através de lei municipal, garantida a participação popular.
Do Sítio Córrego

Comentários

  1. Gilvan Alves, por respeito à vereadora Soneth, sugeriu-lhe a proposição legislativa para a constituição do Distrito do Córrego. Passo a passo, o vereador Gilvan está pavimentando, com maestria, o caminho à Prefeitura do Apodi nas eleições de 2020. Força, vereador.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RETROSPECTIVA 2013/ 2016: APAMI e a gestão de Castelo

Diretora administrativa da maternidade Claudina Pinto pede demissão

EM TEMPO: Reunião da APAMI – As contradições do chefe do executivo

ABERRAÇÃO: Quem votou contra e quem votou a favor de mais desperdício de recursos públicos?

NOTA DE REPÚDIO AO PODER PÚBLICO MUNICIPAL DE APODI