Vale Luz Cosern recolhe 154 toneladas de resíduos sólidos e gera economia de R$ 42 mil na conta de energia de mais de 1.000 consumidores

Por Paulo Araújo

Lançado no final de 2013, o projeto Vale Luz Cosern, que integra o Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, regulado pela ANEEL, chegou ao final do terceiro ano recolhendo 154 toneladas de resíduos sólidos recicláveis em Natal, promovendo assim mais de R$ 42 mil em descontos na conta de energia de 1.009 consumidores que participam do projeto (veja como participar abaixo).

O Vale Luz Cosern atende hoje dez bairros de Natal com um caminhão, que serve como ponto de coleta dos materiais (veja abaixo e em anexo a programação em cada bairro).

São aceitos na coleta itens como:
  •  Metal (latas de alumínio de cerveja e refrigerante, ferro e sucata de automóveis);
  • Papel branco (folhas de ofício, folhas de caderno, notas fiscais, provas, apostilas e rascunhos);
  • Jornais, revistas e caixas de papelão em geral;
  • Plásticos (embalagem de detergente, água sanitária, garrafas PET, baldes, botijão de água mineral e engradado);
  • Tetrapak (caixas de leite, sucos e demais embalagens longa vida).
Cada tipo de resíduo possui um valor específico por quilo, que gera o desconto equivalente na conta de energia. Além de disponibilizar desconto na fatura de energia dos participantes, o projeto estimula a coleta seletiva de resíduos sólidos, encaminhados para Natal Reciclagem, empresa parceira do projeto. A ação possibilita a redução de impactos ambientais causados pelo não desperdício do material que seria jogado no lixo e que poderia levar centenas de anos para se decompor.

Como funciona o Projeto Vale Luz Cosern – Para participar do projeto, o consumidor deve-se dirigir ao caminhão Vale Luz Cosern, que visita quinzenalmente os bairros de Nossa Senhora da Apresentação, Felipe Camarão, Lagoa Azul, Potengi, Pajuçara, Planalto, Igapó, Alecrim, Quintas e Bom Pastor, levando os resíduos separados e limpos  e apresentando uma conta de energia.

O agente do projeto Vale Luz realiza o cadastro do cliente, analisa, pesa o material e emite o valor do desconto. O crédito referente ao peso do resíduo é enviado ao setor de faturamento da Cosern para lançamento do desconto na próxima fatura de energia do beneficiado.

Vale ressaltar que não existe limite para o desconto e o consumidor pode obter 100% de abatimento na fatura de energia. Caso o valor do crédito da pesagem ultrapasse o valor total da conta, o crédito restante será abatido no mês seguinte.
Departamento de Comunicação Institucional e Sustentabilidade | CSU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTA: Rio Apodi amanheceu de barreira a barreira, lagoa do Apodi tomando muita agua

EITA PIULA: Ex-secretário de turismo Júnior Costa desmente matéria da assessoria de Alan e mostra provas

NATUREZA: Praticamente 10 anos depois a Lagoa do Apodi volta a ter um grande volume d’água