Rapaz, qual governador teve a ideia de construir uma penitenciaria em cima de uma duna?

Reprodução.
Um bom exercício histórico, para ajudar a entender a nova crise no sistema prisional do RN, é pegar o que foi escrito sobre Alcaçuz em 1998, momento em que o presídio foi construído. Não existia o google. A procura é complicada.

Mas é possível apresentar o resumo da ópera: o local era tido como impróprio, o tamanho - grande demais - já em dissonância com a ideia de pequenos presídios mais eficientes e menos suscetíveis ao que aconteceu hoje e o material... Bem, o material, de segunda, inadequado para o tipo de equipamento erguido. Não faltaram acusações de superfaturamento.

O segundo exercício é procurar saber quem era o governador e o secretário de justiça da época. Não se trata de querer eximir a culpa de ninguém, nem muito menos jogar o problema para um passado distante. É que a informação serve para desmascarar um certo oportunismo político daqueles que se aproveitam do esquecimento alheio.

Leia a boa reportagem feita pelo Novo Jornal, após 18 anos da construção de Alcaçuz. É imperdível o relato apresentado pelas arquitetas da obra. (CLIQUE AQUI e leia a história da penitenciaria de alcaçuz).

Comentários

  1. Foi o tio do seu primo Henrique Alves, o senador Garibaldi Alves.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

POLICIAL: Acidente na BR 405 centro do Apodi

POLICIAL: Mais um crime de homicídio em Apodi

A saga do Prefeito Alan que só quer culpar os outros

Prefeitura descumpre sua parte e ainda não fez repasse a APAMI

Vereador Charton Rêgo propõe inclusão do ensino de LIBRAS em escolas do Município